Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Paz na Família Perpétuo Socorro

Ministério Público Estadual realiza mais uma etapa da Campanha Paz na Família no bairro Perpétuo Socorro. Será na Escola Estadual Maria Ivone de Menezes, Rua Antonio Pelaes, bairro Perpetuo Socorro de 8h meio dia de Sábado (26)
Nesta edição foram ampliados os serviços, por meio de parcerias com Instituições públicas e privadas. Haverá emissão de Carteira de trabalho, Boletim de Ocorrência, Emissão de Título Eleitoral, Reconhecimento de Paternidade, Emissão de certidão de nascimento, Mediação familiar, Emissão de carteira de transporte para idosos, atendimento psicológico, social e jurídico, verificação de pressão arterial e massoterapia.

MMA barrado

Segundo a coluna Informe da Gazeta, nã poderá mais haver eventos de Vale Tudo no Ginásio de Esportes Avertino Ramos, agora totalmente revitalizado. A portaria do secretário de Desporto e Lazer do Estado, Hildo Fonseca, é de julho deste ano, mas só este mês foi tornada pública, diz Paulo Silva. O motivo não ficou claro! Mas a priori acredito em preconceito. MMA também esporte, e o povo gosto de ver!

Panela do Povo

Bom dia!!
Alguns programas jornalístico de rádio pela manhã são tão ruim, que é melhor ficar dormindo. A tarde só tocam música brega. O meu rádio não aguentou!! Mas como vai aguentar?

Roda Viva: PSB e PSOL de novo

Embora ninguém tenha confirmado, uma reunião realizada essa semana teria selado a aliança entre PSB e PSTU para repetir a dupla Camilo e Randolf Rodrigues nas eleições de 2010 ao governo do estado. Se confirmado a coligação, além dos dois, certamente estará lá também o PMN e ninguém mais.

OUTROS TEMPOS

Os tempos são outros! O tão famoso "Perna de Mesa" deixou de agir como antes. Estupradores agora assumiram o poder no Iapen. É o que diz um delegado de polícia. Aquele sofrimento por que passava a maior parte dos acusados de estupro parece não existir mais lá dentro. O "Cotonete" pediu as contas, o "Perna de Mesa" desapareceu. Aqui fora, isso incentiva cada vez mais bandidos salafrários, covardes e inescrupulosos a violentar mulheres de todas as idades, principalmente nossas crianças e até idosas.

A culpa é do traficante, pois a droga possibilita os atos de covardia!

Elucidação: Polícia Civil desvenda estupro e manda tarado para a cadeia

Osivaldo já tinha passagem pela Iapen sob acusação de estupro. Se condenado, ele pode pegar até dez anos de prisão.

A Delegacia Especializada em Crimes Contra o Patrimônio (DECCP) elucida mais um caso de estupro. Rosivaldo da Silva Guedes, 36 anos, foi preso na manhã de ontem quando se apresentou no Ciosp do Pacoval para prestar depoimento. Sem saber do mandado expedido contra ele, o acusado recebeu voz de prisão e foi conduzido para o Iapen. O crime ocorreu no bairro Ipê no início deste mês. A vítima foi uma mulher de 30 anos.
Rosivaldo Guedes também é acusado de assalto à mão armada, segundo a Polícia. Ele já tem passagem pela penitenciária pelo crime de estupro. O último crime, ele teria praticado junto com outro indivíduo que não foi claramente identificado. A vítima disse que os dois bandidos a levaram para uma área de mata escura localizada naquele bairro da zona Norte. Eles estavam em uma moto Fan 125, apreendida pela Polícia Militar momentos depois à consumação do crime. Segundo informações do delegado, os dois empreenderam fuga quando viram qa viatura se aproximando. Eles fugiram sem a moto, que foi apreendida e acabou sendo essencial nas investigações.
A delegacia identificou o dono e descobriu que o veículo havia sido vendido para Rosivaldo. Em depoimento, ele alegou que a moto foi furtado de sua casa no bairro Novo Horizonte. Porém a data no registro de ocorrência é posterior ao dia do crime. Ele foi reconhecido pela vítima e teve mandado de prisão expedido pela justiça do Amapá. Rosivaldo está no Iapen pela segunda vez, acusado pelo mesmo crime e pode pegar até dez anos de prisão.

