Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Defasagem nos serviços de iluminação do Distrito do Sucurijú gera recomendação do MP-AP

A medida foi expedida pela Promotoria de Justiça da Comarca do Amapá após ação da Justiça Itinerante nas comunidades ribeirinhas do município

Em decorrência das irregularidades constatadas no sistema de distribuição de energia elétrica no Distrito de Sucurijú, no município de Amapá – AP, o Ministério Público expediu na segunda, 10, Recomendação à Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) para a substituição dos postes de madeira por concreto, bem como a substituição da fiação e melhora no serviço de manutenção.
A defasagem dos serviços de iluminação foi constatada pelo promotor de Justiça do Amapá, Anderson Batista, durante a Justiça Itinerante, que percorreu diversas comunidades ribeirinhas do interior do município, entre os dias 3 e 7 de maio.

Segundo o representante do Ministério Público, os postes de madeira e a fiação antiga comprometem a segurança dos residentes da vila. “Recomendei à CEA para que substitua os postes de madeira, já que aqueles estão quase caindo, colocando em risco a segurança da comunidade, bem como a substituição da fiação elétrica, pois já está deteriorada pelo tempo, e é imprópria para o funcionamento do moderno sistema eólico de produção de energia que encontra-se instalado no município”, justifica o promotor Anderson Batista.

A CEA recebeu o prazo de 30 dias para informar à Promotoria de Justiça do Amapá sobre as providências a serem tomadas, uma vez que já existe repasse de verba orçamentária pelo Governo do Estado para a aquisição e para a instalação de postes em concreto. O Distrito do Sucurijú está localizado às margens do Rio Sucurijú, a 120 km do município de Amapá e 220 Km da capital do estado. e possui cerca de 700 moradores. (Camila Ramos)

Operação Alça de Mira: Polícia Federal prende quadrilha de assaltantes em Macapá (AP)

Macapá-AP: Na manhã de hoje, 18.05.10, Policiais Federais da Superintendência Regional do Estado do Amapá (DPF), Policiais do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Estado do Amapá (BOPE) e Policiais Grupo Tático Aéreo da Secretaria de Justiça e Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Amapá (GTA) deflagraram a Operação Alça de Mira na cidade de Macapá, com o objetivo de prender a quadrilha responsável por recentes assaltos no Estado do Amapá.

Durante de dois meses de investigações empreendidas pela Delegacia de Combate ao Tráfico de Armas da Polícia Federal do Amapá, foi identificado o modo de operação da quadrilha: um grupo de presidiários internados no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (IAPEN) comandava o bando e determinava assaltos através do uso de telefones celulares. Do lado de fora as namoradas e companheiras desses presos eram responsáveis pela logística dos crimes, fornecendo armas e munições, escolhendo alvos, guardando o produto do crime, escondendo foragidos e arregimentando os executores. Por fim, um terceiro grupo de homens jovens executava os assaltos.

Terminada a fase de investigações, na manhã de hoje cerca de 85 Policiais Federais, Civis e Militares cumpriram 6 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão preventiva expedidos pela 4ª Vara Criminal de Macapá.

Todos os mandados de prisão foram cumpridos, sendo 4 dirigidos a criminosos já internados no IAPEN.

Além das prisões preventivas, foram realizadas mais 6 prisões em flagrante por posse de armas de fogo e entorpecentes, encontrados nas casas revistadas.

Os presos foram indiciados em diversos delitos, tais quais: roubo (art. 157 do Código Penal – 4 a 10 anos de reclusão), formação de quadrilha (art. 288 do Código Penal – 1 a 3 anos de reclusão), posse ilegal de arma de fogo de uso restrito (art. 16 do Estatuto de Desarmamento – 3 a 6 anos de reclusão) e posse irregular de arma de fogo de uso permitido (art. 12 do Estatuto do Desarmamento – 1 a 3 anos de detenção). (Ascom)
O saldo da Operação Alça de Mira foi:
- 17 prisões realizadas (9 mulheres e 8 homens, 11 preventivas e 6
flagrantes)
- 5 armas (2 pistolas e 3 revólveres) e 1 silenciador apreendidos
- cerca de 41.000 reais e cerca de 11.700 euros apreendidos

Da caixa de comentários:

Por Ádrea Bárbara em "Extra: Chacina Elucidada!!!!!":

"Li,comentários de certo(s) amigo(s) do rapaz que está sendo acusado de chacinar a família Camargo e, creio que não há como negar as provas periciais, muito mesmo demonstrar indignação por isso que ele está passando, sabe pq... Ele não se importou em acabar com uma família linda e destruir o que as pessoas cultivaram durante anos de suas vidas...É indignante, ver uma pessoa posar de "ai gente ele é meu amigo...me desculpe e blábláblá... Pois, eu gostaria que esse certo alguém pensasse mais sobre valores e do que se constrói a vida e quando alguém arranca a facadas e degoladas as vidas que nunca mais verão o sol e nem a brisa do vento em seus rostos... Infelizmente não teremos como vê-los sorrir, enfim... Então caro, guarde pra si comentários infundados, pois este participou de um crime bárbaro e não tem piedade de resguardar a preciosidade que Deus nos deu. Assim se é capaz de ser chamado de "amigo da família" desse jeito nunca mais (leu isso "nunca mais") terão "amigos"."

