Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Açaí de Terra Firme é tema em Seminário

_________________________________________________
Pequenos e médios produtores, parceiros governamentais e não governamentais propõem a construção de um Seminário de Políticas Públicas em Porto Grande considerando ações em curto e médio prazo, elaborando propostas viáveis para a superação de entraves na produção de açaí de terra firme e estabelecer metas com ações e prazos
_______________________________________________

Denyse Quintas

O evento intitulado ‘Seminário de Políticas Públicas para Açaí de Terra Firme em Porto Grande’, reúne no dia 19 de abril, das 8h às 17h, no Centro de Convivência Pró-Idosos do município os produtores de açaí de terra firme, entidades associativas ligadas ao setor, representantes de instituições públicas e consultores do segmento.
Segundo a gestora do Projeto Estruturante de Manejo Florestal Não Madeireiro da Amazônia, Denise Nunes, o objetivo é construir de forma coletiva entre os diversos setores do Estado, uma agenda em função do açaí de terra firme nas localidades do município de Porto Grande, considerando ações em curto e médio prazo. “Vamos elaborar propostas viáveis para a superação de entraves para a produção do açaí nesse território e estabelecer metas com ações e prazos aos executores”, disse.
Para ela, o Sebrae procura fomentar um sistema piloto de desenvolvimento regional integrado, baseado em processos de estruturação de pequenos negócios sustentáveis, utilizando como instrumento a base produtiva do extrativismo amazônico como ferramenta para o desenvolvimento regional sustentado.
Durante o seminário haverá momento de debate e em seguida será feito o processo de trabalhos em grupo para construção de uma agenda com responsabilidades e prazos.
São parceiros Sebrae no Amapá (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Rurap (Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá) e Prefeitura Municipal de Porto Grande.

Ministro Cassel debate regularização fundiária na Comissão da Amazônia

Eglanen Nascimento

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, destacou o reconhecimento de direitos, o combate à grilagem de terras e a preservação do meio ambiente como pontos importantes que serão resolvidos por meio da política de regularização fundiária na Amazônia Legal, questão que trata a Medida Provisória 458/2009 discutida nesta quarta-feira (15) na Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional da Câmara.
De acordo com o ministro, a falta dessa política resulta em violências diretas contra os pequenos proprietários, na concentração de terras e no desmatamento da região. “Nunca houve no País uma política pública de regularização fundiária e com a aprovação da MP 458 haverá um novo marco legal que viabilizará o trabalho para trazer estabilidade e desenvolvimento para a Amazônia”, afirmou.
Segundo dados apresentados pelo ministro, no Estado do Amapá a regularização atingirá o total de 13.599 posses em 15 municípios, divididos em 10.834 de 0 a 1 módulos, 1.779 de 1 a 4 módulos e 986 de 4 a 15 módulos fiscais. O ministério irá divulgar informações dos cadastros dos requerentes na Internet, do imóvel e ainda da entidade responsável pelo cadastro. Haverá também a constituição de um grupo de acompanhamento nos Estados com a participação de representantes da sociedade civil e do Ministério Público.
Os representantes de Ongs e movimentos sociais presentes na audiência solicitaram a conversão da MP em Projeto de Lei com o intuito de obter mais tempo para o debate do texto da emenda com a sociedade e entidades de proteção. No entanto, o ministro Cassel acredita que o assunto não deve ser tratado por meio de um PL e afirmou que é favorável a votação da MP por considerar “urgente a situação na região".
A deputada Dalva Figueiredo, assim como os demais parlamentares, demonstrou preocupação com a falta de estrutura nos Estados para a execução das ações necessárias. Ela parabenizou ainda as entidades sociais que compareceram à audiência, que são, segundo ela, “um segmento importante da sociedade” por meio do qual “se avançou muito na proteção da Amazônia”.

