Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Ministro da Cultura lamenta morte de cartunista

De Agênia Brasil

Brasília - O ministro da Cultura, Juca Ferreira, divulgou nota de pesar pelo assassinato do cartunista Glauco Villas Boas e de seu filho Raoni Villas Boas, em Osaco (SP), na madrugada de hoje (12). De acordo com a Polícia Civil, o suspeito do crime, Carlos Eduardo Soundfeld, continua foragido.

Juca falou sobre o trabalho do artista. Glauco encarnava uma soma de qualidades tão rara a ponto de parecer ficcional: o anarquismo explosivo que marcava os personagens desenhados num cubismo aparentemente simples; a doçura no trato com as pessoas; e a condição de fundador de uma igreja do Santo Daime.

Segundo o ministro, o cartunista renovou os quadrinhos ao dar novo peso à dimensão do comportamento numa época em que temática política reinava quase absoluta. Os personagens de Glauco se tornaram como que nossos conhecidos, com os quais tínhamos necessidade absoluta de conviver diariamente.

Glauco nasceu em Jandaia do Sul (PR) em 1957. Fez carreira em jornais como o Diário da Manhã e Folha de S.Paulo, onde criou os personagens Geraldão, Dona Marta, Zé do Apocalipse e o Casal Neural.

Embrapa Amapá avalia ingredientes alternativos para ração de peixes

Dulcivânia Freitas

A Embrapa Amapá participa de um projeto nacional de avaliação de ingredientes alternativos para utilização em ração para peixes, com o objetivo de definir um alimento de qualidade, de baixo custo e mais acessível aos piscicultores que investem na criação de Tambaqui. A pesquisadora, Eliane Tie Oba Yoshioka, coordena as análises de amostras de sangue de Tambaquis coletados na estação de piscicultura da Embrapa Amazônia Oriental (Belém-PA).

A principal finalidade do experimento instalado em Belém foi testar, durante 45 dias, os ingredientes farelo de coco, tucumã, dendê, girassol e levedura na composição da ração fornecida aos peixes com peso inicial de 20 a 30 gramas. “Esta ração foi peletizada, preparada utilizando-se um moedor de carne, seca e armazenada em freezers até o fornecimento aos peixes. Já a ração extrusada requer equipamento mais sofisticado e mais caro, pois se processa a ração a altas temperatura e pressão. Assim, a ração peletizada está sendo testada, por possibilitar facilidade de preparo e utilização pelos ribeirinhos, como uma forma alternativa de alimentação dos peixes”, explicou Eliane Yoshioka.

Em Macapá, as análises do sangue destes peixes são conduzidas pela pesquisadora com apoio dos estagiários Lucas Vasques Tostes e Soraia de Oliveira Damasceno, alunos de Engenharia de Pesca da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Esta pesquisa faz parte do projeto Aquabrasil, coordenado pela pesquisadora da Embrapa Pantanal, Emiko Kawakami de Resende. O objtivo principal é desenvolver tecnologias para promover a sustentabilidade da aquicultura, do ponto de vista econômico, social e ambiental. Quatro espécies de pescado de valor econômico nacional foram selecionadas: tilápia (Sul e Sudeste), cachara (Centro-Oeste), tambaqui(Norte) e camarão branco (Nordeste).

Corregedoria de Justiça convoca Juízes para divulgar metas do CNJ

Na manhã desta segunda-feira (15/03), o corregedor-geral de justiça do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), desembargador Mário Gurtyev de Queiroz, se reunirá com todos os juízes do Poder Judiciário amapaense para divulgar as novas dez metas de nivelamento que foram traçadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A reunião ocorrerá às 8h da manhã no plenário do Tjap, sob a coordenação do corregedor de justiça.

Bomba da 2ª Guerra é encontrada e desativada na França

Artefato de 250kg foi encontrado durante obras num hospital.Cerca de 1.500 pessoas foram retiradas de casa para a desativação

O especialista antibombas Philippe Sorensen carrega dispositivo encontrado em Saint-Etienne-du-Rouvray, norte da França. Artefato é da Segunda Guerra Mundial e foi descoberto durante trabalhos de engenharia em um hospital (Foto: Robert Francois/AFP)

Cerca de 1.500 pessoas foram retiradas de suas casas enquanto a bomba de 250 quilos foi desativada (Foto: Robert Francois/AFP)

Visitante de nº