Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Líderes comunitários de Santana são certificados como mediadores comunitários

Oportunidade em que os alunos dos cursos de Libras e do Proerd também receberam seus diplomas das mãos de membros do Ministério Público Estadual e convidados

Por Danielly Salomão/MP

A turma de 45 líderes comunitários e moradores do bairro Fonte Nova e adjacências do município de Santana capacitada pelo curso “Solução de conflitos e mediação” foram diplomados, junto com os alunos dos cursos de Libras e do Proerd. Os cursos são oferecidos pelo programa MP Comunitário. O evento aconteceu na Escola Estadual São Benedito.

A entrega dos diplomas foi feita pelo procurador-geral de Justiça, Iaci Pelaes dos Reis, diretor-geral do Ministério Público, promotor de Justiça Pedro Leite e pelo coordenador do MP Comunitário, promotor de Justiça Paulo Veiga.

“Quem sabe faz a hora não espera acontecer”. Foi com essa frase da música do cantor Geraldo Vandré que o procurador-geral de Justiça, Iaci Pelaes dos Reis, denominou a evolução do programa MP Comunitário no estado do Amapá. “Essa música traduz a ideia da atitude e da ousadia do Ministério Público. Trata-se de uma iniciativa inovadora quando saímos de nossos gabinetes para atender à comunidade carente do estado”, declarou Iaci Pelaes.

Esteve presente na cerimônia a secretária de Inclusão e Mobilização Social do estado, Denise Carvalho, que acompanhou o contato direto entre Ministério Público e comunidade. “Parabenizo a Instituição por esse contato com a população, pois é fundamental se chegar aos bairros e resolver pequenos conflitos. Me coloco à disposição para resolver qualquer demanda ligada à inclusão e à cidadania”, informou Denise Carvalho.

Para o novo mediador Aluísio Ferreira, fazer parte do curso de Mediação foi um grande aprendizado em sua vida. “Em nome de todos que fizeram parte do curso, me sinto gratificado em está pronto atender a comunidade de Santana, pois sabemos que quando se procura a Justiça sempre um sai ganhando e outro sai perdendo. Mas, na Mediação é diferente ocorre o ganha-ganha, por isso serei um novo multiplicador desse trabalho”, enfatiza Aluísio.

Libras
O curso de libras (Língua Brasileira de Sinais) aconteceu em Santana durante duas semanas, formou sua segunda turma com 41 alunos capacitados para trabalhar e, principalmente, se comunicar nas diversas formas de diálogo com pessoas que sofrem de necessidades educativas especiais. As aulas foram ministradas pelos instrutores Kairon Almeida e Gabriel Lélis, membro do Centro de Apoio ao Surdo (CAS).

Proerd
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) capacitou 103 pessoas. O programa desenvolve lições, ministradas por policiais militares, que propiciam uma ligação na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.

0 comentários

Visitante de nº