Projetos do Sebrae estão sendo gravados pelo programa ‘Pequenas Empresas Grandes Negócios’

___________________________________________________________
A iniciativa leva para todo o Brasil o desenvolvimento do empreendedorismo no Amapá
____________________________________________________________

Posted by Ellen Moura

A equipe do ‘Programa Pequenas Empresas Grandes Negócios’ da Rede Globo está em Macapá, no período de 15 a 18 de abril, para produzir o programa, focalizando três projetos do Sebrae no Amapá, são eles Projeto Desenvolvimento de Mercantis, Amapá Feito à Mão e Horticultura na Região Urbana do Amapá.
O objetivo do programa é descrever um perfil do microempresário nacional por meio de reportagens realizadas em todo o Brasil, mostrando como funciona pequenas feiras e casas de comércio e quais as recursos criativos encontrados, compartilhando experiências aos iniciantes na atividade, como forma de obterem orientação. As reportagens buscam ângulos dos mais diversos pontos para mostrar a experiência dos empreendedores com interessantes assuntos.
As matérias divulgam as potencialidades dos Estados, sendo viabilizadas pela parceria entre a emissora, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá e o Sebrae Nacional. As entrevistas são conduzidas pelo repórter Gustavo Gonçalves, cinegrafista Luiz Gonzaga e pelo auxiliar André Gaffure.
Os projetos escolhidos pelo programa são os que obtiveram resultados relevantes nos últimos anos, pois o Projeto Desenvolvimento de Mercantis visa fortalecer as micro e pequenas empresas do segmento comercial varejista, com ações para aperfeiçoar processos de gestão, o que pode contribuir para o aumento do faturamento das empresas.
O Projeto Amapá Feito à Mão tem como objetivo o fortalecimento e a competitividade dos artesãos de Macapá e Mazagão, estabelecendo o aumento da renda dos artesões amapaenses, intensificando a identidade cultural Maracá e Cunani com a utilização dos grafismos , propondo diferencial. O artesão passa a produzir um trabalho de destaque, com características do seu lugar. A equipe está gravando todo o processo de produção das peças no Amapá. Segundo a gestora do projeto do Sebrae, Josseli Pantoja, devido as experiências de sucesso já obtidas, os meios de comunicação vêem compartilhando com a sociedade “o interesse está culminando com uma repercussão nacional do que se produz no Amapá com o apoio Sebrae no Estado. A idéia é divulgar o potencial empreendedor no Amapá, revelando novas vocações e ações que promovam a geração de renda e inclusão social", disse a gestora.
O projeto intitulado Horticultura na Região Urbana do Amapá tem como objetivo atender as demandas do público alvo, aumentando a produção e a competitividade dos produtores de hortaliças contribuindo de forma econômica, social e ambiental. Por seu resultado de qualidade, também, será mostrado no programa Pequenas Empresas Grandes Negócios.

Comece bem o seu dia...

Autor: Aristóteles Onassis
Hoje acordei para vencer.
A auto-mensagem positiva, logo pela manhã,
é um estímulo que pode mudar seu humor,
fortalecer sua autoconfiança e,
pensando positivamente,
você reunirá forças para vencer os obstáculos.
Não deixe que nada afete seu estado de espírito.
Envolva-se pela música: cante ou ouça.
Comece a sorrir mais cedo.
Ao invés de reclamar quando o relógio despertar,
agradeça a Deus pela oportunidadede acordar mais um dia.
O bom humor é contagiante; espalhe-o.
Fale de coisas boas, de saúde, de sonhos, com quem você encontrar.
Não se lamente, ajude-se
e também ajude as outras pessoas
a perceberem o que há de bom dentro delas mesmas.
Não viva emoções mornas e vazias.
Cultive seu interior,
extraia o máximo das pequenas coisas.
Seja transparente e deixe que as pessoas saibam
que você as estima e precisa delas.
Repense seus valores
e dê a si mesmo a chancede crescer e ser mais feliz.
Tudo o que merece ser feito merece ser bem feito.
Torne suas obrigações atraentes,
tenha garra e determinação.
Mude, opine, ame o que você faz.
Não trabalhe só por dinheiro
e sim pela satisfação da "missão cumprida".
Lembre-se: nem todos têm a mesma oportunidade.
Pense no melhor e espere pelo melhor.
Transforme seus momentos difíceisem oportunidades.
Seja criativo, buscando alternativase
apresentando soluções ao invés de problemas.
Veja o lado positivo das coisas e, assim,
você tornará seu otimismo uma realidade.
Não inveje. Admire!
Seja entusiasta com o sucesso alheio
como seria com o seu próprio.
Idealize um modelo de competênciae faça a sua auto-avaliação
para saber o que aindalhe falta para chegar lá.
Ocupe seu tempo crescendo,
desenvolvendo sua habilidade e seu talento.
Só assim não terá tempo para criticar os outros.
Não acumule fracassos e sim, experiências.
Tire proveito de seus errose amplie seus conhecimentos.
Dimensione seus problemase não se deixe abater por eles.
Você pode tudo o que quiser.
Perdoe. Seja grande para os aborrecimentos ,nobre para a raiva,
forte para vencer o medo
e feliz para permitir a presençade momentos infelizes.
Não viva só para o seu trabalho.
Tenha outras atividades paralelas,
como os esportes e a leitura.
Cultive amigos.
O trabalho é uma das contribuições que damospara a vida,
mas não devemos jogar neletodas as nossas expectativas e realizações.
Finalmente, ria das coisas à sua volta,
ria de seus problemas, de seus erros, ria da vida.
"Começamos a ser felizesquando temos capacidade de rir de nós mesmos."

