Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Vara da Infância: Inscrições abertas para processo seletivo de comissários voluntários

A Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Santana, que tem como Juíza Titular, a Dra. Ana Lúcia de Albuquerque Bezerra, através da Portaria n.18/2010 - VIJS, abrirá inscrições para o processo de seleção de 35 (trinta e cinco) Comissários de Menores Voluntários, para compor a Equipe de Voluntários da Vara da Infância, no período de 26 de abril a 25 de maio de 2010, outras informações poderão ser obtidas no horário das 8:00 às 13:00 pelos Telefones: 3281-8139 e 0800 285 1581, ou diretamente na Sala do Comissariado de Menores, na Av. Cláudio Lúcio Monteiro, n. 900 – Vila Amazonas - Fórum da Comarca de Santana, devendo os interessados comparecer munidos de seus documentos pessoais de identificação e comprovar que atendem aos seguintes requisitos: Nacionalidade Brasileira, Ensino Médio Completo; Ter idade mínima de 18 anos e residir em Santana. Além disso, deve apresentar documentação pessoal, conforme estabelecido na Portaria n. 18/2010-VIJS.

A nova seleção, visa, entre outras razões suprir a carência de voluntários, conforme estabelecido na Lei 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), em decorrência do crescente número de ocorrências envolvendo crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, como também a prática de ato infracional, assim como ocorrências relacionadas com infrações às normas de proteção à infância e juventude, fatores que vêm elevando a quantidade de processos em tramitação na Vara da Infância e da Juventude, com o consequente aumento dos encargos dos Comissários da Infância e da Juventude.Comissariado de Menores

O Comissariado de Menores da Comarca de Santana, foi implantado neste Município, após o desmembramento das Comarcas de Macapá e Santana, no ano de 1991. É um serviço de atendimento de denúncias, investigação e fiscalização que tenham como foco qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão contra crianças e adolescentes.

É importante que cada membro da sociedade se preocupe e faça parte no tocante a tal questão, que interessa a toda coletividade, pois o êxito ou o fracasso, o progresso ou a involução do atendimento dos direitos da Criançae do Adolescente, requer tal procedimento.
Atribuições O Comissariado de Menores deve preliminarmente ter em consideração que seu mister é fazer executar a Lei, conforme preceitos nela estabelecidos, como assim expressa, o art. 5° do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.

Para isto é necessário que:
1 - Proceda as diligências de sua alçada, previstas na Lei 8.069/90 -Estatuto da Criança e do adolescente;
2 - Realize fiscalizações, sindicâncias, averiguações, custódias, localização e condução coercitiva de crianças e adolescentes;
3 - Fiscalize por determinação do Juiz, locais em que haja riscos e abuso, violência, exploração, crueldade, opressão contra a criança e adolescente;
4 - Receba denúncias e proceda averiguações, verificando sua veracidade, assim como diligenciando junto a: escolas, hospitais, residências, pronto-socorro etc., quando for o caso e encaminhá-las ao: Juiz(a) da Infância e da Juventude, Promotor (a), Conselheiro(a) do Conselho Tutelar e Órgãos competentes etc.

Assessoria de Comunicação Social do TJAP
Macapá, 22 de abril de 2010.

Reunião avalia resultados da mega operação de fiscalização em Santana

O balanço discutiu os efeitos da intervenção e traçou metas para as próximas operações

O Ministério Público apresentou hoje, 22, os resultados da última ação de fiscalização em estabelecimentos comerciais e logradouros públicos na madrugada do dia 18 de abril em Santana. O balanço aconteceu na Promotoria de Justiça de Santana onde juntamente com os demais órgãos públicos e entidades que participaram da operação. Foram avaliados os efeitos da intervenção e traçadas estratégias de atuação para as próximas operações.

