Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Moradores do bairro Buriti pedem atenção do Poder Público

Por Carlos Lima 8121 1391 / em 08.08.2008

O bairro Buriti é localizado na zona Norte de Macapá, atrás do Infraero II - já existe a mais de 6 anos, dizem os moradores, e passa por inúmeras carências. Não é exagero, todas as ruas e avenidas do local estão obstruídas por mato, lixo e lama; até parece que a lagoa dos índios mudou de endereço. A equipe da prefeitura passou por lá uma vez só; arrancou uns matinhos e depois foi embora, porém a comunidade precisa de muito mais; já que as pessoas não conseguem passar mais pelas ruas sem ter que sujar os pés.
De acordo com um morador, o ônibus só entra por onde tem asfalto, ou seja, ao redor da Escola Estadual Antônio Ferreira Lima Neto; “São apenas duas ruas que têm asfalto nesse bairro; e as pessoas, principalmente, as crianças precisam andar até 4 km por dia até o ponto de ônibus; é lamentável a situação que nós vivemos por aqui", afirmou.
Um dos moradores está construindo um ponto comercial e disse que pretende abrir o próprio negócio, mas do jeito que está a rua em que mora, não será possível começar a trabalhar. O local está completamente alagado, e o acesso ao seu terreno somente é possível por meio de uma ponte improvisada com pedaços de madeira; " Eu espero uma iniciativa do poder público em aterrar esta rua; caso contrário eu terei que disponibilizar canoas para os meus fregueses; aí a minha despesa vai ser maior" , disse.

Falta de sinalização em cruzamentos preocupa a população

Por Carlos Lima - 8121 1391 / em 08.08.08

Quem passa pelo cruzamento da rua Jovino de Noá com a Coaracy Nunes, no bairro Central, sempre passa em alta velocidade, exceto a população que anda a pé ou de bicicleta – isso ocorre em vários cruzamentos da cidade esquecida. Apesar do alto índice de acidentes, decorrentes da falta de sinalização, os órgãos que representam o trânsito macapaense como, EMTU, Setrap e Citran pouco têm feito para coibir as infrações, pois com a ausência de blitz, os imprudentes fazem a festa com a vida de outras pessoas.

Um outro cruzamento, onde ocorrem muitos acidentes de trânsito é o da rua Hamilton Silva com Almirante Barroso. Seria bem viável instalar um semáforo nesse local, já que todos os dias ocorrem acidentes por lá; e ninguém toma providências; pelo jeito que anda o trânsito não vai demorar até alguém morrer. Há cruzamentos em Macapá que estão disputando em números de acidentes ao dia. Um outro exemplo é o da rua Jovino de Noá com Antônio Coelho de Carvalho; ninguém respeita o trânsito nesse cruzamento, principalmente, os motoqueiros e motoristas de ônibus.

Precisou morrer alguém...

Por Carlos Lima - em 08.08.08

Depois da morte do menino Jefter, de apenas seis anos de idade, que foi atropelado quando tentava atravessar a BR-210, na última Terça-feira (05), o Governo decidiu sinalizar o trecho entre o bairro boné azul e o Loteamento Açaí; na tarde de ontem (07), foram pintadas duas faixas e instalados redutores de velocidade. De acordo com o Chefe de Sinalização Viária, da Secretaria Estadual de Transportes (Setrap), o objetivo é evitar que novos acidentes aconteçam. Mas será que vai adiantar? Tem motoqueiro que vai e tira os taxões durante a noite.

Acidentes são constantes na Br-210

Por Carlos Lima - 8121 1391 / em 08.08.08

A população dos bairros Brasil Novo e Loteamento Açaí está preocupada com os acidentes que vem acontecendo na BR-210. Ontem, o Jornal do Dia foi ao trecho em questão e ouviu alguns moradores sobre os recentes acidentes ocorridos. O intuito é alertar as autoridades de trânsito sobre as dificuldades de transitar e atravessar na Br, em decorrência principalmente do excesso de velocidade, da escuridão e da falta de sinalização.
A população reivindica principalmente mais fiscalização para coibir que o condutor trafegue em alta velocidade, tendo em vista que por esse motivo um garoto de 7 anos morreu ao ser atropelado e, por pouco, mais três garotos não foram vítimas no mesmo acidente;
Para o Frentista, Fábio de Sousa, o motivo de tantos acidentes nas proximidades destes bairros é a falta de conscientização da maioria dos motoristas. Segundo ele, o trecho deveria ser respeitado, por se tratar de uma área urbana, e muitos motoristas, mesmo sabendo que por lá pessoas atravessam constantemente, inclusive crianças, ainda excedem a velocidade. "Isso ocorre por que não existe sinalização e tão pouco fiscalização; por outro lado também se deve colocar em questão também a falta de responsabilidade dos pais - que deixam seus filhos fazerem esse percurso sem auxílio de adultos, argumentou Fábio.
De acordo com um senhor que trabalha às margens da BR, tem condutor que passa acima da velocidade permitida, mas a Polícia Rodoviária Federal passa por esse condutor com uma velocidade ainda maior e não faz nada. " Quando tinha uma festa aqui perto do Brasil Novo ocorriam acidentes o tempo todo; nós ficávamos sentados aqui na frente só assistindo a tudo; ninguém respeita o perímetro urbano; nem mesmo a polícia" , esclareceu, Carlos Siqueira.
Ele ressalta que sua filha estuda do outro lado da BR-210 e vive preocupado; e precisa buscá-la todos os dias na escola; " Eu já vi miolo de nego aí no asfalto e isso tem parar, acredito que tem que colocar redutores de velocidade (Taxões) aqui nesta via, mas também evitar que os motoqueiros retirem durante a noite; isso é um outro problema, ou então aumentar a fiscalização" ; afirmou.

Visitante de nº