Estudante de Direito é preso por assalto a mão armada e formação de quadrilha

Posted by Carlos Lima

Segundo informações da Companhia de Radiopatrulha Motorizada - CRPM -, o Jairo Ramos da Costa, de 22 anos, é estudante de Direito, e provém de família de classe média alta. Ele foi preso na última terça-feira por assalto a mão armada e formação de quadrilha. O crime que motivou a prisão do estudante foi praticado no bairro Novo Horizonte por volta de 16h30 de terça. Quatro mil reais foram levados de uma Agência dos Correios. A polícia afirma que ele foi ‘tentado’ por um foragido do IAPEN a participar do crime.
A quadrilha motorizada, formada por quatro indivíduos armados, assaltou a Agência dos Correios no Novo Horizonte. Jairo foi apontado como o motorista do bando. Nessa ação, eles estavam em um veículo Gol, cinza/NEL 6179, de posse de revólveres e pistolas. Eles renderam e tomaram a arma da vigilante, depois levaram o dinheiro da agência. De acordo com a PM, o veículo era alugado, mas teve documentação apreendida junto com o infrator. A operação de busca aos criminosos foi executada por uma guarnição da CRPM, sob comando do sargento W. Furtado/ VTR 0908. Com apoio da VTR 0508 e 0208, o motorista foi preso na Rua Hamilton Silva, no bairro Jesus de Nazaré, onde confessou participação, informou paradeiro de parte do dinheiro e nomeou todos os comparsas.
Parte da grana do assalto foi encontrada em poder da namorada do Jairo, a menor de idade, J.D.S.Neves, de 17 anos. A equipe da VTR 0508, comandada pela SGT, Thaysa, conseguiu descobrir o paradeiro de Danielle após uma série de diligências. Ela foi pega com uma porta cédulas recheada com R$ 1.210,00, na casa de seu sogro. Essa quantia seria a parte do namorado no assalto. A menor acabou confessando à polícia que o dinheiro havia sido repassado por Jairo. Quando preso, ele confirmou que dirigiu o carro durante o assalto e ainda delatou mais três comparsas. Dentre eles, o Rafael Cristian Dias de Oliveira, foragido do Instituto de Administração Penitenciária IAPEN, considerado ‘o cabeça’ da equipe. Rafael integra o grupo dos treze, que destruiu o muro do presídio no mês passado. Os outros dois integrantes da quadrilha são o Marcos Gilson Sousa Azevedo, que cumpria pena em regime semi-aberto, e um elemento conhecido como José. Jairo foi apresentado, junto com sua namorada, na sede da Polícia Federal por roubo a mão armada e formação de quadrilha.
Logo após a prisão, o veículo Gol usado pelos bandidos foi encontrado no bairro Infraero I, sem sinais de arrombamento. A equipe da VTR 0208 do 2° batalhão foi quem encontrou o automóvel. Outras buscas para encontrar os demais suspeitos foram executadas, mas sem sucesso. Segundo Policiais da Companhia de Radiopatrulha Motorizada (CRPM), o Jairo é um rapaz de família de classe média e já vinha sendo investigado. A Companhia constatou que ele há tempos estava sendo ‘tentado’, pelo Rafael Cristian, a participar deste crime.

Visitante de nº