Segundo o promotor de Justiça Paulo Celso, a ação teve a participação de 70 pessoas e teve como resultado, várias autuações por infrações administrativas, prisões de pessoas que tentaram obstruir o serviço da justiça e apreensões de adolescentes em situação de risco. “Com todas as dificuldades a operação foi um sucesso. Todos os órgãos envolvidos viram como foi positiva a ação. Não tivemos nenhum incidente e o trabalho transcorreu na normalidade”, comemora Paulo Celso.

Sávio Pinto, delegado titular da 1ª Delegacia de Polícia de Santana, informou que o número de adolescentes usuários de álcool e crack é assustador. E foi enfático em afirmar: “O recado que vai para os empresários é de que não recebam menores em seus estabelecimentos. Quem descumprir pagará com o rigor da lei”.

A ação priorizou o combate ao uso de drogas, prostituição infantil, pedofilia e o consumo de álcool por menores. “Temos que resguardar nossas crianças”, ressaltou a Juíza Ana Lúcia Bezerra da Vara de infância e Juventude da comarca de Santana, que atribui o sucesso da operação à parceria entre os órgãos comprometidos com a iniciativa.

Outras fiscalizações e autuações já têm data marcada, porém mantida em absoluto sigilo pela promotoria de Santana. “As apreensões e autuações feitas foram lavradas de forma correta. O infrator será punido independente de cargo ou poderio econômico”, enfatiza Paulo Celso, referindo-se a grandes personalidades e empresários da noite santanense. “As operações não vão parar”, finaliza o promotor.

Parceria

A operação idealizada pela Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Santana, juntamente com o Juizado da Infância e Juventude, contou com a parceria das Polícias Civil, Militar e Ambiental, Corpo de Bombeiros, Delegacia da Infância, Conselho Tutelar, Vigilância sanitária e servidores do Ministério Público do Amapá.

SERVIÇO:
Camila Ramos
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá

Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor acontece nesta sexta (23)

Prefeitos dos 16 municípios do Amapá participam da solenidade que entrega o Prêmio Prefeito Empreendedor, edição 2009, concorrendo à premiação de destaque por ações empreendedoras em Compras Governamentais, Implantação da Lei Geral, entre outros

Por Denyse Quintas/Sebrae

Nesta sexta-feira, 23, às 10h, no auditório do Sebrae, está confirmada a realização da solenidade de entrega do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Na ocasião, será apresentado o resultado da etapa estadual do prêmio que contou com a participação de prefeituras amapaenses. Nesta 6ª edição do prêmio, o Amapá contou com a participação das prefeituras de Ferreira Gomes, Macapá, Oiapoque e Pracuúba.

O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor tem o objetivo de premiar os prefeitos municipais que tenham implantado ações ou projetos com resultados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento dos pequenos negócios e, dessa forma, fomentar o crescimento econômico aliado ao bem estar social, por meio da Micro e Pequena Empresa com a geração de renda e trabalho.

Segundo o diretor superintendente do Sebrae, João Carlos Alvarenga, as micro e pequenas empresas respondem por 98% de toda atividade empresarial brasileira. “Estamos falando do principal fator de desenvolvimento econômico em termos de oportunidades, e falar em oportunidades no Brasil significa falar em bem estar social. O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor busca estimular os prefeitos do nosso Estado em estar fazendo o desenvolvimento econômico que contemple a expansão dos pequenos negócios tendo em vista a representatividade deste setor e a partir daí criar e implementar Políticas Públicas que favoreçam o tratamento diferenciado para as Micro e Pequenas Empresas”, disse o diretor João Alvarenga.

Serão entregues prêmios de destaques temáticos, com experiências importantes para divulgação em Compras Governamentais – o acesso das MPE nas compras públicas, Desoneração Tributária – o pagamento de menos impostos, Educação Empreendedora e Inovação, Formalização de Empreendimentos e Implantação da Lei Geral. Os projetos que obtiverem 50% ou mais da pontuação total máxima receberão o Selo do Prefeito Empreendedor e, finalmente, a premiação maior do Prefeito Empreendedor.

