Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Delegacia do Menor Vítima tem nova sede

Na segunda-feira (26), a Delegacia Especializada no Combate ao Crime Contra a Criança e o Adolescente, DERCCA, deixou de fazer parte do grupo de especializadas que atendem no Ciosp Pacoval. O novo prédio da delegacia do menor vítima passa a funcionar na Avenida FAB, nos altos da Delegacia de Atos Infracionais (DEIAI).

A titular da DERCCA, delegada Antonia Villani, avalia os benefícios da mudança: “ter saído para um prédio separado é uma grande conquista, porque a criança já vem violentada e ainda ter que passar pelo constrangimento de ir a uma central não é bom”. Segundo a delegada, a nova estrutura também colabora para o desenvolvimento das atividades de sua equipe. “Aqui é mais acolhedor, o psicossocial ganhou um espaço mais amplo, o próprio policial se sente mais motivado”, diz.

Outra vantagem é a facilidade de acesso à DEIAI, delegacia que apura delitos cometidos por menores, “vai ser bom porque muitas pessoas que procuram a DERCCA, na verdade, precisam do atendimento da DEIAI e essa proximidade já ajuda”, observa a titular.

Em função da troca de prédio, as audiências que estavam marcadas para o período de 26 de outubro a 06 de novembro estão sendo transferidas. A delegada informa que as partes serão comunicadas sobre a nova data: “Vamos remarcar as audiências por telefone e intimações”.

O novo endereço da DERCCA é Av. Fab, n. 1849 – Centro.





Kelly Tork

Lançamento oficial: Instituto de Inovações para o Desenvolvimento Sustentável do Estado do Amapá

I Seminário Caminhos para a Sustentabilidade Econômica, Social e Ambiental no Estado é o evento de lançamento do Inovamapá

O Inovamapá - Instituto de Inovações para o Desenvolvimento Sustentável do Estado do Amapá é o idealizador do I Seminário Caminhos para a Sustentabilidade Econômica, Social e Ambiental no Estado. O evento, além de trazer discussões relevantes, também marca o início das atividades do Instituto no Estado.

“O Inovamapá é uma organização social, sem fins econômicos e lucrativos, que pretende se juntar a outras iniciativas sociais, empresariais e governamentais interessadas e preocupadas com o desenvolvimento sustentável da Amazônia Brasileira, especialmente do Estado do Amapá”, esclarece o presidente, Frank Benjamim Costa.

“Através desse Instituto, entre outros objetivos, pretendemos divulgar, apoiar, pesquisar, planejar, executar e propor políticas, programas e projetos, privados e públicos, de curto, médio e longo prazos, que realizem o desenvolvimento econômico e humano com sustentabilidade ambiental, que tenham por finalidade o empreendedorismo econômico e social nas suas diversas formas de manifestação, no território de atuação do Instituto”, explica o diretor de Relações Institucionais, Cláudio Pinho Santana, esclarecendo que “pretendemos também divulgar, apoiar e promover programas de radiodifusão, televisão, internet e outros meios de comunicação que busquem a consecução das finalidades do Instituto”.

Os objetivos do Instituto estão descritos em seu estatuto. O artigo 3º do estatuto diz que o Instituto é isento de quaisquer preconceitos ou discriminações relativos à cor, etnia, credo religioso, classe social, gênero, orientação sexual, concepção político-partidária ou filosófica e de nacionalidade em suas atividades, dependências ou quadro social.

“O Instituto é uma idealização do Dr. Evandro Costa Gama, amapaense, hoje Ministro Substituto da Advocacia Geral da União – AGU, que sempre sonhou em criar um instituto que ajudasse os menos privilegiados a terem uma oportunidade na economia local, estimulando-os a serem empreendedores”, lembra o presidente. Desta forma, reuniu um grupo de trinta e seis pessoas das mais diversas áreas profissionais, as quais hoje compõem o quadro de Associados Fundadores do Instituto Inovamapá.

Está previsto no estatuto a formação dos quadros de Associados Efetivos, Associados Beneméritos e Associados Colaboradores. O Instituto tem sua gestão comandada por seu Conselho Diretor, órgão colegiado composto por:
Presidente - Frank Benjamim Costa;
Diretor de Administração e Finanças - Raimundo Guedelha Leão;
Diretor Jurídico - Roberto Armond Ferreira da Silva;
Diretora de Eventos - Isameyre da Cunha Nascimento;
Diretor de Relações Institucionais - Cláudio Pinho Santana;
Diretora de Comunicação - Maria Raimunda dos Santos Nascimento.

“Essas pessoas com alguma experiência e conhecimentos em gestão pública, empresarial ou do terceiro setor, enfrentam, juntos com os demais idealizadores e fundadores do INOVAMAPÁ, o desafio de realizar os objetivos do Instituto, contribuindo assim com o desenvolvimento
sustentável da Amazônia Brasileira e especialmente com o desenvolvimento sustentável do Amapá”, finaliza o presidente Frank Benjamim.

