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Macapá, Amapá
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Imagem do descaso

Direto da Redação registrou o exato momento em que as três crianças tomavam banho nas águas do Igarapé das Mulheres. Há cerca de 100 metros, um carneiro apodrecia dentro do rio. A imagem choca, pelo descaso dos pais, e pela falta de cuidados com a maior riqueza amapaense: o Amazonas.


Esse é mais um caso onde nós já sabemos o que deve ser feito, mas por incrível que NÂO pareça, aquele povo miserável, sem saneamento e educação, está longe de ser sensibilizado. A esse ponto, a cultura do descaso ao meio ambiente é quem dá o grito mais alto e nos proporciona cenas impactantes. Impacto, e´claro, aos olhos de quem quer enxergar cagadas, atrás de cagadas, e mais cagadas.


Golf vermelho com Porta-malas carregado de pasta de cocaína

A prisão dos infratores ocorreu num posto de gasolina no Centro da cidade. A droga foi encontrada dentro do Porta-malas do carro.


Carlos Lima direto da redação
Na manhã de sábado (02) por volta de 7 horas, a viatura 233 do 6º Batalhão da Polícia Militar perseguiu um veículo Golf vermelho no Centro da cidade de Macapá. A interceptação foi feita em um posto de combustível no cruzamento da Rua São José com a Avenida Enrique Galúcio. Durante a revista no interior do automóvel, os policiais encontraram cerca de 400 gramas de pasta à base de cocaína. Os dois indivíduos receberam voz de prisão, foram autuados por tráfico de drogas e em seguida levados ao Instituto de Administração Penitenciária do Amapá IAPEN.

Durante patrulhamento de rotina pelo bairro central de Macapá, a guarnição comandada pelo Tenente Costa, do 6º batalhão, percebeu atitude suspeita e direção perigosa praticada pelo condutor do Golf, Elton Frazão Barbosa. Ao perceber que estava sendo seguido pela polícia, o elemento tentou empreender fuga, acelerando o veículo. Ele e mais um comparsa foram bloqueados em um posto de combustível, quando tentavam tomara atalhos para fugir da polícia.

O condutor Elton, de 25 anos, e o Vandy de Lima Ribeiro, de23 anos foram presos em flagrante por tráfico de drogas. Com eles foram encontrados aproximadamente 400 gramas da droga derivada de cocaína, conhecida como ‘Mela’. O produto entorpecente estava dentro do porta-malas do carro, junto com materiais de uso, como papel de seda e cigarros. Segundo policiais do 6º batalhão, o Elton, trafegava perigosamente, derrubando várias lixeiras da rua São José até ser interceptado. Ainda na manhã de ontem, a equipe da VTR 233 efetuou cumprimento de mandado de prisão do Flamarion Souza Boias, que residia na Avenida Mãe Luzia, no bairro Jesus de Nazaré. Ele é acusado de furto e aproveitou a mesma condução, seguindo direto para o IAPEN.

Artigo - Maysa Maria Lobato Lima/Psicopedagoga

Alunos especiais nas escolas convencionais

Desde 1998, em todo o território brasileiro, o número de alunos com necessidades educativas especiais nas escolas especializadas cai, enquanto que nas escolas convencionais o numero de matriculas aumenta. Pode-se até comemorar, porém, mais escolas devem ser preparadas para receber essa clientela. Esse processo precisa ser acelerado e todo passo por menor que seja deve servir de incentivo para se promover essa inclusão.
Construir escolas é importante, mas não basta, pois é preciso ainda oferecer material didático e equipamentos adequados, além de professores capacitados. Uma escola bem preparada vai atender melhor o aluno especial e contribuir para inclusão deste na rede regular de ensino.
No Amapá, a Educação Especial foi implantada na década de 70, quando se constatou o grande número de alunos repetentes com problemas de aprendizagem. A partir de então, as propostas curriculares foram reformuladas, partindo da educação infantil, além de detectar o aluno deficiente. Com isso, observa-se que a cada ano que inicia a procura de vagas para esses alunos é cada vez maior, mas infelizmente ainda encontramos escolas que não os aceitam por falta de estruturas para enfrentar esse desafio.
Percebe-se ainda que alguns professores quando encontram esses alunos em sua sala de aula, preocupados em como ensinar, fazem cursos por conta própria, com o objetivo de adequar sua metodologia aos reais interesses e necessidades que apresentam, sentindo-se realizados e gratificados ao encontrar a alegria estampada no olhar de um aluno especial, bem como a felicidade exposta no rosto de um pai e de uma mãe ao perceber que seu filho está podendo enfrentar o mundo de forma diferente.
Vale ressaltar que o programa de inclusão deve ser implantado em todas as escolas Municipais e, em parceria com o governo do Estado criar, condições para que os pais possam contribuir com os professores na construção de um futuro melhor e mais acessível para seus filhos.

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