Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Novos extensionistas do Amapá fazem curso de formação

(Comunicação Social/Embrapa)

A última fase do processo seletivo do concurso público do Governo doEstada do Amapá para contratação de extensionistas agrícolas e florestaisconsta de um curso ministrado pelo engenheiro agrônomo Walter Paixão deSousa, analista da área de transferência de tecnologias da Embrapa Amapá.Os 15 participantes do curso terão, no período de 5 a 18 de maio, aulasteóricas e acompanhamento de elaboração de um projeto de extensão rural aser executado em unidades produtivas familiares instaladas no Km 9 domunicípio de Macapá. Toda a programação é coordenada pela Escola deAdministração Pública do Amapá (EAP) e acontece no bloco B da Famap.

De acordo com Walter Paixão, o conteúdo do curso consta de apresentações edebates sobre o histórico do extensionismo no Brasil e no mundo, conceitose as metodologias de trabalho - difusionista e participativa - sempre comfoco na unidade produtiva familiar. Durante o curso, os participantes vãoelaborar um projeto de extensão rural. “Vamos dividir a turma em trêsgrupos para nos deslocarmos até o Km 9 (Macapá) nos dias 14 e 17 destemês”, explicou o agrônomo.

Nesta última etapa de preparação para ingresso na carreira de servidorpúblico estadual, a turma será avaliada a partir do entendimento sobre oconceito de unidade produtiva familiar, sendo que o instrutor fornecerádois textos básicos: o primeiro tem como título “O ciclo dodesenvolvimento doméstico”, de autoria da antropóloga Meyer Fortes e osegundo é a dissertação de mestrado de Beatriz Heredi intitulada “Moradada vida”, referência em antropologia social no Brasil. A segunda nota é aproposta no projeto de extensão, constando os relatórios das visitas àsáreas onde serão executados os projetos de extensão rural. -- Dulcivânia Freitas

0 comentários

Visitante de nº