Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Líderes comunitários de Santana são certificados como mediadores comunitários

Oportunidade em que os alunos dos cursos de Libras e do Proerd também receberam seus diplomas das mãos de membros do Ministério Público Estadual e convidados

Por Danielly Salomão/MP

A turma de 45 líderes comunitários e moradores do bairro Fonte Nova e adjacências do município de Santana capacitada pelo curso “Solução de conflitos e mediação” foram diplomados, junto com os alunos dos cursos de Libras e do Proerd. Os cursos são oferecidos pelo programa MP Comunitário. O evento aconteceu na Escola Estadual São Benedito.

A entrega dos diplomas foi feita pelo procurador-geral de Justiça, Iaci Pelaes dos Reis, diretor-geral do Ministério Público, promotor de Justiça Pedro Leite e pelo coordenador do MP Comunitário, promotor de Justiça Paulo Veiga.

“Quem sabe faz a hora não espera acontecer”. Foi com essa frase da música do cantor Geraldo Vandré que o procurador-geral de Justiça, Iaci Pelaes dos Reis, denominou a evolução do programa MP Comunitário no estado do Amapá. “Essa música traduz a ideia da atitude e da ousadia do Ministério Público. Trata-se de uma iniciativa inovadora quando saímos de nossos gabinetes para atender à comunidade carente do estado”, declarou Iaci Pelaes.

Esteve presente na cerimônia a secretária de Inclusão e Mobilização Social do estado, Denise Carvalho, que acompanhou o contato direto entre Ministério Público e comunidade. “Parabenizo a Instituição por esse contato com a população, pois é fundamental se chegar aos bairros e resolver pequenos conflitos. Me coloco à disposição para resolver qualquer demanda ligada à inclusão e à cidadania”, informou Denise Carvalho.

Para o novo mediador Aluísio Ferreira, fazer parte do curso de Mediação foi um grande aprendizado em sua vida. “Em nome de todos que fizeram parte do curso, me sinto gratificado em está pronto atender a comunidade de Santana, pois sabemos que quando se procura a Justiça sempre um sai ganhando e outro sai perdendo. Mas, na Mediação é diferente ocorre o ganha-ganha, por isso serei um novo multiplicador desse trabalho”, enfatiza Aluísio.

Libras
O curso de libras (Língua Brasileira de Sinais) aconteceu em Santana durante duas semanas, formou sua segunda turma com 41 alunos capacitados para trabalhar e, principalmente, se comunicar nas diversas formas de diálogo com pessoas que sofrem de necessidades educativas especiais. As aulas foram ministradas pelos instrutores Kairon Almeida e Gabriel Lélis, membro do Centro de Apoio ao Surdo (CAS).

Proerd
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) capacitou 103 pessoas. O programa desenvolve lições, ministradas por policiais militares, que propiciam uma ligação na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.

179 audiências realizadas no 1º dia de Conciliação no Jari

Os trabalhos da I Jornada de Conciliação no município de Laranjal do Jari começaram cedo. Às 8h da manhã de ontem (17/06), os futuros juízes, alunos do Curso de Formação Inicial da Escola Judicial do Amapá entraram em ação realizando atendimentos e audiências conciliatórias.

Segundo o Juiz Naif José Maués Naif Daibes, Titular da Comarca de Laranjal do Jari, no primeiro dia, cerca de 500 pessoas passaram pelo Fórum em busca de atendimento. Algumas sem ter processo na Justiça, ingressaram na hora com o pedido espontâneo e ainda obtiveram êxito. Dentre as 179 audiências de conciliação realizadas foram registrados 21 acordos de execuções de alimentos, 24 de ações de alimentos, 08 espontâneos (quando não há processo ajuizado), uma audiência com proposição de pena (crime de menor potencial ofensivo) e alguns precatórios da Prefeitura daquele município.

Os trabalhos continuam hoje (18/06) até ás 20h e a expectativa é que mais conciliações de precatórios sejam firmadas com êxito durante o evento. A medida é uma implementação que atende ao item 05 da Carta de Belo Horizonte assinada no encerramento do 83º Encontro de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil. Os acordos registrados automaticamente estão sendo lançados no sistema Tucujuris.

Na manhã de hoje, o Diretor-Geral da Escola Judicial do Amapá, Desembargador Carmo Antônio de Souza, e o Desembargador Agostino Silvério Junior, acompanhados dos alunos do Curso de Formação Inicial da Escola da Magistratura visitaram a Comarca de Vitória do Jari para conhecer sua estrutura funcional e as peculiaridades daquele município. (Fonte: Ascom/Tjap)

Adolescente morto com tiro na nuca

Mais um tiroteio levou pânico aos moradores de uma área periférica localizada entre os bairros Pedrinhas e Araxá, na zona sul da capital. Três jovens armados desferiram rajada de tiros que levou mais um adolescente à morte. O fato ocorreu em área de ponte próxima do canal das Pedrinhas na noite da última quinta-feira (17). Segundo a polícia, trata-se de um acerto de contas, mas a família contesta.