Contatos:
Inovamapá - Instituto de Inovações para o Desenvolvimento Sustentável do Estado do Amapá.
Rua Leopoldo Machado, 3445 A, esquina com a Av. Pedro Lazarino, Beirol.
Presidente - Frank Benjamim
8133 – 9898

Elo Comunicação e Eventos
Tanha Silva
9112-4368
8113-1846

Dia internacional do cinema de animação

Pelo segundo ano consecutivo Macapá participa da mostra em comemoração
ao dia internacional do cinema de animação. Com entrada gratuita, a
mostra de curtas nacionais e internacionais acontece em mais de 400
cidades do Brasil e em 30 países.

No dia 28 de outubro, às 19h30, haverá exibições simultâneas
organizadas pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA).
Em Macapá, o trampo fica por conta dos três infantes: FIM (Festival de
Imagem-Movimento) , Univercinema (UNIFAP) e SESC-AP. A mostra é o
maior evento simultâneo do gênero do mundo, que tem como principal
objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e
proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica.

Entre os inúmeros trabalhos que serão projetados estão:

“História Trágica com um final feliz” (Portugal);
“Global Warming” (Austrália);
“Selva” (Rússia);

“Dossiê Rê Bordosa” (Brasil);

“O Jumento Santo e a cidade que acabou antes de começar” (Brasil);

Então fica combinado assim: dia 28 de outubro, no Sesc Araxá a partir
das 19:30 (horário de Macapá), na sala Charles Chaplin. Ah, cheguem no
horário, pois a mostra irá iniciar britanicamente, já que um de seus
charmes é acontecer simultaneamente em várias paragens desse mundo.
Aparece lá internauta!

BLOG: http://trapicheamazonico.blogspot.com/
Jornalista
Prof. de Comunicação da
Faculdade Seama
Fotógrafo
Fones: (96) 3223 22 51 / 8118 35 10
MSN: alexandremacapa@hotmail.com

Caso Alessandro Guerra: José Maria Rodrigues: 2º assassino a sentar no banco dos réus

Blog Direto da Redação

Sentou no banco dos réus na manhã desta terça-feira (27), mais um dos irmãos envolvidos no assassinato de Alessandro Guerra, filho da vice-prefeita de Macapá, Hellena Guerra. José Maria Rodrigues de Souza, de 44 anos, foi preso por agentes do Departamento de Repreensão ao Crime Organizado (DRCO) da Polícia Civil do Amazonas e do Núcleo de Operação de Inteligência (NOI) da Polícia Civil do Amapá. Os mandados de prisão dele e do irmão, ex-policial militar, Eduardo Rodrigues de Souza, de 48 anos, (executores do crime), foram expedidos pelo juiz de Macapá, Luiz Nazareno Borges.

O ex-PM, Eduardo Rodrigues, já havia sido julgado e condenado a 18 anos de reclusão pelo homicídio de Alessandro Guerra. No último dia 09 de setembro, ele voltou ao banco dos réus por outro assassinato. A vítima dessa vez foi o comerciante, Nilson Gonçalves, morto a tiros em 1997. Depois de 12 horas de julgamento, ele foi condenado a quase 23 anos de prisão. Segundo a Polícia Civil do Amapá, o crime foi motivado por uma dívida de 350 reais que a vítima contraiu com o irmão de Eduardo, o José Maria. No caso Alessandro Guerra, quatro pessoas tiveram participação no crime. Além dos irmãos José Maria, Eduardo e Mauro Rodrigues, o policial militar, Raimundo Fagundes, o “Camundo”, também foi acusado. Raimundo se suicidou misteriosamente durante as investigações.

Investigações

Alessandro tinha apenas dezesseis anos quando foi morto pelos “irmãos Rodrigues”. O crime aconteceu no dia 09 de fevereiro de 1997 em uma localidade no Distrito da Fazendinha. Durante as investigações, a polícia chegou a prender vários suspeitos, mas não conseguiu concluir o inquérito e indiciá-los. Dias depois, durante uma barreira de Trânsito, a polícia apreendeu, por irregularidades na documentação, o veículo de Mauro Sérgio Rodrigues de Souza. E através de uma denúncia anônima, investigadores descobriram que no veículo dele havia importante pista, que posteriormente levaria à prisão dos outros dois acusados, José Maria e Eduardo. Peças roubadas do carro de Alessandro foram encontradas no interior desse veículo, que estava apreendido no pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). A partir daí o delegado Airton Aguiar, da Delegacia de Homicídios, pediu a prisão preventiva do proprietário Mauro.

Julgamento II

Mauro Rodrigues, diante do juiz e dos jurados, negou participação na morte de Alessandro Guerra. As declarações foram de encontro ao que ele havia afirmado em depoimento à polícia e ao juiz Francisco Oliveira durante a instrução do processo. Nessas ocasiões, ele confessou ter participado do crime, mas alegou durante julgamento que fez as declarações, sob pressão, e mal orientado pelo seu ex-advogado. Josimar de Souza afirmou que momentos antes do julgamento, que no dia do crime seu cliente estava apenas querendo se divertir e não tinha conhecimento do que iria acontecer naquela noite e que nada pôde fazer para evitar o assassinato, embora o tivesse presenciado.

