Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Ainda em Mazagão...

No município de Mazagão, a população reclama... o problema tem a ver com a falta de estrutura para funcionamento da agência bancária. De acordo com clientes, desde sexta-feira passada, há dificuldade em efeturar saques e outras operações. Conforme reclamou o cidadão, dinheiro e nem papel exitem nos caixas eletrônicos. Assim o povo padece! Ter dinheiro no banco e não poder usá-lo é fim dos dias...

Segurança Pública em pauta

A reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), que envolve todos os integrantes da Defesa, ocorre hoje (5) às 16h na Politec.

Crisler Samara

Dentre os assuntos em pauta, representantes da Defesa irão falar sobre a possível implantação do quartel do Corpo de Bombeiros no município do laranjal do Jarí; o comandante geral da PM, Cel Gastão Calandrini vai fazer uma abordagem sobre polícia de fronteira; outro assunto a ser discutido, é a Implantação do sistema Afis criminal, onde irão relatar como será usada essa nova ferramenta de trabalho da Defesa Social em benefício da segurança Pública; na oportunidade , a coordenadora geral do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes), Major Vera Lúcia vai apresentar uma análise estatística de solicitações feitas pela população para o Ciodes- 190, referente ao primeiro trimestre de 2009 em comparação ao mesmo período de 2008.
Neste encontro, estarão presentes: secretário de Defesa e Segurança Pública do Estado, Delegado Aldo Alves, comandante geral da Polícia Militar, Cel Gastão Calandrini, Diretora da Polícia Técnico-Científica (Politec) Eliete Borges; Comandante do Bombeiro, Cel Giovani Tavares; Delegado Geral da Polícia Civil, Paulo César; Diretor do Iapen Cel Walcyr Alberto Costa Santos; Superintendente da Polícia Federal, Roberto Maia; Comandante Geral da Guarda Municipal de Macapá,Ten cel Ubiranildo Macedo; comandante do Exército, TC Henrique de Jesus Pedrosa Batista; Superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Insp. Cid Mira Neves Martel; Representante da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Serginaldo Willian.

Por que os médicos têm a letra feia?

Por Ton Costa

De acordo com o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas, em 2007 foram registrados 1.853 casos de intoxicação por erro de administração, que incluem rémedios ou doses erradas. Extima-se que 10% dos erros sejam por "garranjo médico".
Para Florisval Meinão, da Associação Médica Brasileira, a letra ilegível vem da faculdade, quando os estudantes têm de anotar muitas coisas muito rápido durante quase 10 anos de formação. Assim, acabam prejudicando a caligrafia.
Para Reinaldo Ayer, do Conselho Regional de Medicina de São Paulo, o problema se agrava pelo uso de jargões incompreensíveis. Isso leva a casos como o de um paciente de São Paulo que foi comprar remédio para gripe (Dipirona) e acabou levando para o coração (Digoxina).
Fonte: Superinteressante, maio/2009, pag. 39.

3 perguntas para entender...DALTÔNICOS

Postado por Ton Costa

Como eles enxergam?

O principal sintoma é falta de sensibilidade para o vermelho e o verde, que pode variar da confusão até a indiferenciação total entre essas cores. Em casos raros, o daltônico enxerga preto-e-branco.
Como o daltonismo é transmitido?
A deficiência é genética, ligada ao cromossomo X. É por isso que 97% dos daltônicos são homens: como eles têm apenas um cromossomo X, basta que esse seja defeituoso para que a doença se manifeste. Já as mulheres precisam que ter os dois X defeituosos, o que é muito raro. O homem daltônico nunca transmite a deficiência para seus filhos, só para as filhas. Já filho de daltônica é sempre daltônico.

Na prática, qual o problema?
Trauma escolar clássico: pintar o tronco da árvore de verde e as folhas de marrom e levar bronca. Na vida adulta, a dificuldade surge na hora de escolher roupas ou diferenciar luzes em eletroeletrônicos. Problemas mesmo é para quem busca uma profissão que exija o domínio das cores, como designer ou piloto de avião.

Fonte: Revita Superinteressante, maio/2009, pag. 34.

99 Notícias!!!

Direto da Redação parabeniza o apresentador Aroldo Santos e o repórter policial João BoleroNeto pelo show de audiência e aceitação popular ao programa 99 notícias. O povo amapaense agradece todas as manhãs pela boa informação e pela qualidade e competência mostrada pelos companheiros... Parabéns!

A bomba vem lá de Mazagão!

É lá da terra do Marmitão! Polícia envolvida em assaltos? Juiz que mente pra livrar a cara do amigo? Veja na edição de hoje de AGazeta e tire conclusões. Nós já tiramos a nossa... Havia comércio ilegal de munições por lá. Porte ilegal de armas de fogo.... e on final s policiais do Serviço Reservado da Polícia Militar acabaram sendo acusado de assalto. Acompanhe!!!

Visitante de nº