Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Mais

Santos da droga
Uma quadrilha de parentes foi presa ontem por acusação de tráfico de drogas no município de Santana. A polícia encontrou 24 papelotes de substância entorpecente sob o poder do bando, formado por o Elias da Conceição Santos, Wellington Ramos dos Santos, Marcos da Conceição Santos e o Daniel Conceição Nunes Santos. Os quatro Santos deram entrada na Central de flagrantes, foram indiciados pelo delegado Júlio César e posteriormente conduzidos ao IAPEN.
Briga de gangue
No Marabaixo I, duas gangues entraram em confronto, que terminou com dois esfaqueados. Foi por volta de 1h50 da madrugada de quinta-feira que tudo aconteceu. Os dois feridos deram entrada no Hospital de Emergência com vários golpes pelo corpo. A arma branca ainda lidera o ranking de mortes violentas em Macapá. Pelo menos 14 pessoas já morreram por consequência de facada e terçadas. No ano passado, nesse mesmo período foram 25 pessoas.

Assassinato no Ipê
Um homem foi encontrado morto dentro de uma rede na sua residência localizada na Rua Jaborandi no bairro Ipê. Ele possuía vários golpes de faca pelo corpo e estava sem o pênis, que foi cortado pelos assassinos. A vítima era paranaense de pré-nome Oswaldo, de 56 anos, e sempre cumprimentava seus vizinhos pela manhã, o que chamou a atenção para o ocorrido. No início da tarde, vizinhos decidiram ir até a casa do Oswaldo, mas ele não respondia aos chamados. Ao adentrar na residência pelos fundos, um deles encontrou o cadáver já em estado inicial de decomposição. Policiais presumem que ele foi vítima de latrocínio, sem descartar a possibilidade de ter sido vingança.

Trote para o CIODES
Um elemento foi preso quando passava trote para o Centro de Operações de Defesa Social – CIODES -. O individuo bêbado resolveu discar o 190 e galantear a policial militar atendente. A prisão foi efetuada na madrugada de quinta para sexta, quando a polícia rastreou a ligação e conseguiu pegar o Renielson Silvestre da Silva na ratada.

Barbudo perde a visão
Um homem conhecido como barbudo, que havia sido baleado no bairro Congós, perdeu uma das vistas por consequência do crime. Mas segundo os médicos, ele se está fora de perigo. Na noite do último Sábado, ele foi abordado na frente de seu estabelecimento por um elemento conhecido como ‘Shaolin’, que disparou dois tiros na direção da vítima. Uma das balas acertou o pescoço e varou próxima do olho esquerdo. ‘Shaolin’ está foragido.

Investigação

Três menores podem estar envolvidos na morte do taxista Joldelin

Dois foram encontrados por equipes da Companhia de Radiopatrulha Motorizada (CRPM), rota 01/02, e Batalhão de Operações Especiais (BOPE)

