Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Bocas de Lobo abertas são um perigo

Carlos Lima

Limpar a rede de esgoto significa evitar alagamentos na cidade. A rede está lá exatamente com esse intuito de promover vazão da água das chuvas e do esgoto para o Rio Amazonas (É bom nem comentar essa parte!). A rede de esgoto possui aberturas que foram carinhosamente chamadas de Bocas de Lobo. Se tampadas adequadamente não provocariam tantos acidentes com motocicletas e quebras de suspensões de carros. Se fossem bem reforçadas as tampas, não quebrariam na passagem de veículos grandes e pesados.

É daí que surgem as Bocas de Lobo. O Lobo é um animal traiçoeiro, que pode devorar uma pessoa, duas, três, várias.. . Ou qualquer outro animal. Mas para que isso ocorra, ele precisa abrir a boca obviamente. Isso nos leva a entender que Bocas de Lobo abertas são um perigo. As da cidade costumam devorar nossos veículos e todo o lixo que nós despejamos nas ruas por uma incrível falta de bom senso. É capaz até de engolir uma pessoa!

Elas são uma espécie de suspiros de uma imensa rede de tubos de concreto dentro de uma cidade. Em Macapá, elas são o inferno astral principalmente de motoqueiros e ciclistas. Está comprovado! As Bocas, não de fumo, mas as de Lobo estão por todo lado, em meio às partes centrais, densamente construídas de uma cidade com ruas e calçadas pavimentadas ou em locais não tão urbanizados e estruturados... Pensando bem, as de fumo também estão! Convenhamos!

Tecnicamente falando, as Bocas de Lobo são parte de instalações destinadas ao
Escoamento do excesso de água, seja em rodovias, na zona rural ou na malha urbana. O problema é que quando essa estrutura é construída de forma fajuta, sem muito investimento, novos problemas surgem e geralmente a sociedade é quem paga o pato. Muitas casas alagam e milhares de veículos são destruídos, inclusive com vítimas graves. Contudo, elas estão por aí, por todo lado, fazendo parte de nossas vidas! O problema é de quem? Bocas de Lobo abertas são um perigo.

Visitante de nº