Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Belém de Maria (PE) registra 40 tremores de terra em dois dias

Do Folha Online

Os moradores da cidade de Belém de Maria, em Pernambuco, foram surpreendidos por diversos tremores de terra que atingem a região desde a noite de domingo (23). Segundo o laboratório de Sismologia da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), até as 11h desta terça já tinham sido registrados 40 tremores.

De acordo com Heleno Carlos de Lima Neto, técnico em sismologia da universidade, o primeiro tremor atingiu 2,8 graus de magnitude e foi sentido às 20h40 de domingo. Depois disso, foram registrados diversos outros tremores de magnitude inferior, com exceção de um registrado as 19h07 de ontem, que também atingiu a escala de 2,8 graus.

O técnico Eduardo Alexandre de Menezes, também da universidade, explica, porém, que o registro de tremores de terra de baixa intensidade no Nordeste são comuns, já que a região tem intensa atividade sísmica. Normalmente, tremores a partir de 1,5 grau de magnitude já podem ser sentidos pela população, segundo a UFRN.

Segundo Lima Neto, a causa dos tremores ainda será determinada. Ele afirmou que técnicos da universidade devem instalar estações de medição na região, entre as cidades de Belém de Maria e Cupira na quarta-feira, o que deve dar mais precisão nos dados obtidos até agora.

No mês passado, a cidade de Alagoinha (PE) chegou a registrar mais de 60 tremores de terra em um período de uma semana. O mais forte chegou a 3,2 graus de magnitude. Em fevereiro, outras três cidades de Pernambuco também foram atingidas por tremores de 2,4 graus de magnitude.

0 comentários

Visitante de nº