Carlos Lima

Por enquanto, três menores de idade já foram apreendidos pela polícia acusados de participação na morte do taxista Joldelin da Gama Gonçalves. Ele foi executado na madrugada da última segunda-feira (20) no ramal Eurico Dutra Gama, local de desova na Rodovia JK. Na quarta-feira, a polícia conseguiu chegar ao paradeiro do jovem conhecido como ‘JABOTA’, de 17 anos. Na tarde de quinta-feira, o Jeferson C.R foi detido para interrogatório junto com a sua namorada também menor de idade. Eles podem ser acusados de latrocínio.
De acordo com o depoimento de Jabota, a arma usada no crime, uma PT 380, estaria em poder do casal, que negou essa informação. Os dois foram encontrados por equipes da Companhia de Radiopatrulha Motorizada (CRPM), rota 01/02, e Batalhão de Operações Especiais (BOPE) em um domicílio localizado na Rua Júpiter do conjunto da Ego. A namorada de Jeferson, conhecida por Sula, em depoimento na Delegacia de Investigação do Menor Infrator (DEIAI), negou participação no crime e em seguida foi solta. Jeferson e Jabota continuam detidos na DEIAI aguardando o término das investigações.
De acordo com informações do tenente, Renato/CRPM, a polícia conseguiu chegar até o casal de suspeitos após uma denúncia anônima. “Ficamos sabendo do paradeiro deles, e fizemos o cerco para apreendê-los. No momento da captura, eles negaram estar de posse da arma do crime, mas revelaram que a PT estaria com o elemento de pré-nome Neldo, conhecido como ‘Cotoco’. A equipe da CRPM saiu em busca do Neldo no bairro do Beirol, mas não foi possível localizá-lo”, informou o tenente, frisando que o Jeferson é filho do ‘Olho Murcho’, que tem a fama de traficante e patrocinador de crimes praticados por menores da Rua do Copala.
Na execução do Joldelin, os criminosos usaram uma PT 380, de onde partiram as quatro balas, que perfuraram o corpo do taxista. As balas ficaram enterradas há mais ou menos 20 cm no solo. A perícia teve que usar uma enchada para removê-las. O ramal Eurico Dutra Gama, em frente a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) é popular por ter sido palco de pelo menos quatro assassinatos, de acordo com informações de moradores. Lá, muitos taxistas já foram vítimas de assaltos, que por sorte não tiveram o mesmo desfecho do caso de Joldelin.
Os menores supostamente teriam colocado Joldelin dentro do porta malas do carro, e levado para esse ramal por volta de 3 horas, quando moradores ouviram vários gritos de socorro e dor. Eles cotam que tiveram medo de sair de suas casas e logo após os gritos, quatro estrondos de arma de fogo também foram ouvidos. Era o fim da dor do taxista de 38 anos. De acordo com o irmão da vítima, Joldelin se programava para comprar com a ajuda da família um carro próprio. Por esse motivo que ele estaria até altas horas trabalhando. As quatro pessoas que morreram naquele ramal eram taxistas afirma um morador. Os menores acusados desse último assassinato estão à disposição da justiça, mas provavelmente, se provada a autoria deles, ficarão internados por no máximo 45 dias no Centro de Internação Provisória.

POLITEC: novo equipamento irá facilitar resultado de perícias criminais

Posted by Crisler Samara

A Polícia Técnico-científica do Amapá (Politec) foi contemplada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) com o equipamento Afis criminal para tornar mais ágeis os resultados de perícias criminais do Estado do Amapá. A entrega do equipamento foi feita pelo superintendente da Polícia Federal do Amapá, Roberto Maia, no evento que ocorreu ontem pela manhã na Politec, técnicos do Instituto Nacional de Identificação (INI) de Brasília apresentaram o programa para os delegados da PF, Adalto Martins e Miguel Sena, diretor da criminalística da PF, Alex Sardinha, Perito federal de Brasília , Luis Ernesto, diretor do Prodap, Fernando hora, Comandante da Polícia Militar, cel Calandrini. Segundo a diretora-presidente da Politec, Eliete Borges, quem ganha com esta tecnologia da área criminal são todos os órgãos da Segurança Pública do Estado, “Além de tornar mais eficiente o trabalho dos papiloscopistas, com esta ferramenta de combate ao crime, a Politec vai fazer a pesquisa e comparação de impressões digitais colhidas em local de arrombamento, local de morte violenta, não apenas aqui no Amapá, como nos demais estados brasileiros, e desta forma, podemos identificar se estas digitais pertencem a alguém que já possui uma ficha criminal e caso, as digitais sejam de um possível réu primário, este já vai ficar registrado no nosso banco de dados”, explicou. Sem o Afis, o resultado das perícias criminais eram mais lento, chegando a demorar em torno de cinco dias para ser concluído pelo papiloscopista (profissional que recolhe fragmentos que possam conter impressões digitais em locais de crime, em busca do acusado). Segundo o superintendente da Polícia Federal, Roberto Maia, em alguns casos ainda nem houve conclusão por conta da alta demanda de pesquisa e comparação de crimes federais repassadas para a PF, os crimes estaduais ficam em espera. “Em Macapá, este sistema de identificação criminal só estava implantado no prédio da Polícia Federal, agora que a Politec também está conectada com o banco de dados criminal de todo o Brasil, o Amapá vai ter um avanço extraordinário na área criminal, afinal o Afis traz seriedade e precisão no sistema, é a prova técnica pericial que apresenta mais confiabilidade, pois o erro criminal tende a diminuir e o resultado é mais rápido e abrangente”. (Crisler Samara - Assessoria de Comunicação/CIODES)
Foto do equipamento
Legenda> O Amapá é o terceiro Estado do norte que tem esse programa.

Visitante de nº