Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Vou por aqui fazendo a minha parte. pelo menos três gatinhos pingados que acompanham diariamente este blog se sentirão mais humanos depois de ver todas as imagens que serão postadas nos próximos dias.

Presidente do TJAP conclui nova visita às Comarcas do Interior do Estado

O Presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), Desembargador Dôglas Evangelista Ramos, já concluiu a viagem de quatro dias que empreendeu, a partir da quarta-feira, 14 de abril, a duas Unidades Judiciárias do Estado. Esta visita do Desembargador-Presidente às Comarcas do Interior amapaense iniciou-se pelo município de Oiapoque, a 580 km da Capital, estendendo-se depois à cidade de Calçoene.

Em todas as oportunidades o Desembargador-Presidente encontrava-se em companhia de sua comitiva composta por Dra. Apolônia Ferreira, pelo Diretor-Geral do TJAP, Veridiano Colares, Diretora do Fórum da Comarca de Macapá, Juíza Stella Simonne Ramos, assessora jurídica Nadia Amanajás do Nascimento e outros assessores.

Município de Oiapoque

No município de Oiapoque, o Presidente do Poder Judiciário amapaense, visitou o Fórum da Comarca, onde foi recepcionado pelo Juiz Titular Ailton Marcelo Vidal, lá verificou que a unidade judiciária necessitava da instalação de mais uma Vara Criminal devido ao crescimento do município e da população que consequentemente impulsionou o aumento da demanda. “No segundo semestre deste ano creio que teremos que instalar uma nova Vara. Devido ao crescimento do município fica difícil para apenas um juiz dar conta da área cível e criminal, Juizado Especial e também Juizado da Infância e da Juventude. Para sanar esses problemas tomaremos providências que gerem soluções”, disse o Magistrado.

Ainda no município de Oiapoque o Presidente visitou a Delegacia da Polícia Federal. Ao ser recepcionado pelos agentes federais, o Magistrado recebeu uma insígnia do Comandante La Gendarmerie Outre-Mer, responsável pela fiscalização na área fronteiriça da Guiana Francesa. Dando continuidade as suas ações, o Desembargador-Presidente seguiu para a Prefeitura, onde foi recepcionado pelo Prefeito. Na ocasião ambos discutiram assuntos referentes a situação do município, na Câmara dos Vereadores participou de uma sessão extraordinária promovida pelos vereadores em caráter de boas vindas. A visita aos referidos Órgãos consistiu em mostrar a satisfação que o Poder Judiciário tem em manter uma boa sintonia com os poderes que comandam a região.

Em Calçoene

Em Calçoene, na visita que fez ao Fórum da Comarca, a Juíza Titular Aline Almeida deu boas vindas ao Presidente que fez questão de verificar os problemas existentes em toda a estrutura da unidade judiciária. Em seguida, o Desembargador-Presidente também visitou a Prefeitura do município onde versou com a prefeita, Lucimar da Silva Lima, e sua assessoria jurídica, assuntos voltados ao benefício da população. Na oportunidade os vereadores fizeram um apelo ao Presidente do TJAP, Desembargador Dôglas Evangelista, para que, o Magistrado transmitisse ao Governo do Estado o pedido de liberação de verbas para a conclusão da obra do prédio da Câmara dos Vereadores que encontra-se paralisada por falta de recursos financeiros.

Benefícios

A visita do Presidente do Tribunal de Justiça, já reflete benefícios futuros em prol da população. A Comarca de Oiapoque vai ganhar uma nova Vara Criminal no segundo semestre deste ano. Em Calçoene será implantado um projeto na área social de inclusão de menores e o prédio de Lourenço será restaurado.

“Nossa visita às Comarcas do Interior teve como principal objetivo fazer um levamento de dados de tudo aquilo que a população necessita em caráter de prioridade, para agirmos de forma que, a Justiça não chegue depois, e sim, em primeiro. Prevenindo e levando a solução de possíveis problemas”, concluiu o Presidente do Poder Judiciário amapaense.

Polícia acha novo tipo de chupa-cabra sofisticado

O aparelho ilegal possui uma microcâmera e duas baterias eletrônicas


Um equipamento de alta tecnologia para armazenagem de dados de cartões magnéticos e gravação de senhas foi apreendido pela Polícia em mais um caixa eletrônico de Fortaleza. Desta vez, o artefato estava acoplado a uma máquina de autoatendimento de um hipermercado na Aldeota, que tinha sido utilizada por diversos correntistas do banco até a descoberta.A apreensão ocorreu na última sexta-feira.