Participaram da comissão julgadora representantes da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Centro de Ensino Superior do Amapá (Ceap), Federação das Entidades das Micro e Pequenas Empresas (Femicro), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AP) e Sindicato dos Jornalistas do Amapá (Sindjor/AP).

Vara da Infância e Juventude de Santana avalia mega operação de fiscalização

Fonte (Tribunal de Justiça do Amapá)

A Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Santana, através de sua Juíza Titular, MM. Ana Lúcia de Albuquerque Bezerra, realizou hoje (22/04), às 9 horas, uma reunião de avaliação com os órgãos públicos e entidades que participaram da última Mega Operação de Fiscalização de bares, boates, motéis, dentre outros estabelecimentos e logradouros públicos, ocorrida entre os dias 17 e 18 de abril do ano em curso, que desencadeou em autuações por infrações administrativas, prisões de pessoas que tentaram obstruir o serviço da justiça e apreensões de adolescentes fora do horário permitido pela Portaria n. 03/2004 da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Santana.

Na reunião foram traçadas as estratégias de atuação das próximas operações que poderão ocorrer a qualquer momento, com a data sendo mantida sob o mais absoluto sigilo. Segundo a Doutora Ana Lúcia “aqueles estabelecimentos que não estiverem cumprindo o que determina a Portaria n. 03/2004 da Vara da Infância e Juventude serão autuados nos termos da Lei”.

A Juíza ainda enfatizou que os pais devem orientar seus filhos adolescentes, não permitindo que os mesmos fiquem perambulando pelas ruas de Santana desacompanhados dos seus responsáveis fora do horário previsto. Outro destaque é para os proprietários de pensões, hotéis e motéis que serão rigorosamente autuados administrativamente e poderão ter seus estabelecimentos fechados se hospedarem crianças e adolescentes desacompanhados dos pais ou sem prévia autorização judicial.

Qualquer empresário que explore bares, boates, hotéis, motéis e casa de jogos eletrônicos (lan houses, video-games) podem se dirigir ao Comissariado de Menores do Fórum da Comarca de Santana para obter gratuitamente cópia da Portaria n. 03/2010-VIJS e dos cartazes informativos da Vara da Infância e Juventude.

A Vara da Infância e Juventude informa que ainda neste semestre estará lançando campanhas educativas de prevenção a Prostituição Infanto-Juvenil (exploração e abuso sexual), Pedofilia, Combate ao Uso de Drogas e Substâncias Psicoativas, principalmente uma grande campanha de combate ao uso de Crack para diminuir a delinqüência infanto-juvenil na Comarca de Santana.

Concursos Culturais trabalham a prevenção do uso de drogas

Com objetivo de trabalhar a prevenção, a Secretaria Nacional de Política sobre Drogas lançou dois concursos artísticos com o tema “Juventude na prevenção do uso de Drogas”. As inscrições encerram amanhã (23) e a premiação será em dinheiro.

O VIII Concurso Nacional de Jingle é voltado para músicos amadores e profissionais, que apresentarão um jingle inédito com duração de 25 a 30 segundos. As premiações variam de 4.000,00 a 1500,00 reais.

Do XI Concurso Nacional de Cartazes podem participar estudantes do 2º ao 6º ano do Ensino Fundamental de 9 anos, matriculados em escolas públicas e privadas de todo o país. Neste concurso, a premiação varia entre 3.000,00 e 1.000,00 reais.

O material distribuído para a divulgação dos concursos mostra a confiança depositada no espírito inovador dos jovens brasileiros: “A juventude brasileira é caracterizada por sua riqueza cultural, uma enorme força criadora, um intenso desejo de viver melhor e muita garra para realizar os seus sonhos. Essas qualidades podem se traduzir num enorme potencial transformador”, Secretaria Nacional de Política sobre Drogas.

O regulamento completo está disponível em: www.obid.senad.gov.br

Outras informações pelo telefone 0800 510 0015

Kelly Tork

Acidente da Orla envolvendo um carro da Guarda Municipal


Este acidente ocorreu em novembro de 2009. O condutor da moto ficou com sequelas, dentre elas a impossibilidade de sentir cheiros.