"Da caixa de comentários":

"É fato que as nossas Leis são arcaicas e precisam ser reformuladas. Mais neste País, só "ladrão de galinha vai para "atrás das grades". Quem tem dinheiro, arranja "enes" advogados para defendê-lo. A pena de morte só vai sobrar para os "PPP".

Prefeitura de Macapá capacita profissionais das Unidades de Saúde

Por Natália Platon/PMM

A Prefeitura de Macapá por meio da Secretaria Municipal de Saúde realiza capacitação para 60 profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde, com o objetivo de implantar no Município o Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (SAVVIS), visando diminuir e eliminar o elevado número de violência sexual em Macapá.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Acidentes e Violência do Município, Alba Calderaro, é importante que se integre cada vez mais a rede de atendimento à vítima de violência sexual. “Os laços com a pessoa vítima deste tipo de violência deve está cada vez mais forte, para que assim, este possa receber um atendimento completo em todos os níveis”, ressalta a coordenadora.

O evento acontece no período de 18 a 20 de maio e conta com palestrantes que fazem parte da equipe da Dra. Zélia Campos, coordenadora da SAVVIS de Manaus. Na ocasião, médicos das áreas de Pediatria e Ginecologia receberão palestra ministrada pelo Dr. Avelar Holanda, consultor do Ministério da Saúde.

A abertura da capacitação será nesta terça-feira, 18, às 8h, no SENAC, localizado na Avenida Henrique Galúcio, nº 1999. O evento é uma parceria entre a SEMSA e a Secretaria de Estado da Saúde, através do Grupo de Atividades e Monitoramento de Agravos por Fatores Externos – GAMAFE.

Cidadão Indignado

Vejam o que chegou por email:

Boa tarde! Estou indignado com o que aconteceu hoje a tarde (14/05/2010), na Loteria Mina da Sorte localizada na Av. Padre Júlio, próximo à praça Nossa Senhora de Fátima.

Um senhor da sociedade amapaense, visivelmente bêbado, queria pagar contas com seu cartão de crédito (alguém já viu alguém pagar contas em loteria com cartão de crédito?) e diante da negativa do caixa, este dito senhor (comunicador) simplesmente quebrou o vidro do caixa e insultou o rapaz com os mais variados palavrões possíveis e imagináveis, diante de uma platéia de pelo menos 30 pessoas (pobres mortais que somos!).

Simplesmente saiu do local caminhando como se nada tivesse acontecido e nós, que assistíamos a tudo, pasmos, fizemos vários chamados para o 190 antes que ele terminasse o show de insultos, mas nenhuma viatura apareceu. Estou indignado com a inconsequência do Senhor R. G (Não é Roberto Góes) diante da possível impunidade e com a ausência da polícia.

Vejam a "sagacidade" deste assaltante

No começo da tarde desta segunda-feira (17), policiais de Radiopatrulha chegaram a tempo de evitar a morte de um assaltante no bairro do Beirol. E. A. O., de 30 anos, foi preso e espancado por moradores revoltos com a onda de assaltos que atinge o bairro. O criminoso foi vítima da fúria popular depois de ameaçar com arma de fogo uma criança de 11 anos durante o assalto frustrado. O alvo dos bandidos foi um mercantil próximo ao Canal do Beirol, na rua Hamilton Silva.

Segundo a comerciante de prenome Adriana, o assaltante atrapalhado, no meio do roubo, deixou cair uma pasta contendo cópias de documentos pessoais como comprovantes de endereço, Carteira Nacional de Habilitação, identidade e CPF. Em seguida, ele fugiu em uma moto com toda a renda e algumas mercadorias. “Uns 10 minutos depois, ele voltou para pegar a pasta, dizendo que era vendedor e que tinha feito negócios com a dona do comércio. Ele só não sabia que eu era a dona. Ele disse que tinha esquecido uns documentos em uma pasta. Foi quando meu marido atacou ele”, conta a proprietária.

"Virou Moda"

O Complexo do Araxá definitivamente deixou de ser um ponto turístico. Afinal que turista seria louco o bastante para frequentar o lugar?

Na semana passada, donos de quiosques denunciaram os abusos que vêm sendo perpetrados por flanelinhas. Agora parece que "virou moda" encontrar corros roubados no estacionamento. No caso da família Camargo, o Renault Clio, que havia desaparecido da casa na noite da chacina, foi achado onde? No Araxá!

Neste sábado, um grande e audacioso assalto ocorrido na casa do empresário Nelton Salomão, rende à quadrilha mais de R$ 500 mil e o carro Pálio Weekend, que foi encotrado onde?? Araxá! A propósito, a zona Sul de Macapá vem sendo dominada pela violência, embora o esforço reconhecido da Polícia Militar.

Visitante de nº