Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Escola Visconde de Mauá – SESI comemora 40 anos

A Escola Visconde de Mauá (EVMA), pertencente ao Serviço Social da Indústria (SESI - AP) está comemorando 40 anos de serviços educacionais prestados à comunidade amapaense.

Os alunos e professores da escola estão envolvidos em trabalhos em comemoração a esta data desde o início do mês.

No dia 27 de março, a partir das 8h haverá uma solenidade e as atividades comemorativas continuarão acontecendo até o final do ano letivo.

EVMA

Fundada em março de 1970, a Escola Visconde de Mauá (EVMA) atualmente oferece Ensino Fundamental, Educação Infantil, Ensino Médio Articulado e Educação de Jovens e Adultos.

O endereço da Escola Visconde de Mauá é Rua Leopoldo Machado, nº. 2749 - Centro de Atividades Homero Charles Platon.

SESI a serviço da Indústria do Amapá.

Tiroteio em praça pública provoca pânico e deixa três adolescentes feridos

Um policial à paisana saía de um cartório quando ouviu quatro disparos e decidiu intervir. Dois envolvidos reagiram à voz de prisão e foram alvejados

Macapá (AP) - Correria e desespero. Uma cena típica de filme de ação americano levou pânico a dezenas de pessoas que frequentavam a praça em torno da caixa d’água do bairro Buritizal nesta quarta-feira (24). Um policial à paisana saía de um cartório às 17h30 quando ouviu quatro disparos e decidiu intervir. Três pessoas ficaram feridas e tiveram que ser hospitalizadas. Segundo a polícia, todas são membros de gangue e teriam iniciado o conflito.

Inaugurada em Julho de 2009, a praça se tornou um dos locais mais frequentados da zona Sul de Macapá. O investimento do Governo do Estado chegou a R$ 1 milhão. Desde a inauguração, a polícia ainda não havia registrado conflitos desta natureza. O horário do tiroteio surpreendeu até a polícia.

De acordo com o comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope), major Rodney, o movimento era intenso de pessoas e veículos. “As famílias vão pra lá para descontrair. Alguém poderia ter se ferido. A audácia desses jovens surpreende. Esse tipo ocorrência, eu ainda não tinha visto nesse horário”, afirmou o major.

Ainda de acordo com o Bope, o adolescente, Luis Carlos Ferreira da Silva, de 19 anos, baleado por um rival, foi o pivô do confronto. O policial, que pediu para não ser identificado, estava de folga e ouviu, pelo menos, quatro tiros no momento em que saía de dentro do cartório, Cristiane Passos, na rua Santos Dummont.

Consta em relatório, que dois dos infratores correram em sua direção e ele sacou a arma, se identificou e deu ordem de parada. Um dos adolescentes reagiu puxando um revólver calibre 38 e teve que ser baleado. Os tiros acertaram o peito e no abdômen. O estado clínico do jovem é considerado grave. Outro menor infrator de iniciais D. M. F, de 17 anos, também desacatou a ordem do policial e foi alvejado no pé. Mesmo assim, conseguiu escapar.

Há 15 dias a operadora TIM não está realizando ligação para o 193

Nota de esclarecimento

A Assessoria de comunicação do Ciodes 190 informa à população que desde o dia 11 deste mês os telefones da operadora TIM, não estão realizando ligações para o disque emergência 193 que é vinculado ao 190.

O CPD, setor responsável por toda a parte tecnológica do Ciodes entrou em contato com a operadora TIM e no dia 20 (oito dias depois) recebeu uma ligação do setor técnico da operadora informando que a situação já estava regularizada. Depois de encerrada a ligação, o chefe do CPD fez um teste e ligou de um celular da TIM para o 193 e constatou que ainda não está funcionando ao ouvir a mensagem: “Este telefone não esta recebendo chamada”.

Ontem (26) a assessora de comunicação entrou novamente em contato com a operadora TIM e explicou novamente a situação para a atendente Natália, a qual disse que não há nenhum registro de deficiência nesta operadora.

“Infelizmente não sabemos quando esta situação vai voltar ao normal, vamos continuar tentando uma resposta e solução da TIM. Portanto, pedimos às pessoas que caso precisem ligar para o 193, que efetue a ligação de outra operadora, telefone fixo, telefone público, ou então ligue direto para o 190 de qualquer operadora”.

Assessoria de comunicação
Crisler Samara

Atividades do Curso de Formação Inicial dos futuros Juízes Substituto

A programação desta semana do Curso de Formação Inicial para os futuros Juízes Substitutos, promovido pela Escola Judicial do Amapá (EJAP), do Tribunal de Justiça do Amapá, contou com palestras, aulas e visitas nos órgãos que caminham lado a lado com o Judiciário.

