Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

A IMPORTÂNCIA DO VOLUNTARIADO DA AMAZÔNIA

A exclusão em todos os seus aspectos econômicos, sociais e culturais é um freio do crescimento de uma sociedade.

O que podemos esperar da falta de inclusão economico-social e cultural de nosso País, se não a proliferação do atraso no desenvolvimento e suas conseqüências já conhecidas, tais como: a miséria globalizada gerada pelo desemprego e a incerteza, que alimentam o desnorteamento da pessoa humana que é levada a enveredar por caminhos nocivos a sí mesmo e à sociedade em geral.
Diante dessa visão, projetamos caminhos e possibilidades de minimizar os efeitos nefastos desse desajuste social.
O crescimento econômico e a valorização socio-cultural grupal será a resposta que a nós parece viável, para a solução de todos os problemas e a minimização do sofrimento das classes menos favorecidas.
A idéia de voluntariado na Amazônia é, ao nosso ver promissora, em especial no campo da valorização pelo sentimento coletivo de ação, na busca de caminhos associativos para o encontro de uma nova realidade, e de uma nova sociedade da qual sejamos todos construtores com a força da solidariedade na busca da paz, que edifica um mundo mais justo.
O exemplo que nos vem do Continente Europeu, principalmente, é a grande luz que nos leva a acreditar que a idéia de voluntariado, embora não tão nova, mas que ressurge agora com força revitalizadora de antigas idéias, que tem como expoente máximo a doutrina social cristã e passa pelos movimentos cooperativos que acalentaram o mundo, desde 1844 em Manchester, cidade da Inglaterra onde surgiu a primeira instituição deste gênero.
Os efeitos das organizações humanitárias durante a Segunda Guerra Mundial e nos pós-guerra, destacando-se a Cruz Vermelha Internacional e os movimentos de solidariedade das organizações religiosas, provam que o voluntariado é uma força extraordinária que deve ser levada em conta na busca de um mundo mais justo, que alcance principalmente a gerações do futuro, bem como a do presente, eliminando-se os efeitos perversos da marginalização da pessoa humana, que degrada a todos sem exceção.
O avanço da violência que atinge a todos, indiscriminadamente, deve ser uma preocupação continuada, e a mudança desse panorama aterrador poderá ser conseguida com a união de todos numa ação voluntária dirigida, coordenada bem como tendo o apoio de instituições governamentais ou privadas, isto porque a violência e marginalização não interessa a maioria, mas talvez a uma minoria, que se nutre dos efeitos maléficos desse descontrole social.
Em resumo, estas idéias acalentam um pensamento que poderá produzir resultados altamente promissores à Amazônia, com a sua imensa área de riquezas das mais diversas, onde destaca-se a biodiversidade. O ecossistema não deve permanecer sendo monitorado somente por forças ou organizações que nem sempre tem ações claras e transparentes para o interesse da sociedade brasileira e amazonida.
As últimas conquistas científicas no campo das ciências médicas e farmacêuticas, apontam para a nossa região como o maior banco de germoplasma do planeta e como uma das últimas fronteiras naturais do globo terrestre.
Esta consciência nos leva a construir a imagem de navegantes deste planeta água, que tem poucos salva-vidas disponíveis no caso de naufrágio, estes salva-vidas representam as potencialidades de riquezas naturais que ainda possuímos, mas que em grande parte vêm sendo atacada de forma irresponsável por forças sem muita vinculação com a causa da Amazônia e do Brasil.
A maravilha da comunicação moderna e a consciência que ela nos trás, não nos permite o estado de inércia diante de tantos desafios. É com esta visão que somos levados a acreditar que a ação voluntária em busca da paz e da igualdade entre os homens, a defesa do meio ambiente, a proteção da vida na terra, a defesa dos valores éticos e culturais, como quer a Constituição Federal Brasileira, é que proclamamos à todos os homens livres e comprometidos com esta ética universal a unirem-se em defesa da vida e dos valores inerentes a pessoa humana.
A formação, valorização, encaminhamento e suporte ao voluntariado da Amazônia em busca destes objetivos fundamentais, em defesa dos valores legalmente protegidos, são nossos objetivos.
Finalmente, acreditamos que esta mensagem possa ser entendida e acatada por todos e confiamos concretamente que agora iniciamos a caminhada na estrada do crescimento econômico, social e cultural acelerando o acesso à cidadania e em defesa do bem comum na construção de uma nova humanidade, pelo menos, na Amazônia, a última fronteira onde a vida ainda pode respirar em sua plenitude.

NOSSOS 15 ANOS DE ATUAÇÃO

Iniciamos nossas atividades em 1994 no Arquipélago do Marajó no Estado do Pará, exercendo ações em diversos municípios paraenses entre os quais, Salinas, São João de Pirabas, Soure, Salvaterra, Porto de Moz, Altamira, Belém, Barcarena, Sozel entre outros.