O equipamento estava instalado no caixa eletrônico de maneira muito discreta. "Ficamos impressionados", destacou o delegado Jaime Paula Pessoa, titular da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF), acostumado a fazer a apreensão deste tipo de objeto.

O mecanismo funcionava da seguinte maneira: na leitora de dados da máquina, um dispositivo do tipo ´chupa-cabra´ foi colocado pelos estelionatários. Todo confeccionado de ferro e com detalhes que lembravam o do banco em questão, o dispositivo gravava em um chip todos os dados da tarja magnética dos cartões ali inseridos. Em cima da máquina, por um milimétrico furo, uma microfilmadora digital filmava a senha.

Operação da PM deixa três mortos no Rio

Três pessoas morreram em uma operação de Policiais Militares do 14º BPM (Bangu), na Vila Aliança, em Bangu, na Zona Oeste do Rio. O objetivo da operação é caçar o traficante Márcio José Sabino Pereira, conhecido como Matemático. Ele está foragido desde o fim do ano passado, quando saiu da prisão para visitar a família e não voltou. Matemático seria o chefe do tráfico de drogas na Vila Aliança e na Favela da Coréia.

Houve intensa troca de tiros na chegada dos policiais à comunidade. Uma pessoa foi baleada e levada para o Hospital Albert Schweitzer, em Realengo, mas não teria resistido aos ferimentos e morreu. Os outros dois mortos foram carbonizados dentro de um Siena, que foi alvejado por PMs após uma colisão com o caveirão. O veículo explodiu e está em chamas. (Extra Online)

Belém de Maria (PE) registra 40 tremores de terra em dois dias

Do Folha Online

Os moradores da cidade de Belém de Maria, em Pernambuco, foram surpreendidos por diversos tremores de terra que atingem a região desde a noite de domingo (23). Segundo o laboratório de Sismologia da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), até as 11h desta terça já tinham sido registrados 40 tremores.

De acordo com Heleno Carlos de Lima Neto, técnico em sismologia da universidade, o primeiro tremor atingiu 2,8 graus de magnitude e foi sentido às 20h40 de domingo. Depois disso, foram registrados diversos outros tremores de magnitude inferior, com exceção de um registrado as 19h07 de ontem, que também atingiu a escala de 2,8 graus.

O técnico Eduardo Alexandre de Menezes, também da universidade, explica, porém, que o registro de tremores de terra de baixa intensidade no Nordeste são comuns, já que a região tem intensa atividade sísmica. Normalmente, tremores a partir de 1,5 grau de magnitude já podem ser sentidos pela população, segundo a UFRN.

Segundo Lima Neto, a causa dos tremores ainda será determinada. Ele afirmou que técnicos da universidade devem instalar estações de medição na região, entre as cidades de Belém de Maria e Cupira na quarta-feira, o que deve dar mais precisão nos dados obtidos até agora.

No mês passado, a cidade de Alagoinha (PE) chegou a registrar mais de 60 tremores de terra em um período de uma semana. O mais forte chegou a 3,2 graus de magnitude. Em fevereiro, outras três cidades de Pernambuco também foram atingidas por tremores de 2,4 graus de magnitude.

Estado não deve ser responsabilizado por suicídio de pedreiro de Luziânia (GO)

Do UOL Notícias - Em São Paulo

A par da fragilidade do sistema carcerário brasileiro, a morte do pedreiro Adimar Jesus, 40, assassino confesso de seis jovens de Luziânia (GO), se confirmada como suicídio, não deve acarretar responsabilidade, nem futura indenização por omissão ou negligência por parte do Estado.

O IML (Instituto Médico Legal) de Goiânia informou nesta segunda-feira (19) que a perícia realizada no corpo do pedreiro constatou “morte por asfixia”. A polícia continua as investigações, e o procurador-geral de Justiça de Goiás, Eduardo Abdon Moura, determinou que dois promotores acompanhem a apuração, entre eles, Ricardo Rangel, de Luziânia, que acompanhou todo o caso.

"Primeiro queremos ver esses laudos para saber se vai ser preciso fazer algum exame adicional e, só depois, o corpo poderá ser liberado [pelo IML]", disse Rangel.