Confira a chamada: "Um veículo sem placa e sem documentação de propriedade da Guarda Municipal de Macapá capotou espetacularmente quando trafegava em alta velocidade em uma curva às proximidades do Complexo do Araxá, na tarde do dia 27 de novembro. O acidente envolveu outros dois veículos e uma moto, que ficou prensada entre as ferragens. Uma pessoa ficou em estado grave com várias costelas quebradas".

Operação sigilosa da PF traz ´Alemão´ de volta ao Ceará

Extraído do Diário do Norteste

Há três semanas, o bandido que comandou o maior roubo a banco na história brasileira está recolhido em uma CPPLFoi tudo sigiloso. Desde a negociação entre a Justiça Federal no Ceará e o Ministério da Justiça, à operação da Polícia Federal de retorno ao Ceará. Mas tudo acabou concretizado. Antônio Jussivan Alves dos Santos, o ´Alemão´, o homem que comandou o maior roubo a banco na história brasileira, está de volta ao Ceará.Condenado a 49 anos e dez meses de cadeia, pelo furto de R$ 164,8 milhões do Banco Central em Fortaleza, em agosto de 2005,´Alemão´ chegou à Capital cearense há três semanas. Desde então, está recolhido em uma cela isolada numa das três Casas de Privação Provisória da Liberdade (CPPL), em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza.

O Diário do Nordeste conseguiu, com exclusividade, obter a informação, mantida a sete chaves pelos setores de Inteligência do Estado e pela própria Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus).Transferido Jussivan estava recolhido no Presídio Federal de Segurança Máxima de Campo Grande, no Estado do Mato Grosso do Sul, desde 4 de março de 2008, exatamente no mesmo dia em que prestou um longo depoimento à Justiça Federal, em Fortaleza, e confessou ter participado do crime. Sua permanência aqui durou somente 20 horas, desde o seu desembarque, procedente de Brasília, ao voo num jatinho da PF que o levou para Mato Grosso do Sul. A mesma aeronave trouxe o bandido de volta ao Ceará há três semanas.

Aqui mesmo ele cumprirá sua pena. Seu próximo endereço deverá ser a penitenciária que está sendo construída no Município de Pacatuba. Mas, até lá, ele é mantido sob rigorosa vigilância, já que, há duas semanas, surgiram indícios que poderia fugir mais uma vez. Um plano para resgatá-lo ainda está sendo investigado, também de forma sigilosa, pelas autoridades policiais.O retorno do bandido ao Ceará vinha sendo pleiteado desde 2008 pelos seus advogados de defesa. A advogada criminalista Erbênia Rodrigues, em entrevista ao Diário no dia 5 de março daquele ano, já falava que a transferência de ´Alemão´ para o Mato Grosso do Sul "dificultava bastante o trabalho da defesa". Ela então, requereu ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife (PE), o retorno de seu cliente para o Ceará.Desde então, a Justiça Federal analisava os pedidos da defesa.

A volta do bandido para o seu Estado de origem passou também pelo crivo da Polícia Federal, já que a instituição não negava sua preocupação diante da fragilidade do sistema penitenciário do Ceará. Para prender ´Alemão", a PF levou quase três anos de investigações, até, finalmente, capturá-lo, em Brasília, no dia 26 de fevereiro de 2008. Antes, ele foi ´rastreado´ pela PF em vários Estados por onde passou, até, finalmente, ser detido no Distrito Federal.Mas ´Alemão´ já era fugitivo do Ceará desde 1999, quando foi acusado de ter participado do assalto contra a sede de uma empresa de segurança privada, de onde foram roubados cerca de R$ 9 milhões, até então, considerado o maior roubo (em valores) ocorrido no Estado.

