Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Medida de segurança: Polícia mantém ocupação no bairro do Muca


Apesar da ousadia da polícia, não houve confrontos armados. Apenas três pessoas foram presas. De acordo com o comando, há três dias não existe tráfico no local

Uma audaciosa operação deflagrada neste sábado (27) pelo comando geral da Polícia Militar neutralizou o comércio de entorpecentes no bairro do Muca. A ocupação dos policiais provocou a retirada de vários bandidos de alta periculosidade e chefes do tráfico no “Copala”. Segundo a PM, uma quadrilha composta por, pelo menos, 10 bandidos vinha aterrorizando o bairro antes desta medida extrema de segurança. Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e Companhia de Radiopatrulha estão desde a madrugada de sábado dando prosseguimento à operação. De acordo com o comandante do Bope, Major Rodney, há três dias não existe tráfico de drogas na rua do Copala. Não há data certa para o fim da ocupação.

Apesar da ousadia da polícia, não houve confrontos armados com traficantes. Apenas três pessoas foram presas nos três primeiros dias. Major Rodney informou que a operação tem o propósito de tirar todas as espécies de bandidos de circulação, inibir o tráfico de drogas e evitar homicídios. A determinação foi dada pelo comando geral da PM em razão do alto índice de mortes entre traficantes no ano passado. “Desde 2009, vários homicídios entre bandidos vêm ocorrendo. Para garantir que pessoas de bem não sejam vítimas dessa criminalidade, a Polícia Militar resolveu ocupar a área até a situação se tranquilizar”, informou Rodney.

Segundo o comandante, o 1º batalhão assumirá o policiamento rotineiro assim que a situação estiver totalmente sob controle. O primeiro passo da operação foi realizado com identificação e levantamento da ficha de todas as pessoas que integravam a quadrilha de Junior Calango, bandido morto há duas semanas pela Rotam (Ronda Tática Motorizada). O serviço Reservado da PM descobriu que todos os elementos já responderam ou ainda respondem por crimes como assalto, roubo e homicídio. De acordo com o major, no início da ocupação todos se evadiram da região.

Junior Calango, quando chegou para comandar o Copala, mandou matar alguns traficantes e formou a própria quadrilha. No início da atuação do Bope, predominava a lei do silêncio. A comunidade não quis falar com medo de represália dos traficantes. “No decorrer da operação, moradores perceberam que a polícia realmente ficaria no bairro, e começaram a conversar. A gente espera que a cada dia, a comunidade tome mais confiança e comece a denunciar os criminosos”, Rodney.

Segundo informações policiais, o tráfico de drogas no Colapa cresceu ao longo do tempo graças à grande procura pela droga, principalmente, por pessoas de classe média. “Quem vai comprar a droga não vai de bicicleta ou a pé, mas vai de carro e costuma parar na beira da rua, geralmente, durante a noite. Já fizemos várias abordagens nesses veículos e algumas vezes flagramos pessoas com dinheiro nas mãos, que não sabem como explicar aquela situação”, disse o major, ressaltando que os boqueiros também são vitimas do tráfico, pois na maioria das vezes são pessoas humildes que vivem em condições subumanas.

Imprudência: Carro capota e criança de nove anos fica ferida


Macapá (AP) - Um grave capotamento, que ocorreu no início da tarde de ontem (1) no bairro Central de Macapá, deixou três pessoas feridas, dentre elas uma criança de 9 anos. Kelly Brito viajava no banco de trás do veículo Gol conduzido pelo pai, Aécio Brito. Ela sofreu algumas lesões superficiais e passa bem. O acidente aconteceu há algumas quadras da escola onde a menina estuda. O pai e a mãe também estão fora de perigo.

De acordo com a Companhia de Trânsito (Citran), um Ford Ka, de placas NER 4553, dirigido por Vilanir Cavalcante Philipovsky, de 58 anos, avançou o sinal vermelho na esquina da rua Jovino Dinoá com Mendonça Furtado e colidiu espetacularmente provocando o capotamento Os três ocupantes do Gol com placas NEV 9439 foram levados conscientes para o Hospital de Emergência (HE). A condutora do Ford Ka sofreu apenas ferimentos leves e foi atendida no local.
A Polícia Militar compareceu ao local e providenciou o isolamento da área até a chegada das equipes de resgate do Samu e Corpo de Bombeiros. Parte da pista no sentido Centro-Santa Rita teve que ser interditada para o tráfego de veículos. A mochila com materiais escolares e a sandalinha usada pela menina foi deixada no veículo e retirada por parentes perplexos com os estragos causados pela condutora imprudente. Conhecidos da família disseram que a menina estava a caminho da escola quando tudo aconteceu. (Carlos Lima)

Investigação: Luiza Canuto pode ter sido vítima de vingança, diz delegado


Uma semana se passou desde a morte da aposentada, Joaquina Luiza Canuto, de 72 anos. Ela foi morta com uma facada no peito dentro de sua casa no bairro Alvorada no final de fevereiro. O corpo foi encontrado já em decomposição pelo filho Edson Canuto, diretor de escola pública. Peritos acharam a faca cravada no peito da idosa e outras lesões no pescoço. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios (Decip), mas ainda não há informações precisas que levem ao assassino. O delegado Roberto Prata, que está à frente do caso, informou que todas as possibilidades serão analisadas, inclusive a hipótese de vingança.

Um ponto que pode ajudar nas investigações, segundo o delegado, tem a ver com o suposto envolvimento de Luiza Canuto com a prática de aborto. “Existem os comentários de que ela se envolvia na prática de abortos, mas não podemos afirmar nada. Pelo que sabemos isso foi há bastante tempo”, disse Prata. Delegado revelou, ainda, que não há evidências apontando para o latrocínio (assalto seguido de morte), pois aparentemente nada foi levado da casa. Professor, Edson Canuto, acrescentou que não foram encontrados sinais de arrombamento residência e que o cofre contendo todas as jóias da idosa está intacto.

O corpo foi achado por Edson Canuto ao meio dia de segunda-feira (22). Ele achou estranho a fato da mãe não responder aos chamados, e usou uma cópia da chave para entrar na residência. O corpo de Luiza já estava em estado em decomposição sobre uma poça de sangue de peito para o chão. “Quando eu vi o corpo dela não sabia o que fazer, não tive reação. A princípio achei que tivesse ocorrido um acidente, e ela tivesse se machucado, mas fui imediatamente à funerária de um amigo, e nós pudemos observar o corpo com mais detalhe. Quando vimos que havia um corte diferente na parte de trás do pescoço, resolvemos chamar a polícia”, disse o filho.

Visitante de nº