De acordo com a polícia, Adimar, que estava isolado em uma cela, enforcou-se no domingo (18) com tiras arrancadas do forro de um colchão na Denarc (Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos) de Goiânia, onde estava preso havia oito dias, desde que confessou as mortes. Segundo depoimentos, ele teria chegado a negar a outro preso que tivesse a intenção de se matar.

Se confirmada essa versão, o Estado não tem responsabilidade sobre a morte. “É prematuro avaliar, mas, essa morte parece ter partido de uma conduta exclusiva, única, do preso. Em tese, cabe responsabilização do Estado se for comprovada a imprudência, a negligência ou omissão, por exemplo, quando o preso é assassinado na cadeia. No caso do suicídio, é preciso analisar caso a caso para delimitar essa responsabilidade”, afirma Leonardo Pantaleão, advogado criminalista e professor do Complexo Jurídico Damásio de Jesus.
Juiz agiu certo ao soltar assassino?

Segundo o criminalista, o Estado poderia responder pelo suicídio se já houvesse alguma notícia de que o preso teria essa intenção ou se objetos deixados em posse do acusado tivessem ocasionado a morte. Nesse caso, o presidiário deveria ser monitorado. Já no caso de Adimar, o especialista avalia que, ao que tudo indica, não houve negligência: “Não há como exigir um monitoramento 24 horas do preso.”

Para o presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ophir Cavalcante, seja suicídio ou homicídio, a morte do pedreiro reacende a discussão sobre a fragilidade do sistema carcerário.

“Um sistema, infelizmente, falho e desumano que acaba estimulando o crime ao invés de proporcionar a recuperação do apenado. Agora não mais teremos uma só investigação sobre as circunstâncias que levaram um juiz a liberar um psicopata, mas outra, para saber como esse psicopata, depois de assassinar seis garotos, morreu sob a vigilância do Estado”, afirma.
Assassino de jovens estava em condicional

A maior polêmica do caso, no entanto, continua a ser a soltura do pedreiro. O juiz que concedeu a condicional, Luiz Carlos de Miranda, da Vara de Execuções Penais, afirmou que agiu dentro da lei. Para Mozart Valadares Pires, presidente da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), “independentemente do episódio específico, há aperfeiçoamentos que precisam ser desenvolvidos para melhorar a prestação jurisdicional”.

“A cada novo crime bárbaro, volta-se a discutir a necessidade de reforma da legislação penal, cujo projeto está em tramitação no Senado Federal aguardando uma decisão dos senhores parlamentares. Em termos estruturais, é preciso ainda melhorar as condições para os profissionais do sistema carcerário emitirem laudos que reflitam a real situação dos acusados e os mecanismos de acompanhamento do cumprimento de liberdade condicional”, disse Valadares por meio de nota oficial.

“É claro que o sistema prisional no Brasil é totalmente equivocado, e o preso dificilmente alcança seu objetivo, da ressocialização. Esse caso é uma prova inequívoca disso. Mas ligar esse suicídio diretamente a essa fragilidade só em uma análise preliminar. Se fosse assim, quantos presos nós temos? É preciso analisar todas as condições e, então, chegar a uma conclusão”, finaliza Pantaleão.

Homem é morto ao tentar invadir prédio da PF em Belém

Um homem aparentando ter entre 25 e 30 anos, foi baleado e morto na noite de domingo, após ter invadido o terreno da Associação dos Servidores da Polícia Federal, localizado na esquina da avenida Almirante Barroso com a passagem Pires Franco, no bairro do Souza, em Belém.

Levantamentos feitos pela equipe da Divisão de Homicídios da Polícia Civil apontam que o rapaz invadiu o terreno após ter assaltado um pedestre, por volta das 22h.“Esse elemento não identificado adentrou o prédio da Polícia Federal, possivelmente, fugindo de um assalto que realizou minutos antes. Ao ser abordado por um vigilante de uma empresa privada que presta serviços à PF, desferiu vários disparos”, disse o delegado Eliézer Machado, da Divisão de Homicídios.

Ainda de acordo com as primeiras investigações feitas pelos policiais civis, o invasor foi alvejado por um agente da PF que estava no prédio da associação. Mesmo baleado, o invasor correu alguns metros e conseguiu escapar do terreno por um buraco no muro. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu em via pública, na passagem Pires Franco.

Um revólver calibre 32 foi encontrado próximo ao local onde o rapaz foi baleado. É provável que o tiro que vitimou o invasor tenha sido disparado pelo policial federal Clóvis Tadeu de Mesquita Junior. O agente da PF se apresentou espontaneamente à Seccional de São Brás, onde prestou depoimento à delegada Cristina Capucho.

