Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Embrapa Amapá avalia ingredientes alternativos para ração de peixes

Dulcivânia Freitas

A Embrapa Amapá participa de um projeto nacional de avaliação de ingredientes alternativos para utilização em ração para peixes, com o objetivo de definir um alimento de qualidade, de baixo custo e mais acessível aos piscicultores que investem na criação de Tambaqui. A pesquisadora, Eliane Tie Oba Yoshioka, coordena as análises de amostras de sangue de Tambaquis coletados na estação de piscicultura da Embrapa Amazônia Oriental (Belém-PA).

A principal finalidade do experimento instalado em Belém foi testar, durante 45 dias, os ingredientes farelo de coco, tucumã, dendê, girassol e levedura na composição da ração fornecida aos peixes com peso inicial de 20 a 30 gramas. “Esta ração foi peletizada, preparada utilizando-se um moedor de carne, seca e armazenada em freezers até o fornecimento aos peixes. Já a ração extrusada requer equipamento mais sofisticado e mais caro, pois se processa a ração a altas temperatura e pressão. Assim, a ração peletizada está sendo testada, por possibilitar facilidade de preparo e utilização pelos ribeirinhos, como uma forma alternativa de alimentação dos peixes”, explicou Eliane Yoshioka.

Em Macapá, as análises do sangue destes peixes são conduzidas pela pesquisadora com apoio dos estagiários Lucas Vasques Tostes e Soraia de Oliveira Damasceno, alunos de Engenharia de Pesca da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Esta pesquisa faz parte do projeto Aquabrasil, coordenado pela pesquisadora da Embrapa Pantanal, Emiko Kawakami de Resende. O objtivo principal é desenvolver tecnologias para promover a sustentabilidade da aquicultura, do ponto de vista econômico, social e ambiental. Quatro espécies de pescado de valor econômico nacional foram selecionadas: tilápia (Sul e Sudeste), cachara (Centro-Oeste), tambaqui(Norte) e camarão branco (Nordeste).

0 comentários

Visitante de nº