Em 2003 começamos a implementação do Centro de voluntariado do Amapá, onde temos a sede do centro na cidade de Macapá, a partir de uma parceria com a cirurgiã plástica Dra. Zeneide Alves de Souza, que voluntariamente disponibilizou sua infra-estrutura administrativa para a organização da logística de nossas atividades.

Temos voluntários em todos os municípios do Estado do Amapá, destacando-se de Ferreira Gomes onde implementamos nossa base de educação ambiental (Rio Araguary, ilha paraíso, localidade de Pontal das Pedras). Destacam-se também a implementação embrionária das unidades de Vitória-ES, Rio de Janeiro-RJ, Fortaleza-CE, Lion-França, Goianiae caldas novas em goiás, campo grande-MS entre outras.

Nosso Serviço é 100% gratuito. O centro não tem custos operacionais fixos, todos nosso parceiros atuam nas atividades voluntariamente, baseados na Lei no 9.608/98 e no Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA, pois acreditamos que a doação do tempo de nossos voluntários é muito mais valioso do que qualquer doação de recurso financeiro.

RESUMO DAS CAMPANHAS EM ANDAMENTO

1) BANCO DE ALIMENTOS DA AMAZÔNIA®
Alimente uma criança proteja a Amazônia®.
- A coleta e doação permanente de alimentos é o objetivo maior desta campanha, notadamente às crianças vítimas de acidentes graves e de abandono. Desde julho de 2002 quando iniciamos a campanha doamos mais de três toneladas de alimentos.

2) ASSOCIAÇÃO AMAZÔNIA NÃO ABANDONE! CRIANÇAS-SOMOS FISSURADOS POR VOCÊS®
Campanha de prevenção de acidentes graves e contra o abandono®.
- Crianças em situações de risco é uma realidade em nossa Amazônia, entre elas temos os acidentes em embarcações(escalpelamentos por eixo de motor de barco), queimaduras domésticas, que mutilaram centenas de pessoas nos últimos 30 anos no Amapá.

3) AMAZÔNIA - INTERNET PÚBLICA®
Inclusão digital.
-Em um “mundo digital” condenar a grande maioria da população a falta de informação digital é sentenciá-los ao desemprego, a baixa qualificação profissional e a falta de lazer, por isso, realizamos a inclusão digital e do iincentivo aoacesso e aplicação do FUST (Fundo de universalização do Sistema Telefônico).

4) NÚCLEO DE APOIO®
Unidade da Rede de Relacionamentos do Voluntariado da Amazônia.
- Como ninguém faz nada sozinho, criamos nas instituições e empresas os núcleos de apoio para arregimentar voluntários(as) para as campanhas do Voluntariado da Amazônia, com base na Lei 9.608/98 e no ECA .

5) REDE de RELACIONAMENTO do VOLUNTARIADO da AMAZÔNIA®
Interligação dos núcleos de apoio.
- A interligação dos núcleos de apoio formam a rede de relacionamento do centro de voluntariado da Amazônia e viabilizam suas ações.

6) CICLO DE PALESTRAS do VOLUNTARIADO da AMAZÔNIA®
“A Importância do Voluntariado e da Responsabilidade Social na Amazônia Ribeirinha”
- As palestras ministradas pelo centro no sentido de sensibilizar a sociedade para a importância das ações de cidadania para a Amazônia tem criado um contingente razoável para a busca de um mundo mais justo e socialmente responsável, em três anos no Estado do Amapá já proferimos até junho de 2009 mais de 500 (quinhentas ) palestras.

7) IR NA AMAZÔNIA®
“Quem Conhece cuida, quem cuida preserva!”
- Para se gostar tem que conhecer, para conhecer tem que ir, com isso propormos aos nossos(as) voluntários(as) a ida aos lugares paradisíacos da Amazônia, entre eles a Ilha Paraíso no Rio Araguari em Ferreira Gomes/AP, onde temos a nossa base ambiental "PEQUENOS GESTOU PODEM PARECER UMA GOTA DE ÁGUA NO OCEANO, PORÉM, JUNTOS PODEMOS CRIAR UM "TISSUNAME" DE SOLIDARIEDADE".
Claudio Cavalcante da Silva - idealizador do centro de voluntariado da Amazônia DOE SEU TEMPO PARA NÓS Milhares de pessoas já foram atendidas pelo nosso projeto, Seja Voluntário da Amazônia, ajude-nos a divulgar o site www.voluntariadoamazonia.rg3.net. DOE SEU TEMPO PARA NÓS. Obrigado! Claudio Cavalcante (96) 91 18 07 18 SKYPE: voluntariadoamazoniaORKUT: internetbel@hotmail.comYoutube: voluntariadoamazonia
site: www.voluntariadoamazonia.rg3.net.
Blog: www.sugestaoparapauta.blogspot.com

Visitante de nº