Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

3 perguntas para entender...DALTÔNICOS

Postado por Ton Costa

Como eles enxergam?

O principal sintoma é falta de sensibilidade para o vermelho e o verde, que pode variar da confusão até a indiferenciação total entre essas cores. Em casos raros, o daltônico enxerga preto-e-branco.
Como o daltonismo é transmitido?
A deficiência é genética, ligada ao cromossomo X. É por isso que 97% dos daltônicos são homens: como eles têm apenas um cromossomo X, basta que esse seja defeituoso para que a doença se manifeste. Já as mulheres precisam que ter os dois X defeituosos, o que é muito raro. O homem daltônico nunca transmite a deficiência para seus filhos, só para as filhas. Já filho de daltônica é sempre daltônico.

Na prática, qual o problema?
Trauma escolar clássico: pintar o tronco da árvore de verde e as folhas de marrom e levar bronca. Na vida adulta, a dificuldade surge na hora de escolher roupas ou diferenciar luzes em eletroeletrônicos. Problemas mesmo é para quem busca uma profissão que exija o domínio das cores, como designer ou piloto de avião.

Fonte: Revita Superinteressante, maio/2009, pag. 34.

0 comentários

Visitante de nº