Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Recado aos forasteiros da Seama

Posted by: Acadêmico de jornmalismo

Quantas vezes você ouviu uma notícia dizendo que o jornalista mentiu? Você já viu uma notícia negativa ao próprio comunicador?. É como se o padre dissesse, na missa, que Deus nã existe. Mas a verdade absoluta existe? Como fazer para reproduzi-la? Como relatar um fato sem que seu ponto de vista ou seus interesses influeciem? Há quem chame os jornais de Macapá de rascunhos mentirosos, e os jormnalistas de bestas , marionetes e blábláblá. Mas esses que falam provavelmente não aprenderam a 'ler da forma tucujú', não sabem ainda entender a forma com as coisas funcionam por aqui. Não que seja uma forma correta, mas talvez eles não saibam reconhecer que a VERDADEIRA mentira está dento de si. É claro que cada veículo, sobretudo em Macapá, tem sua linha editorial conforme os interesses de terceiros, quartos... quintos... e por aí a fora. Porém há também jornalistas, a minoria, comprometidos com a verdade e 'sabedores' da responsabilidade e do peso que sua palvra tem na sociedade. Embora, os forasteiros agridam nossa forma de fazer jornalismo, ou nossa forma de vida, somos todos capazes de imaginar quantos membros temos que erguer para mudar essa situação. Os forasteiros professores, que vieram apenas em busca de oportunidades financeiras, TALVEZ não saibam o que estão provocando ao agredir e desrespeitar o amor que cada um de nós sente por esta terra. Portanto, se estás satisfeito de ensinar tua 'filosofia' e pagar o teu sermão, tchau! A Seama infelizmente está cheia... de forasteiros que insistem em purificar o que foi desde cedo poluído.

Eu amo ler, você não?

Posted by Carol Borne under

Não entendo quem não gosta de ler e se orgulha disso. Sou da opinião de que quem não se interessa pelo fascinante mundo dos livros, não desenvolve a imaginação, o pensamento, a criatividade, o emocional a inteligência, só pra começar.
Ler é como viajar sem tirar a bunda da cadeira porque é a mente que faz as mais mirabolantes jornadas. É ela que conhece outras gentes, outras culturas, outros países, mares, selvas, desertos ou planetas. Tripulando esta engenhoca sensorial, a imaginação prova novos sabores, sente os aromas, desperta sentimentos adormecidos e descobre outros, completamente desconhecidos.Novos horizontes se abrem junto com as páginas de um bom livro, no enredo emocionante de uma boa história. Os olhos transformam as pequenas letras em imagens mentais, como um filme exclusivo.
Então é justamente por isso que não consigo entender alguém que enche a boca pra falar que ler é um saco! Como assim? Um saco é manter uma conversa minimamente inteligível com uma criatura dessas.
Claro, descartando a dislexia, problemas neurológicos, o analfabetismo ou até mesmo a falta de estímulo para formar novos leitores, não vejo razão para que um ser humano que tenha domínio em juntar letrinhas-palavras-frases-parágrafos e transformar em ’sentido’, abomine livrarias ou bibliotecas! Ok, ok, estamos no Brasil e blábláblá… mas, pelamordedeus!
Certa feita, estava eu em uma sala de aula, na faculdade de jornalismo (sim, é isso mesmo e eu não bebi), quando a pergunta foi feita:
- Quem lê jornal?
Meia dúzia de mãos levantaram, numa sala em que havia, no mínimo, 30 pessoas. PLOFT!Me caiu Gorbachov, me caiu Barishnikov, me caiu o Kremlin inteiro (como diria Laurinha) junto com meu queixo e meu ‘derrière’.
Raciocinem aqueles que fazem sinapses: pode uma entidade que, supostamente saiba ‘acoierá’ as letrinha, visto que se encontra universitário de JORNALISMO, não ler jornais? Livros, então, nem com um rifle apontado pra cabeça!Toda a vez que eu me sentir magneticamente sugada para dentro de uma livraria como a Cultura, por exemplo, e só sair de lá depois de me endividar até as minhas próximas doze gerações, ao invés de lamentar a erosão financeira, vou beijar o sacrossanto chão do lugar e agradecer à minha família que me transformou numa livro-dependente!
É só fazer as contas: de novembro de 2007 até ontem, eu li exatamente 17 (dezessete) livros e reli outros dois por puro prazer!
Agora dá licença porque tenho que começar o de número 20!Até outra hora!

Sensacional

O programa do Hélio Nogueira possui o famoso 'FUXIQUEIRO'. Através dele, a população constuma fazer denúncias e reclamações.... E pareceu um tanto curioso e cômico, nesta quarta-feira quando anunciaram uma reclamação sobre maus tratos dentro do IAPEN... O cara mandou uma mensgem lá de dentro da cela para o FUXIQUEIRO. Sensacional...!!! Além de ter TV ainda pode interagir... muito bom... mídia interagindo até no IAPEN... cadê a mãe Joana heim?

"feliz da vida"

Feliz da vida está o advogado Carlos Lobato, que se livrou de toda e qualquer acusação 'POROROqueira'... Antes tarde do que nunca.. Ontem, RodaViva com gostin.. de desabáfo, e olhos atentos de quem sempre acreditou e torceu por sua vitória. Valeu!

Visitante de nº