Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Roberto Góes

No programa Tribuna da Cidade, o prefeito Roberto Góes avaliou com a singela nota 6,5/7,0 a sua gestão nesses 105 dias. Imaginemos se/quando a nota chegar perto de 8,0/8,5, certamente haverá motivos de sobra para que os macapaenses disfilem sorridentes de orelha a orelha...
Prefeito além de competente é modesto!

Cidades amazônicas serão atingidas por cheia histórica, diz especialista.

Eglanen Nascimento
(Assessora de Comunicação - Gab. Dep. Dalva Figueiredo - PT/AP(61) 3215-5704)
De acordo com o diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Agamenon Dantas, este ano haverá a maior cheia nos Rios Negro e Solimões dos últimos 50 anos, o que acarretará enchentes de grandes proporções na região amazônica. Segundo informações do CPRM, em junho, o nível dos rios ultrapassará a marca dos 29,69 metros atingidos em 1953, índice mais alto registrado pelo órgão desde 1902.
O assunto foi debatido nesta terça-feira (14) na Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional com representantes do Ministério da Defesa, Ministério das Cidades, Agência Nacional de Águas, Instituto Nacional de Meteorologia e Companhia Nacional de Abastecimento, para debater ações e medidas para enfrentar enchentes em áreas de risco.
Os participantes afirmaram que as instituições a que representam estão se preparando para o evento com ações de prevenção, monitoramento de áreas e mapeamento de riscos como, por exemplo, a cooperação meteorológica com países vizinhos para “uma melhor previsão do tempo” por meio de centros virtuais.
Para a deputada Dalva Figueiredo, os órgãos responsáveis pelas medidas de prevenção contra enchentes devem encontrar alternativas para reorganizar as cidades das regiões afetadas, de forma a “melhorar sua infraestrutura e se evitar os desastres naturais”. A deputada lembrou ainda o apoio prestado no mesmo período do ano passado para os municípios de Laranjal e Vitória do Jarí que sofreram com a alta de 3,7 metros no nível do Rio Jarí, deixando mais de quatro mil pessoas desabrigadas.
Questionado sobre a situação do rio Jarí, Agamenon Dantas afirmou que o CPRM ainda não tem um estudo completo sobre o rio, que é de uma bacia menor, tendo em vista que a metodologia utilizada pelo órgão só verifica a vazão e medidas em grandes bacias. Porém, afirmou que o Serviço Geológico do Brasil mantém monitoramento no Estado para verificação do nível dos rios e prevenção de desastres.

MP e Faculdade Seama firmam parceria

Posted by Danielly Salomão


Na manhã desta terça-feira (14), o Ministério Público Estadual, representado pelo Procurador-Geral de Justiça Iaci Pelaes, recebeu a visita do Diretor-Geral da Faculdade Seama, Carlos Edemar Scapin, para firmar um Termo de Cooperação mútua, em prol do fortalecimento da campanha “Paz na Família”, que será lançada no dia 08 de maio de 2009.
O Procurador-Geral Justiça Iaci Pelaes, enfatizou sobre a importância da parceria firmada entre Faculdade local, “essa parceria não só consiste no desenvolvimento de atividades de conscientização, mas sim na atuação direta do MP-AP e a Faculdade Seama, junto a outros parceiros externos, que busca sobre tudo, a mediação familiar de aconselhamento, atendimentos e orientações repressivas focadas na solução pacífica dos casos concretos e eventualmente, atuação repressiva, quando se fizer necessário”.
De acordo com o Diretor- Geral da Faculdade Seama, Carlos Scapin, “considerando os interesses comuns entre o MP-AP, e a Faculdade Seama, em iniciativas de caráter social, que tenham por fim, entre outros, engrandecerem as relações familiares, a boa convivência social e a redução da criminalidade no âmbito doméstico, será muito importante unirmos forças para combater a violência doméstica e principalmente resgatar a harmonia familiar”.
O Termo de Cooperação atribui a Faculdade Seama, a atuação do curso de Psicologia, por meio de atendimento psicológico infantil; ministrando palestras sobre os danos psicológicos da agressão e desagregação familiar; formação de grupo terapêutico a agressores e encaminhar para a clínica de psicologia da Faculdade, os casos que a equipe considerar necessário o acompanhamento sistemático.
Estiveram presentes durante a assinatura, a Chefa de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Maricélia Campelo de Assunção, a Coordenadora do Curso de Psicologia da Faculdade Seama, Ane Braga e a equipe jurídica do Ministério Público do Estado do Amapá.

Visitante de nº