Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Câmara aprova por unanimidade o texto principal do Ficha Limpa

O texto final será votado hoje (5) após a analise dos doze destaquesapresentados antes da aprovação do texto principal

(Assessoria de Comunicação Social)

Terça-feira histórica para democracia brasileira, por 388 votos oProjeto Ficha Limpa foi aprovado pela Câmara dos Deputados. O textoconsensual foi apresentado pelo Dep. José Eduardo Cardozo (PT-SP)através de um substitutivo e a aprovação foi somente do textoprincipal, ficando ainda doze destaques para serem apreciados na sessãode hoje (5).

O texto a provado aumenta os casos de inelegibilidade e unifica em oitoanos o período durante o qual o candidato ficará sem poder secandidatar. Também garante ao candidato o direito de recorrer com efeitosuspensivo a um tribunal superior, porém com isso, seu processo ganharáregime de prioridade para o julgamento do mérito, o que pode serdesconfortável para os "fichas-sujas".

Se o recurso for negado, serácancelado o registro da candidatura ou o diploma do eleito. “Sempreexistiu a possibilidade de decisões serem revistas por órgãossuperiores, para que uma única pessoa não tenha o direitoplenipotenciário de decidir a vida de quem quer que seja”, afirmouCardozo. A proposta inicial do projeto foi iniciativa do MCCE - Movimento deCombate a Corrupção Eleitoral e teve mais de 1.6 milhões de assinaturas,ontem, antes da votação, recebeu mais 2 milhões de assinaturas virtuaise estas também foram entregues ao parlamento.

No Amapá, foram cerca de 9.8 mil assinaturas, quase 3% do total deeleitores, apesar de 1% de assinaturas serem o suficiente paraapresentação do projeto. "Preferimos ampliar a coleta com ointuito de mostrar aos políticos locais que os amapaenses não suportammais políticos "fichas-sujas", falou Edinaldo Batista, representante doMCCE no Amapá. "Com a aprovação do texto final, que ocorrerá hoje, e seconseguirmos que já tenha validade para eleição deste ano, garanto quemuito fichas-sujas que já estão na mídia e andando pelas pontes, ficarãopreocupados com suas candidaturas", completou. Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral no Amapá

0 comentários

Visitante de nº