A delegada Cristina pediu levantamento do local e remoção do corpo, para o Centro de Perícias “Renato Chaves”.Segundo a delegada, será aberto inquérito policial para esclarecer tudo em torno da morte do desconhecido que, por todo o dia de ontem, não foi identificado no Centro de Perícias. (Diário do Pará)

Macapá registra mais de 650 assaltos em três meses

Com a pressão da polícia, as quadrilhas procuram novas formas de agir, e a prática do assalto vai ficando cada vez mais violenta

A cidade de Macapá registrou mais 650 roubos - popularmente conhecidos por assalto - em três meses. É o que mostra um levantamento feito pelo setor de estatística da Delegacia Geral de Polícia Civil do Amapá. Os números são referentes a janeiro, fevereiro e março deste ano e mostram um aumento de 15,5% em relação ao mesmo período de 2009. Em Macapá, predominam três “tipos de crime”: as “saidinhas de banco”, os roubos a residências e os crimes contra propriedades rurais. No último domingo (18), um empresário de 31 anos perdeu R$ 120 mil para um grupo de assaltantes em sequestro relâmpago na zona sul da capital.

Os casos de latrocínio (assalto seguido de morte) também aumentaram neste período de 2010. Foram registrados quatro casos, dois a mais do que no mesmo período de 2009. O número de mortes na capital por consequência de assaltos chegou a 9 no ano passado. Embora as tentativas de roubo - assaltos frustrados por intervenção da polícia ou da própria vítima – tenham diminuído este ano, isso não quer dizer que algo melhorou na segurança pública do Estado. Quando o número de tentativas caiu, relativamente o número de assaltos consumados aumenta, ou seja, a cada três tentativas a menos, são três roubos perpetrados com sucesso pelo bandido.

No final de março, uma quadrilha invadiu uma chácara na rodovia Duca Serra e levou um cofre com cerca de R$ 4 mil. Na madrugada do último domingo, um crime com as mesmas características foi perpetrado no bairro Buritizal. O empresário Patrick Portal dos Santos foi rendido por quatro homens armados na garagem de sua casa durante a madrugada. A Polícia suspeita que ambos os roubos tenham sido perpetrados pelo mesmo grupo. Trata-se de uma quadrilha marginais especializados em assaltos a residências, que atuam em Macapá há bastante algum tempo. Segundo o empresário, todos estavam encapuzados e armados com revólveres. O crime está sendo investigado pela Delegacia Especializada na Investigação de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP) da Polícia Civil.

Relacionando os dados com outros períodos, é plausível afirmar que Macapá nunca esteve tão violenta. Em 2009, foram registrados exatamente 2.488 casos de roubo, para 77 tentativas e 9 latrocínios. O ano de 2010 promete ser um dos piores dos últimos cinco anos. Confira o gráfico feito pela Polícia Civil.

Último grande
O empresário estacionou o veículo em frente a sua residência às 5 horas da madrugada. Antes mesmo de descer, ele foi rendido por dois dos criminosos. Sob a mira do revólver, foi conduzido para o interior da residência, onde foi amarrado e agredido a coronhadas. Com a arma apontada para a sua cabeça, ele não ofereceu resistência e obedeceu às exigências dos criminosos, revelando o local onde ficava o cofre. A quadrilha fugiu usando o carro da vítima. Após embarcar o cofre, seguiram com o empresário para uma área escura e deserta no bairro Marabaixo III. Lá, ele vítima foi novamente espancado. Cerca de R$120 mil foram levados, além de algumas jóias e um celular. O carro, bem como o empresário foram deixados na rua Clodóvio Coelho no bairro do Trem.
A vítima compareceu à delegacia de polícia da área e registrou o boletim de ocorrência. A polícia até o momento não tem pistas dos assaltantes. O que se sabe é que o assalto foi planejado e que os bandidos o seguiram até a residência. Eles teriam sido devidamente informados sobre a quantia que o empresário tinha em poder.

Suspeitas

Quadrilhas vêm investindo neste tipo de roubo há bastante tempo. O crime tem como alvo propriedades e estabelecimentos comerciais afastados da área urbana ou em bairros periféricos. O alvo se torna fácil pela falta de policiamento nas estradas e na maioria das vezes, a escuridão em alguns pontos da cidade e o horário de atuação facilitam a prática do crime. O caseiro de uma chácara assaltada em Março passado informou que não identificou os bandidos porque todos estavam encapuzados. A polícia acredita que a quadrilha seja a mesma tanto no roubo à chácara quanto no assalto ao empresário.