Polícia Civil: Informatização agiliza procedimentos e diminui danos ambientais

A informatização dos procedimentos da Polícia Civil do Amapá dinamiza as investigações e economiza papéis.


A meta do Conselho Nacional de Magistratura é que em 2010 todo o sistema judiciário do país informatize seus processos. Além de tornar possível a denúncias e registro de ocorrência via internet, os sistemas informatizados da Polícia Civil do Amapá também criaram o Banco de Dados Digitalizado contendo todo o acervo da instituição. Desde o ano passado, a informatização dos procedimentos vem tornando mais ágil a apuração de delitos e denúncias e economia de recursos. O anúncio de convênio com instituições da justiça foi feito pelo diretor do Departamento de Polícia da Capital, delegado Ernane Soares. Ele afirma que em 2010 a tendência é não haver mais papel.

“Por ser a Polícia Civil que inicia os procedimentos criminais, é bom que fale a mesma língua e tenha as mesmas ferramentas”, explicou o delegado. No início do próximo mês, estão previstas parcerias com Ministério Público Estadual (MPE) e Tribunal de Justiça do Estado (TJAP). O delegado explica que os sistemas informatizados não são novidade para a Polícia Civil no Amapá. Em 2008, a instituição se antecipou à tendência lançando o Sistema de Ocorrência Policial (SIOP). “É por meio dele que as ocorrências passaram a receber despacho eletrônico e, mesmo sendo registrado em qualquer delegacia, o boletim de ocorrência passou a ser automaticamente enviado para a delegacia competente para apurá-lo”, esclareceu Ernane, frisando que a certidão do registro pode ser solicitada em qualquer unidade de polícia judiciária.
A partir das ferramentas de denúncia on-line e de registro on-line, disponibilizadas no site da instituição, o cidadão ganhou a comodidade de não precisar sair de casa para relatar um fato ilegal de que tenha conhecimento ou fazer o registro de ocorrências que não geram procedimento policial, como perda de documento e acidente de trânsito sem vítima. Atualmente, todos os procedimentos policiais (Inquérito, Termo circunstanciado, Processo Administrativo Disciplinar e Termo de Ocorrência) antes de serem remetidos à justiça passam pelo processo de digitalização e podem ser consultados a qualquer tempo pelos policiais, auxiliando em investigações. Isso foi possível graças ao Sistema de Acompanhamento Procedimental (SAP), lançado em junho deste ano.
A previsão para o próximo ano é que todos os documentos sejam digitais e estejam disponíveis aos legitimamente interessados. “Isso vai trazer maior celeridade; maior transparência, porque
tantos as partes quanto os envolvidos no processo poderão ter acesso; haverá economia de tempo e recurso, porque tira o papel, o carro. É tudo em tempo real”, declara o delegado Ernane, ao enumerar as vantagens da nova realidade.Os investimentos da Polícia Civil para que o resultado seja alcançado passam pela aquisição de equipamentos, capacitação de pessoal, educação em informática e desenvolvimento em aplicativos que viabilizem a transformação de procedimentos de papel para o meio eletrônico. (Com informações de Kelly Tork – Assessoria de Comunicação)

Vítima do Trânsito: Ciclista que passou oito dias no hospital com morte cerebral é enterrado

Depois de uma temporada sem mortes, o trânsito volta a fazer vítima fatal. No início da tarde de quinta-feira (24), foi enterrado no município de Santana, o homem que passou oito dias em morte cerebral no Hospital de Emergência de Macapá.
Antônio Délcio Parente da Silva, 36 anos, foi atropelado no dia 13 deste mês no município de Santana. Depois de duas semanas internado com morte cerebral na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ele teve uma parada cardiorrespiratória e veio a óbito.
O acidente aconteceu na rodovia que dá acesso ao rio Matapi, em frente a uma fábrica de refrigerante, daquele município. Ele foi atropelado em sua bicicleta por um veículo que se evadiu sem ser possível identificá-lo. O autônomo morava na Rua 15 de novembro, bairro Fonte Nova, em Santana, teve morte cerebral, dois dias depois de dar entrada no Hospital. Oito dias depois, a direção anunciou que o coração dele havia parado de bater.

Visitante de nº