Ao ser trazido de Brasília, em 2008, o bandido veio acompanhado de dois homens considerados pela PF seus ´laranjas´.ISOLADO NA CELARecolhido na CPPL III, em Itaitinga´Alemão´ está recolhido na Casa de Privação Provisória da Liberdade III, em Itaitinga. Trata-se da mais nova unidade prisional do Estado do Ceará, com capacidade para 950 presos, mas que, atualmente, tem cerca de 600. Este fato teria sido um dos motivos que levou as autoridades a decidir por mantê-lo ali.

Mesmo assim, os riscos de uma fuga não foram descartados, diante dos indícios de que ´Alemão´, assim como os demais integrantes da quadrilha que atacou o BC de Fortaleza, em 2005, seria integrante da organização criminosa paulista Primeiro Comando da Capital (PCC) que tem protagonizado pelo Brasil afora fugas espetaculares de bandidos considerados de altíssima periculosidade.IsoladoAs autoridades confirmam que, o acusado foi trazido de volta para o Ceará também por ter expirado o prazo de sua permanência legal no Presídio Federal de Segurança Máxima do Mato Grosso do Sul. Normalmente, o Conselho Penitenciário Nacional (Copen) tem recomendado o ´isolamento´ dos presos por apenas um ano, com exceção para chefes de quadrilhas que representam perigo para a Segurança Pública de seus Estados de origem, como no caso o traficante carioca ´Fernandinho Beira-Mar´ e outros delinquentes da mesma periculosidade.

"Ele já está condenado pela Justiça Federal e, portanto, pode cumprir a pena em seu Estado de origem", explicou, ontem, à Reportagem, o coordenador adjunto do Sistema Penal cearense, coronel PM Taumaturgo Granjeiro. Segundo ele, a volta do bandido ao Ceará nada tem a ver com a ´Operação Retorno´, anunciada, recentemente, pelo Ministério da Justiça (MJ). Segundo o oficial, outros delinquentes que haviam sido transferidos do Ceará para outros Estados já voltaram para Fortaleza e estão recolhidos em unidades prisionais diferentes, como o Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), o Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II (o IPPOO II) e as três Casas de Custódia (Casas de Privação Provisória da Liberdade).

Entre os bandidos que retornaram ao Ceará destacam-se o português Luís Miguel Melitão (autor de chacina) e o assaltante ´Fabinho da Pavuna´.Cadeia forte24 meses foi o tempo que ´Alemão´ passou detido no Presídio Federal de Segurança Máxima no Mato Grosso do Sul. Ali estão bandidos famosos como ´Fernandinho Beira-Mar´DEPOIMENTOAssaltante confessou o crime diante da Justiça"Participei do crime". Com estas palavras Antônio Jussivan Alves dos Santos, o ´Alemão´, confessou, no dia 4 de março de 2008, seu envolvimento no ataque ao cofre-forte do Banco Central, em Fortaleza, em agosto de 2005. A confissão aconteceu durante audiência realizada na Justiça Federal, nesta Capital.

A audiência foi comandada pelo juiz federal Danilo Fontenelle, que presidiu o processo em torno do fato. Mas, como já era esperado, e foi antecipado pelo Diário do Nordeste, Jussivan não apontou nenhum comparsa e, além disso, negou ser membro da facção PCC.´Alemão´ disse ainda que, dos R$ 164,8 milhões furtados dos cofres do BC, ficou com ´apenas´ R$ 5 milhões. Parte desse dinheiro foi utilizado para a compra de casas, fazendas, veículos e gado em Estados como o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins. FERNANDO RIBEIROEDITOR

Marido mata esposa com mais de 20 facadas em Fortaleza

Uma mulher foi morta com mais de 20 facadas pelo marido, na noite desta quarta-feira, 21, em uma residência do bairro Cambeba, em Fortaleza.

De acordo com vizinhos do casal, após esfaquear a companheira, Maria do Socorro Pereira, de 30 anos, João Nivaldo tentou se matar, mas foi impedido pela Polícia. Ele foi levado pelo Samu ao Instituto Doutor José Frota (IJF) e não corre risco de morte.

