Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Projeto Social da PMS não entrega óculos para contemplados

Por mais de seis meses não vem sendo feita a entrega aos moradores

Por Wellington Costa

Um programa desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Santana (PMS), com o objetivo de melhorar a visão de crianças, adultos e idosos, através do fornecimento gratuito de óculos, não vem realizando a entrega dos mesmos aos munícipes contemplados pelo programa. Há mais de seis meses os moradores aguardam pela entrega.

Moradores contam que para requerer o benefício era preciso se inscrever na sede da secretaria de Ação Social de Santana, apresentando comprovante de renda e de endereço, RG, CPF. Os cadastrados passaram por uma avaliação sócio-econômica realizada por uma assistente social, que mais tarde fez o encaminhamento dos populares ao Centro Municipal de Reabilitação Mário Dias Tavares, para a realização das consultas oftalmológicas e solicitação dos óculos. O tempo de espera desde a abertura do processo até a entrega dos óculos, não ultrapassava um mês, conta os moradores.

A dona de casa Alice Braga, uma das contempladas pelo programa denuncia que desde o mês de janeiro ela não recebe os óculos. “O que adianta a gente ficar na promessa de receber os óculos enquanto a nossa visão continua prejudicada e até piorando?”, questiona dona Alice.

Outra moradora que se encontra na mesma situação, reclama que está cansada de ir ao Centro de Reabilitação em busca dos óculos e eles sempre adiarem a entrega. “Eu até desisti de receber esse óculos. Já faz tanto tempo que perdi as esperanças e o jeito é economizar para tentar comprar”, diz dona Maria Lúcia.

Terminal Hidroviário de Santana abandonado pelo poder público

Um casal de moradores toma conta do prédio há mais de quatro anos

Por Wellington Costa

O que deveria ser o terminal hidroviário do município de Santana se encontra depredado e abandonado pelo poder público do município. O local vem sendo utilizado por jovens que buscam um espaço para soltar pipas. Muita sujeira acumulada no canto das ruas, resultado de uma coleta de lixo irregular, retrata o abandono.

A dona de um dos bares localizado ao arredor do prédio, observa o descaso dos governantes de Santana para com o povo. "Os problemas pelos quais a área portuária passa são causados pelos ‘grandes’ que vêm aqui, invadem e fica tudo como está. Esse é o descaso com o povo, que se vende por uma dentadura ou um punhado de dinheiro. O resultado é o terminal abandonado", desabafou a senhora que não quis se identificar com medo de represálias.

Com o abandono do prédio, o casal Joel Campos e Jacira Cabral se mudaram para o local, fazendo do terminal sua residência. Eles contam que há mais de quatro anos moram por lá. “Como a gente não tem onde morar, aproveitamos o abandono e nos mudamos”, conta o senhor Joel.

A vigilância do local e o reparo na estrutura do prédio, como isolamento de box’s, e limpeza são feitos pelo casal, ao invés da prefeitura. Dona Jacira conta que para eles não viverem em plena escuridão, tiveram que comprar lâmpadas e fios elétricos para instalarem no prédio.

Para chamar a atenção das pessoas que freqüentam o local para a conservação do prédio, o casal colocou diversos avisos nas paredes. “Já que a Prefeitura não limpa e somos nós quem realizamos a limpeza, nada melhor que alertar as pessoas para que não sujem”, diz Jacira.

Visitante de nº