A fuga

Mauro Sérgio conseguiu fugir no dia 30 de junho de 2000, por volta das 18 horas, da residência dele no bairro Jardim Felicidade II. Escoltado apenas por um guarda de presídio sem arma e sem algema, Mauro foi visitar um parente que estaria doente e aproveitou para escapar. Na época o Setor de Vigilância e Disciplina do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) afirmou que o detento aproveitou que o guarda ficou do lado de fora da casa e fugiu pelos fundos.

Regresso: De Cantor de Brega Para Deputado Estadual

É um puro exemplo de regresso na vida profissional. De cantor de "Brega" a candidato a uma cadeira na Assembleia Legislativa. Já devem ter ouvido falar de uma banda de chamada "Bruno e Trio"... pois eh, o Bruno parece que vai deixar o trio e se candidatar ao cargo de deputado Estadual. Advinhem aonde?

Exatamente!

No Amapá.

Mas antes de dar risadas, pense: vai que dá certo...

Agora pode rir...

Penitenciária Estadual: Ministério Público acusa diretoria de omissão às torturas


O advogado, Maurício Silva Pereira, da Comissão de Direitos Humanos da OAB, disse que a justiça decidiu intervir em razão do número, cada vez maior, de presos sofrendo violência dentro da cadeia, como ocorreu no último dia 13 de outubro. Por saber que a tortura dos presos ocorria e por não se manifestar em apurar os fatos evidentes, o diretor do Iapen foi denunciado pelo MP e deve responder criminalmente pelo artigo 1º, da Lei 9.445/97 (crime de omissão), podendo ser condenado á prisão e perda do cargo público.

Chefiada pelo agente Gláucio dos Santos Nunes, a “Equipe Charlie” é bastante temida pela população carcerária, age como uma espécie de Bope dentro Iapen. A tropa de elite carcerária. Integram esse grupo os 22 agentes penitenciários presos na manhã desta terça-feira (27) pela Promotoria de Investigações Cíveis e Criminais (PICC), do Ministério Público Estadual.

Durante mais de um mês, a Comissão de Direitos Humanos da OAB-AP, representanda pelo advogado Maurício Silva Pereira, PICC e Conselho Penitenciário investigam denúncias de maus tratos no Iapen.

Além de pedir as prisões temporárias dos 22 suspeitos, o MPE também representou denúncia contra o diretor do Instituto Penitenciário, coronel Walcyr, pelo crime de omissão às torturas praticadas pela "Equipe Charlie".

Dias após uma tentativa de fuga, ficou a cargo desta equipe descobrir quem eram os responsáveis por um buraco feito em uma das paredes da cela do pavilhão de triagem. Por volta de 21 horas, 42 presos foram obrigados a sair das celas, tirar a roupa e se esfregarem uns nos outros. Durante meia hora, foram submetidos a condições subumanas, com direito a espancamento e tortura psicológica.

CONVOCAÇÃO SINSGAAP

A FESPEAP DECIDIU MUDAR PARA O DIA 28/10/09 A PARALIZAÇÃO QUE SERIA NO DIA 27/10.

CONVOCAMOS TODOS OS SINDICALIZADOS À SE FAZEREM PRESENTES NA PARALIZAÇÃO DE ADVERTÊNCIA QUE SERÁ FEITA NO DIA 28/10 (QUARTA-FEIRA) ÀS 09:00 DA MANHÃ, CONCENTRAÇÃO : PRAÇA DA BANDEIRA.ESTEJA PRESENTE, POIS A LUTA DA EQUIPARAÇÃO SALARIAL É DE TODOS NÓS E NÃO APENAS DE UM GRUPO. TEREMOS A PARTICIPAÇÃO DO SINDIPEM, SINDSAÚDE, FESPEAP E SINSGAAP.
ATENCIOSAMENTE,

ESMERALDA CORRÊA LOPES
PRESIDENTE DO SINSGAAP

Mistério: Criança desaparece misteriosamente durante as aulas


Na manhã da última segunda-feira (26), uma criança de 12 anos desapareceu misteriosamente de uma escola no bairro Novo Horizonte. Segundo a mãe, o jovem estava na diretoria da escola respondendo a uma indisciplina, e minutos depois não foi mais encontrado.

JEFERSON DE SOUZA BORGES ESTÁ COM SHORT VERDE COM BORDAS BRANCAS E A CAMISA DA ESCOLA.

QUALQUER INFORMAÇÃO PODE SER FORNECIDA NA RUA 2 EM SANTANA, EM FRENTE A CAPITANIA DOS PORTOS, ACESSO POR UMA PONTE DE MADEIRA SEGUNDA CASA A ESQUERDA.

(96)91 18 07 18
INTERNETBEL@HOTMAIL.COM

Visitante de nº