Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Novos extensionistas do Amapá fazem curso de formação

(Comunicação Social/Embrapa)

A última fase do processo seletivo do concurso público do Governo doEstada do Amapá para contratação de extensionistas agrícolas e florestaisconsta de um curso ministrado pelo engenheiro agrônomo Walter Paixão deSousa, analista da área de transferência de tecnologias da Embrapa Amapá.Os 15 participantes do curso terão, no período de 5 a 18 de maio, aulasteóricas e acompanhamento de elaboração de um projeto de extensão rural aser executado em unidades produtivas familiares instaladas no Km 9 domunicípio de Macapá. Toda a programação é coordenada pela Escola deAdministração Pública do Amapá (EAP) e acontece no bloco B da Famap.

De acordo com Walter Paixão, o conteúdo do curso consta de apresentações edebates sobre o histórico do extensionismo no Brasil e no mundo, conceitose as metodologias de trabalho - difusionista e participativa - sempre comfoco na unidade produtiva familiar. Durante o curso, os participantes vãoelaborar um projeto de extensão rural. “Vamos dividir a turma em trêsgrupos para nos deslocarmos até o Km 9 (Macapá) nos dias 14 e 17 destemês”, explicou o agrônomo.

Nesta última etapa de preparação para ingresso na carreira de servidorpúblico estadual, a turma será avaliada a partir do entendimento sobre oconceito de unidade produtiva familiar, sendo que o instrutor fornecerádois textos básicos: o primeiro tem como título “O ciclo dodesenvolvimento doméstico”, de autoria da antropóloga Meyer Fortes e osegundo é a dissertação de mestrado de Beatriz Heredi intitulada “Moradada vida”, referência em antropologia social no Brasil. A segunda nota é aproposta no projeto de extensão, constando os relatórios das visitas àsáreas onde serão executados os projetos de extensão rural. -- Dulcivânia Freitas

Câmara aprova por unanimidade o texto principal do Ficha Limpa

O texto final será votado hoje (5) após a analise dos doze destaquesapresentados antes da aprovação do texto principal

(Assessoria de Comunicação Social)

Terça-feira histórica para democracia brasileira, por 388 votos oProjeto Ficha Limpa foi aprovado pela Câmara dos Deputados. O textoconsensual foi apresentado pelo Dep. José Eduardo Cardozo (PT-SP)através de um substitutivo e a aprovação foi somente do textoprincipal, ficando ainda doze destaques para serem apreciados na sessãode hoje (5).

O texto a provado aumenta os casos de inelegibilidade e unifica em oitoanos o período durante o qual o candidato ficará sem poder secandidatar. Também garante ao candidato o direito de recorrer com efeitosuspensivo a um tribunal superior, porém com isso, seu processo ganharáregime de prioridade para o julgamento do mérito, o que pode serdesconfortável para os "fichas-sujas".

Se o recurso for negado, serácancelado o registro da candidatura ou o diploma do eleito. “Sempreexistiu a possibilidade de decisões serem revistas por órgãossuperiores, para que uma única pessoa não tenha o direitoplenipotenciário de decidir a vida de quem quer que seja”, afirmouCardozo. A proposta inicial do projeto foi iniciativa do MCCE - Movimento deCombate a Corrupção Eleitoral e teve mais de 1.6 milhões de assinaturas,ontem, antes da votação, recebeu mais 2 milhões de assinaturas virtuaise estas também foram entregues ao parlamento.

No Amapá, foram cerca de 9.8 mil assinaturas, quase 3% do total deeleitores, apesar de 1% de assinaturas serem o suficiente paraapresentação do projeto. "Preferimos ampliar a coleta com ointuito de mostrar aos políticos locais que os amapaenses não suportammais políticos "fichas-sujas", falou Edinaldo Batista, representante doMCCE no Amapá. "Com a aprovação do texto final, que ocorrerá hoje, e seconseguirmos que já tenha validade para eleição deste ano, garanto quemuito fichas-sujas que já estão na mídia e andando pelas pontes, ficarãopreocupados com suas candidaturas", completou. Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral no Amapá

Ministério Público quer combater a lavagem de dinheiro no Amapá

Por Viviane Oliveira

Através das parcerias firmadas pelo promotor de Justiça Moisés Pereira e a Secretaria Nacional de Justiça durante o 12º Congresso de Prevenção ao Crime e Justiça Criminal da ONU, ficou aprovada a instalação de um laboratório de lavagem de dinheiro no estado do Amapá. Com o intuito de prevenir e combater o crime de lavagem de dinheiro, o promotor de Justiça Moisés Pereira firmou parceria com a Secretaria Nacional de Justiça para a instalação de um Laboratório de lavagem de dinheiro no estado do Amapá. A parceria firmou-se através de um convênio entre os Ministérios Público e órgãos da Justiça durante o 12º Congresso de Prevenção ao Crime e Justiça Criminal da ONU.

Segundo o promotor, todas as ações propostas e firmadas no Congresso já chegaram ao conhecimento do procurador-geral de Justiça, Iaci Pelaes dos Reis. O promotor de Justiça Moisés Rivaldo participou do evento a convite da ONU e ainda fez parte de debates relativos à questão do intercâmbio do Ministério Público do Estado do Amapá com o Ministério das Relações Exteriores da Colômbia visando combater o narcotráfico e o tráfico de seres humanos.

“O evento foi de grande valia não só para o Ministério Público do Estado do Amapá, como também para o Brasil, pois tivemos a oportunidade de conhecer e trocar experiências com outros países, mostrando que a criminalidade avança não só aqui, mas em todo mundo”, finalizou o promotor de Justiça.

A Congresso foi coordenado pela Organização das Nações Unidas (ONU) entre os dias 12 e 19 de abril, na cidade de Salvador, Bahia, com o tema: “Estratégias Amplas para Desafios Globais: Sistemas de Prevenção ao Crime e Justiça Criminal e seus Desenvolvimentos em um Mundo em Transformação”.

A programação contou com a presença de especialistas nas áreas da Justiça e combate à criminalidade, incluindo legisladores, juristas e representantes da sociedade civil. A agenda do encontro incluiu debates sobre juventude e crime, tráfico humano, lavagem de dinheiro ilícito, crimes cibernéticos, entre outros. Mais de 150 países participaram do encontro realizado a cada cinco anos em diferentes partes do mundo.

Visitante de nº