A propriedade que fica localizada na rodovia Duca Serra foi alvo de assaltantes no último dia 23 de março. A Chácara denominada Canto Verde que pertence ao ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Luis Fernando Pinto, de viagem para a Europa na época, foi invadida por três homens durante a noite. O roubo teve início por volta de 22h. Caseiro e esposa estavam na casa e foram rendidos.

O Batalhão de Operações Especiais (Bope) informou que os bandidos permaneceram por cerca de duas horas dentro da propriedade a procura de armas, jóias e dinheiro, que estariam dentro de um cofre. Ainda segundo o Bope, sete armas de fogo, entre rifles, revólveres e uma pistola PT 380, foram levados, além do cofre com jóias. As vítimas foram amarradas, amordaçadas e mantidas trancafiadas em quarto durante toda a ação da quadrilha. A polícia foi informada por volta de 1 hora da madrugada, quando o caseiro conseguiu se libertar. Equipes da Rotam – Ronda Tática Motorizada, do Bope, chegaram a fazer rondas à procura de suspeitos, mas ninguém foi preso.

Estudante é arrastado e morto por caminhão baú na Zona Norte


Tarcísio Oliveira foi atropelado e arrastado por um caminhão baú no bairro Jardim Felicidade. O condutor ainda não foi identificado


Foi enterrado na tarde de domingo (18), o corpo do adolescente Tarcísio Oliveira dos Santos, de 16 anos. Ele foi atropelado na última sexta-feira (16) na zona Norte da capital quando retornava da escola às 22 horas. O velório ocorreu na casa onde ele morava com os pais e os irmãos na avenida Carlos Almeida de Souza, no bairro Novo Horizonte. Segundos a família, Tarcísio foi atropelado e arrastado por um caminhão baú de cor prata que omitiu socorro.
Pelos detalhes do incidente e com base nos relatos de populares, a polícia presume que o motorista estava embriagado, motivo pelo qual omitiu socorro à vítima.


O adolescente faleceu por volta de 2 horas da madrugada deste domingo na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Especialidades Alberto Lima. Visivelmente abatida, a mãe do menino, Renilda Oliveira, disse que o filho estava consciente e conversou durante todo o trajeto até o Hospital de Emergências (HE). “Ele chegou ainda acordado na enfermaria, mas depois de fazer o exame de raio X, começou a botar sangue pela boca. A partir daí, o quadro dele só piorou”, disse a mãe.
Segundo a família, Tarcísio era um garoto de boa índole e de futuro promissor, estudioso, educado, do tipo que nunca deu “trabalho” aos pais.


O jovem jogava futebol na quadra da escola onde estudava no bairro Jardim Felicidade II. De acordo com a mãe, ele não costumava pegar caminho de volta pelo Jardim Felicidade. Dona Renilda informou que Tarcísio sempre ia e voltava da escola pelo bairro Novo Horizonte, chegava cedo para jantar com a mãe que lhe esperava. “A gente jantava todo dia junto. Ele chegava sempre na hora, não se atrasava. Mas nesse dia ele demorou. Foi quando meu outro filho veio avisar”, conta.


Izael de Oliveira Queiroz, irmão de Tarcísio, foi quem deu a notícia da morte para a mãe. Izael estuda na mesma escola pública onde o irmão estava matriculado (Escola Estadual Maria do Carmo, Jardim II). Ambos retornavam junto, um em cada bicicleta, mas na sexta excepcionalmente decidiram mudar a rota. Por volta de 22 horas, o caminhão desgovernado saiu da pista e atropelou violentamente o jovem. “A rua estava escura e deserta”, comentou Izael. No dia seguinte, restaram somente a mochila o caderno e parte das roupas rasgadas que ele suava durante o incidente. O que mais revolta a família é saber que o condutor do caminhão não prestou socorro ao adolescente e ainda poderia estar dirigindo embriagado. “Tarcísio costumava dizer que iria lutar pelos estudos dele pra ajudar aqui em casa. Agora eu quero justiça. Sei que não vai devolver a vida do meu filho, mas quero que o motorista pague e seja punido pelo crime que cometeu”, suplicou a mãe.


Visitante de nº