Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

IAPEN: Guerrilha entre facções termina com um baleado

Facções do F1 e F2 entraram em confronto. Houve apenas um disparo de arma de fogo, mas o autor não foi identificado.


Segundo o BOPE, cerca de 250 presos de duas facções rivais, uma do pavilhão F1 (o Punição) e outra do pavilhão F2, entraram em confronto por volta de 17 horas da última segunda-feira (06). O Batalhão de Operações Especiais (BOPE) foi acionado, juntamente com a Companhia de Radiopatrulha Motorizada (CRPM) e o 6º Batalhão, para conter o motim. O detento Jean de Oliveira Maciel conhecido por “Gel” foi baleado durante o tumulto, mas sobreviveu.

Aproximadamente 100 presos do F1 e mais 150 do F2 eles estavam soltos numa área entre os dois pavilhões. Eles estavam se confrontando com uso de estoques antes da chegada do BOPE. Cerca de 30 homens participaram dessa operação de manter a ordem e reconduzir os detentos de volta às celas. A desordem terminou com um detento do F1 baleado nas costas. Jean de Oliveira Maciel, 24 anos, conhecido por “GEL” foi alvejado e conduzido ao HE, mas passa bem, e voltou à penitenciária algumas horas depois de ser medicado.
De acordo com o comandante da Operação, Major Rômulo/BOPE, o autor do disparo não foi identificado por falta de tempo para realizar a vistoria minuciosa nas celas. “Nós não tivemos como fazer a revista nas celas porque estava perto da noite, e a luminosidade era baixa. Por isso a arma de fogo não foi encontrada”, afirmou.
Um dos agentes do grupo de operações da penitenciária declarou no Ciosp do Pacoval que a rivalidade aumentou depois da morte do Felipe Alves da Silva Filho, vulgo Satanás. Ele foi encontrado morto com várias estocadas, por volta de 21 horas do dia 30. A Polícia Civil indiciou oito detentos por esse homicídio.
Para o Major Rômulo, os conflitos têm a ver com disputas de facções rivais pelo domínio do tráfico de drogas dentro do presídio. “Os presos, dessa vez, danificaram algumas celas, quebraram cadeados, e nós fomos acionados para contê-los até que novos cadeados fossem providenciados, depois os conduzimos de volta às celas por volta 20 horas. A falta de iluminação não favoreceu para que fosse feita uma busca. A arma não foi encontrada”, declarou o Major.
Foto do major Rômulo: “A falta de iluminação não favoreceu para que fosse feita uma busca”.
Foto do BOPE dentro do presídio: Cerca de 30 homens participaram dessa operação de conter o motim.

Assaltantes: Bope desmantela quadrilha chefiada por uma Policial Civil


Suellen Barbosa Andrade, 26 anos, é policial civil e estava dirigindo o automóvel usado durante o assalto.

O Batalhão de Operações Especiais (BOPE) desmantelou mais uma quadrilha de assaltantes. Dessa vez, a Policial Civil, Suellen Barbosa Andrade, é suspeita de envolvimento com a quadrilha. Ela foi detida em Santana, junto com o restante do grupo, quando conduzia o veículo usado no Roubo. No interior do Siena havia dinheiro, vários produtos roubados e duas armas de fogo.

O Fiat Siena, de placa NEX 1183, foi abordado pela viatura 189 da ROTAM próximo da praça cívica de Santana. Quatro pessoas estavam no interior junto com a condutora Suellen. O veículo foi identificado a partir de informações repassadas pelas vítimas, Francisco e Naiá, ao CIODES. De acordo com o sargento Sullyvan, comandante da equipe, os indivíduos ainda tentaram reagir à abordagem, mas foram imobilizados e algemados.

O assalto ocorreu por volta de 16 horas em um mini Box, de propriedade da senhora Naiá de Brito, no bairro Marabaixo III. Duas equipes da ROTAM foram deslocadas até o endereço, rua 18 daquele bairro. Após várias diligências pela área, uma das guarnições se dirigiu para Santana, onde obteve êxito na prisão dos suspeitos.


Além da Suellen, foram presos também o Walace Fonseca Barbosa, o Dian Ramon Modesto Frasão, Raimundo Pestana Queiroz e o Caldeci Dias de Freitas. As armas de fogo e o dinheiro roubado foram recuperados, e os infratores já estão no IAPEN. (Carlos Lima)

Visitante de nº