Pessoas próximas ao casal informaram que João Nivaldo sofria de alcoolismo e tinha saído recentemente de uma clínica de reabilitação. (O POVO Online)

BRASIL RECEBE MAIOR CONFERÊNCIA MUNDIAL ANTIDROGAS

AVISO DE PAUTA - CADASTRAMENTO DE JORNALISTAS

Brasília-DF - O Rio de Janeiro recebe entre os dias 27 e 29 de abril a IDEC (International Drug Enforcement Conference). É a maior conferência mundial antidrogas, que contará com a participação de representantes de cerca de 90 países. O evento é organizado pela Polícia Federal e pela DEA (Drug Enforcement Administration), a agência antidrogas dos Estados Unidos. A IDEC é realizada anualmente, e pela terceira vez acontece no Brasil.

A imprensa terá acesso à cerimônia de abertura (dia 27) e à coletiva de imprensa que será concedida no final do evento (dia 29). Para isso, os jornalistas deverão realizar cadastramento prévio até as 17h de amanhã, 23 de abril, pelo e-mail:
dcs@dpf.gov.br, com as seguintes informações:

Nome completo
Empresa em que trabalha
Informar no campo do email "assunto" : cadastramento

Participarão da coletiva de imprensa o Diretor Geral da PF, Luiz Fernando Corrêa, e a Administradora da DEA, Michele Leonhart.

Acesse o release complete sobre o evento no sítio da Agência de Notícias da Polícia Federal:
www.pf.gov.br/agencia

Serviço:

International Drug Enforcement Conference - IDEC
Hotel Windsor Barra, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro/RJ
Horário:
- Cerimônia de abertura: 09h às 10h30
- Coletiva de Imprensa: 11 horas

PM desmonta “O Disque Droga” no Pacoval

A polícia conseguiu desbaratar, na manhã da última terça-feira (21) e na madrugada de quarta, três grupos de traficantes que agiam nos bairros Buritizal, Pacoval e Santa Rita. Segundo a polícia, em um dos casos os traficantes operavam uma espécie de “Disque Droga”, onde o produto era negociado por telefone celular e entregue na porta da casa dos viciados de plantão. Todas as operações foram realizadas pela Companhia de Radiopatrulha Motorizada (CRPM).

A central recebeu uma denúncia anônima na manhã de terça-feira sobre dois homens que estariam usando um carro Pálio de cor branca para fazer entrega de substância entorpecente no bairro pacoval. Duas guarnições empreenderam diligências e localizaram o veículo suspeito na esquina da São Paulo com avenida Rio Grande do Norte. No interior do automóvel estava Salomão Mendonça Costa, de 27 anos, flagrado com cerca de 45 papelotes de cocaína no bolso da bermuda, e Oziel Santos dos Santos, 27 anos, que dirigindo o veículo. Oziel foi acusado pelo comparsa de ser o dono do produto. Eles foram conduzidos à delegacia, onde foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e ao final remetidos à penitenciária.

A equipe do sargento Alencar, da CRPM, estourou mais dois pontos de venda de droga na zona Sul da cidade. Cinco homens foram presos e dois adolescentes apreendidos nas duas investidas. Por volta de 1 hora, a equipe suspeitou da atitude de quatro indivíduos que estavam na esquinada avenida Guarany com a rua Santos Dumont, no bairro Buritizal, e fizeram a abordagem. Messias Marques da Silva, de 23 anos, ex-detento, e o Ilton de Souza Miranda, 24 anos, além dos adolescentes J. P. F, 16, e R. P. C, de 17 anos, foram flagrados com 22 cabeças de crack.