Durante a semana passada os alunos iniciaram a parte prática do Curso de Formação nas varas do Fórum da Comarca de Macapá Desembargador Leal de Mira. Esta semana dando continuidade ao CFI, os futuros Juízes Substitutos do Judiciário Amapaense visitaram na terça-feira (23/03), o prédio da OAB/AP para conhecer a estrutura funcional da instituição, na ocasião o Presidente Ulysses Träsel, proferiu uma palestra explicando o papel do Órgão perante à sociedade e sua relação com a Justiça do Estado.

Na Quarta-feira (24/03), os alunos participaram da aula cuja disciplina tralhada foi Direitos Humanos, ministrada pelo Promotor de Justiça de Cidadania de Macapá, Paulo da Veiga, Mestre em Direito e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV), Especialista em Direito Penal Econômico pela Universidade de Salerco Itália, Professor da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e da Faculdade Seama. Na ocasião o Magistrado destacou a importância que a disciplina possui na Formação dos futuros Juízes Substitutos. Dentro do contexto histórico e discorreu sobre a Sensibilidade e Responsabilidade do Juiz frente aos Direitos Humanos.

“Hoje nessa visão em que se estabelece uma relação entre gestão pública, Poder Judiciário e a sociedade é importante essa integração dos Direitos Humanos, sobretudo nesse sentido. É preciso construir um conceito de direitos humanos mais amplo, observando que em cada contexto pode-se violá-los de alguma maneira por isso é necessário olhar não só em temas grandiosos, mas nas ações pequenas do dia-a-dia, como a relação trabalhador e patrão, marido e mulher, pais e filhos", enfatizou o Promotor de Justiça.

Nesta quinta-feira (25/03), os alunos visitam o Tribunal Regional Eleitoral, na ocasião serão recepcionados pelo Presidente do TRE, Desembargador Luiz Carlos Gomes, que irá proferir uma palestra explicando os serviços que são realizados no Órgão, a estrutura funcional e a relação com o Poder Judiciário.

Para finalizar essa semana os alunos terão aula presencial na Escola da Magistratura, a disciplina Difusão da Cultura de Conciliação, será ministrada pelo Juiz Carlos Fernando Silva Ramos.
Assessoria de Comunicação Social do TJAP

DIA DA CRIAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL

Macapá-AP: Dia 28 de março é a data comemorativa da criação do Departamento de Polícia Federal.

O Departamento de Polícia Federal é um dos órgãos constitucionalmente estabelecidos para exercer a segurança pública, tendo como finalidade a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

Tem sua origem na Intendência-Geral de Polícia da Corte do Estado do Brasil, criada por D. João VI, em 15 de maio de 1808, que na época tinha por objetivo organizar uma polícia eficiente, visando precaver-se contra agitadores e espiões franceses.

Em 29 de dezembro de 1902, a Intendência-Geral de Polícia foi transformada em Policia Civil do Distrito Federal, com sede no Rio de Janeiro, capital federal na época.

Foi em 28 de março de 1944, por meio do Decreto-Lei 6.378, que a Intendência-Geral de Polícia da Corte do Estado do Brasil transformou-se em Departamento Federal de Segurança Pública – DFSP. Cronologicamente, são 66 anos servindo à nação.

Com a transferência da capital federal para Brasília, o então DFSP passou a funcionar no Distrito Federal a partir de 21 de abril de 1960.

Com a ampla reforma administrativa desencadeada pelo Decreto-Lei no 200 de 25 de fevereiro de 1967, o DFSP passou a denominar-se Departamento de Polícia Federal, nome consagrado até os dias atuais.

A data 28 de março foi eleita e consolidada como dia da comemoração do Departamento de Polícia Federal por meio do Decreto 5.279 de 22 de novembro de 2004, que alterou o artigo 6° do Decreto 98.380 de 9 de novembro de 1989.

A IMPORTÂNCIA DO DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL NO CONTEXTO NACIONAL

O Departamento de Polícia Federal atua em todo o território nacional, possui unidades instaladas em todas as capitais dos Estados e nas principais cidades do país. Possui inúmeras atribuições constitucionais e infraconstitucionais que são desempenhadas por um efetivo criteriosamente selecionado por concurso público em âmbito nacional.

Como atividade-fim, a Polícia Federal exerce um combate sistemático ao crime organizado, ao trabalho escravo, ao terrorismo, ao narcotráfico, aos crimes cibernéticos, à biopirataria e demais crimes que afetem interesse da união.

Manter a lei e a ordem para a preservação da segurança pública, no Estado Democrático de Direito, cumprindo as atribuições constitucionais e infraconstitucionais, mediante estratégias, no exercício das funções de polícia administrativa e judiciária. É com esta missão que a policia federal se destaca como organização, primando pela consecução de seu objetivo, sempre na defesa dos valores fundamentais da dignidade da pessoa humana .

Portanto, a comemoração do dia 28 de março é uma forma de enaltecer e valorizar todo os membros dessa corporação para alcançar a excelência em sua missão.

No Estado do Amapá, a comemoração acontecerá na sede da superintendência no dia 29, segunda, às 9hs, com o Hasteamento de Bandeiras.
Comunicação Social da Superintendência da Polícia Federal no Amapá

Visitante de nº