Jonivaldo Brabo dos Santos, de 38 anos, contou que o irmão é mais uma inocente vítima da violência das gangues. Ele relata que os últimos momentos de Cleidivan Brabo dos Santos, de 18 anos, atingidos por dois disparos, foram no trajeto entre a casa da mãe e a da irmã. Segundo familiares, o desespero foi grande diante do corpo do jovem assassinado a sangue frio com um tiro na face e outro na nuca. “Meu irmão vinha da casa de minha mãe para a casa da minha irmã, que fica na mesma ponte, mas foi morto no caminho”, informou Jonivaldo.

A distância percorrida pelos criminosos equivale a aproximadamente 80 passos, contados da casa da vítima até a saída da ponte na avenida principal do bairro das Pedrinhas, por eles teriam entrado. De acordo com dados da policia, é nessa avenida que a maior parte das ocorrências policiais é registrada. Policiais acreditam que os bandidos mais uma vez foram movidos pelo anseio inato de vingança. Os três tomaram o acesso pela avenida Equatorial entre 21h30 e 22h e foram até próximo da casa do adolescente. “Eles chegaram atirando para todo lado”, relatou o parente da vítima.

Quando socorrido ao hospital, Cleidivan deixou vestígio de sangue ao longo de toda a ponte. “Foram momentos de pânico na vizinhança. Todos correram procurando se proteger”, disse uma dona de casa, pela porta semi-aberta. O irmão chegou a declarar nomes de possíveis autores dessa crueldade, mas a polícia ainda não conseguiu chegar até eles. Também há relatos de que os mesmos assassinos estão envolvidos em um homicídio que ocorreu recentemente durante uma micareta na orla de Macapá. Ninguém foi preso até o final da tarde de ontem (18). (Carlos Lima)

Armada com fuzil, quadrilha faz arrastão e atira ônibus em barranco

Segundo o gerente da empresa, quatro assaltantes invadiram o ônibus e fizeram o arrastão. Foram recolhidas jóias, dinheiro e toda a bagagem de valor. O Agrupamento Aéreo (GTA) foi imediatamente acionado para socorrer as vítimas graves

Macapá (AP) - Doze pessoas ficaram feridas na ação de quatro bandidos fortemente armados com fuzis e pistolas que assaltaram um ônibus da empresa Garra no início da manhã de ontem (18). O crime aconteceu próximo da Comunidade do Carnot, entre o município de Oiapoque e Calçoene. O veículo seguia de Oiapoque com destino à capital Macapá por volta de 7 horas da manhã quando foi abordado. Segundo informações preliminares da polícia, pelo menos, três pessoas foram agredidas pelos assaltantes. Um turista francês foi degolado.

Por telefone, o gerente da empresa Garra, Italmar Alcântara, informou que o assalto ocorreu às proximidades do “Ramal do Pimentinha”. Os assaltantes estavam em dois veículos, um fechando o acesso à “Ponte do Torrão” e outro estacionado ao lado a beira de um matagal. O motorista ao perceber o perigo, parou o coletivo e deu marcha à ré. Dois homens sairiam do matagal empunhando fuzis e o obrigaram a abrir a porta.

Ao todo, quatro assaltantes invadiram o ônibus e fizeram o arrastão. Foram recolhidas jóias, dinheiro e toda a bagagem de valor. Segundo a polícia de Macapá, um dos motoristas, que não teve o nome divulgado, foi agredido a pauladas na região da coluna, impossibilitando o mesmo de se locomover. Um turista francês teria reagido ao assalto e teve a garganta cortada com gargalo de garrafa. O Agrupamento Aéreo (GTA) foi imediatamente acionado para socorrer as vítimas graves.

O Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar também se dirigiu para o local a fim de iniciar o serviço de inteligência e procurar por suspeitos. O Ciodes informou, ainda, que o ônibus foi atirado na ribanceira deixando nove passageiros feridos. Parte deles foi levada para o posto de saúde no Carnot e demais para o município de Calçoene por ambulância local. A polícia foi acionada de Porto Grande por volta de 8h. Um dos motoristas foi que conseguiu se deslocar até a comunidade mais próxima e solicitar ajuda.

A polícia localizou um dos veículos usados pela quadrilha e descobriu que se trata de um carro roubado. O taxi de cor branca, modelo Idea, foi abandonado a poucos metros do local do assalto, no “Ramal do Pimentinha”. Segundo o gerente Italmar, pelo menos, 20 passageiros estavam sendo transportados durante o assalto. Até o fechamento desta edição, o Corpo e Bombeiros, a Polícia Civil e o Bope, ainda estavam no local tomando providencia e prestando todo o auxílio às vítimas.

Visitante de nº