A segunda operação ocorreu às 2h30 na rua Paraná, no bairro Santa Rita. A mesma guarnição prendeu o Felipe da Penha Ferreira, de 20 anos, Misanildo Pereira Tavares, de 20, e o Adelson de Moura Silva, de 18. Em poder deles, a polícia localizou nove pedras de crack e a quantia de R$ 170,00, que a PM suspeitar ser provenientes da venda da droga. Os menores foram levados à Delegacia Especializada de Investigação de Atos Infracionais (Deiai) e os maiores seguiram para a seccional de flagrantes do Pacoval, onde foram indiciados.

“Operação Start” da Polícia Militar gera polêmicas

Na tarde da última terça, um suposto assaltante foi morto pela PM em operação na “Passarela do Coqueiro”

Abordar o cidadão em locais inesperados e sem qualquer justificativa, como está sendo feito na “Operação Start” da Polícia Militar, tem gerado polêmica nas cidades de Macapá e Santana. Há relatos de constrangimento e maltrato (truculência) por parte de policiais durante as abordagens. A população tem se mostrado desfavorável a este tipo de atuação. De acordo com um mototaxista, a operação veio para piorar a má fama que tem a PM. “Os policiais são treinados para lidar com bandidos e não com o cidadão”, disse o munícipe. O objetivo da “Start”, segundo o comando, é aumentar a “ostensividade” para coibir as ações criminosas que possam ocorrer em todos os bairros de Macapá e Santana. Mas agora a população não se sabe o que é pior, ser abordado por um assaltante ou por um policial.

A ordem para deflagrar a operação foi proferida no último dia 15 deste mês pelo comando geral. A fiscalização está sendo focada no trânsito, na identificação de pessoas e na busca de veículos. No final da tarde ontem (21), um suposto assaltante foi morto a tiros por policiais militares. Na ocasião do roubo, a vítima que prefere não ser identificada, afirmou que foi coagida mediante ameaça por dois elementos armados e teve a moto roubada. A Polícia Militar foi acionada e através de informações da vítima começou a suspeitar de um indivíduo que residia no bairro Buritizal, num local conhecido como “Passarela do Coqueiro”, na zona Sul da cidade. Segundo informações da polícia, durante a operação, houve resistência e troca de tiros. O suspeito de prenome Elton foi alvejado pelas costas com dois disparos, um na cabeça e outro na altura do peito.

Este tipo de tratamento dado aos bandidos é considerado uma resposta de treinamento, onde o policial é orientado a agir com segurança e cautela nas abordagens, e revidar somente quando estiver sob ofensiva, sendo que a reação deve ser proporcional. Essa mesma orientação é dado aos PM’s participam da “operação Start”, cerca de 90. No caso do suposto bandido, um tiro na cabeça e outro na altura do peito teriam sido proporcionais, assim como em várias outras trocas de tiros entre polícia e bandido que terminaram em morte. A quantidade de denúncias e reclamações que chegam à Promotoria da Cidadania sobre possíveis excessos e truculência na atuação da PM é exorbitante.

Muitos cidadãos estão se sentindo desrespeitado com as abordagens que são feitas em pontos aleatórios. Pais de família vêm sendo tratados como se tivessem acabado de assaltar um banco. O comandante geral da PM, coronel Marcos Vasconcelos, foi procurado para comentar sobre o feedback da população, mas por conta do ferido de ontem (21) foi possível encontrá-lo. A “Operação Start” consiste na abordagem de motociclistas, pedestres, ciclistas e condutores de veículos e ações que são executadas pelo 1º, 2º, 4º e 6º Batalhões, com apoio das unidades Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão Ambiental e Companhia de Trânsito, homens altamente treinados para operações de alto risco.

Menina de 9 anos vítima de capotamento (março deste ano)


Na tarde do dia 1º de março deste ano, um grave capotamento ocorreu no bairro Central de Macapá.
Três pessoas ficaram feridas, dentre elas uma criança de 9 anos. Kelly Brito viajava no banco de trás do veículo Gol conduzido pelo pai, Aécio Brito.
O acidente aconteceu há algumas quadras da escola onde a menina estudava. O pai, a mãe e a menina não correram risco de morte.

Visitante de nº