Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Obras na pista do Aeroporto de Macapá iniciam em agosto

Durante o período da obra a pista ficará fechada para pouso e decolagem durante três dias da semana

Por Wellington Costa

A Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) inicia no dia 12 agosto a obra de troca da pavimentação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional de Macapá. O investimento destinado para as obras será de R$ 10 milhões e tem previsão para ser concluída em fevereiro de 2009.

A troca do revestimento é devido ao grande desgaste na pista, já que o Aeroporto opera com aeronaves de grande porte, como o Boeing 737 e A320, pesando cerca de 40 toneladas cada. A pista de pouso e decolagem mede 2.100 mil metros de cumprimento por 45 metros de largura.

“Com as operações de pouso e decolagem dessas grandes aeronaves, há um grande desgaste da pista. O revestimento que teria vida útil de 15 anos, somados com a ação das aeronaves e climáticas, não dura mais que 10 anos”, explica Manoel Gomes, superintendente em exercício da Infraero/AP.

Para que as atividades sejam feitas no prazo determinado, haverá a necessidade de fechar a pista em determinados horários. As terças, quintas e sábados, a pista ficará fechada para pouso e decolagem de aeronaves nos horários de 07:30h às 12h e das 17:30h às 23:30h.

A pista estará funcionando normalmente para os vôos programados a partir das 23:30h, diariamente. Somente no período de comemoração das festividades do Círio de Nazaré, no mês de outubro, a pista irá operar sem interrupções.

Serviço - Para mais informações, entrar em contato com a Infraero/AP, através do telefone 3223-2323.

Centro Comercial ganha reforço na segurança


Dois aparelhos celulares foram doados para o 6º Batalhão da PM com o objetivo de diminuir os índices de assaltos na área comercial

Por Wellington Costa

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amapá (Fecomércio/AP) fez a doação de dois aparelhos celulares para o 6º Batalhão Militar do Estado do Amapá. A ação visa ajudar os policiais no combate aos assaltos na área comercial de Macapá.

Os aparelhos ficarão disponíveis para os empresários manterem comunicação direta com o 6º Batalhão, o qual é o responsável pelo patrulhamento do centro comercial, resultando numa maior agilidade no trabalho dos militares para o combate de furtos aos comerciantes e população amapaense.

“A partir de agora a gente vai poder contar com mais um serviço de segurança. Pelo menos não teremos que ficar aguardando por um longo tempo até a polícia chegar, em caso de assalto”, diz a secretária de loja, Juliete Gomes.

De acordo com os lojistas, assaltos e furtos são freqüentes no centro de Macapá, principalmente nas alamedas, no horário de final de expediente, quando o tráfego de pessoas quase não existe nessas áreas.

Embora a iniciativa seja vista com bons olhos pelos comerciantes, o policiamento na área ainda é de forma tímida e sendo a principal reivindicação dos empresários.

“A iniciativa é ótima, mas é complicado, por exemplo, em um assalto a gente pegar o telefone para ligar para a polícia. Só mesmo após o assalto. O que falta mesmo é mais policiais nas esquinas das ruas aqui no centro comercial”, ressalta a gerente comercial Analice Lopes.

Nos próximos dias os policiais estarão realizando um cadastramento dos telefones das lojas para evitar possíveis trotes e a divulgação indevida dos números dos celulares.

Greve pode atrasar vôos para o Amapá

Apesar da Infraero/AP não ter aderido ao movimento grevista, passageiros podem sofrer com atraso nos vôos para o Estado

Por Wellington Costa

Uma greve dos funcionários da Infraero nos principais aeroportos do país, iniciada as 0h de ontem, pode provocar atrasos nos vôos e causar transtornos aos passageiros. A paralisação anunciada por líderes sindicais tem como principal reivindicação o aumento salarial dos trabalhadores. Funcionários da Infraero/AP não aderiram ao movimento grevista.

No ano passado, o Brasil viveu uma crise no sistema de tráfego aéreo, com longos atrasos e muitos cancelamentos de vôos que afetou o transporte aéreo do país em diversas ocasiões, inclusive no Amapá.

Porém, a superintendência regional da Infraero afirma que dificilmente o Estado sofrera com atrasos e cancelamentos de vôos. “Assim como os demais aeroportos do Brasil, nós contamos com um plano de contingência, visando que os passageiros não sofram com possíveis transtornos referentes à greve, coisa que dificilmente aconteça aqui no Amapá”, ressalta Manoel Gomes, superintendente em exercício da Infraero/AP.

Dos 67 aeroportos administrados pela Infraero, funcionários de 12 deles estão em greve. A adesão ao movimento de paralisação inclui os maiores aeroportos do Brasil: o Galeão e Santos Dumont (RJ), Guarulhos e Congonhas (SP).
Os aeroportuários são responsáveis por serviços como fiscalização de bagagens no embarque e desembarque, controle do movimento de aeronaves na pista e operação de equipamentos de raio X.

Campanha contra a rubéola inicia dia 9 de agosto

No Amapá, a meta da campanha é vacinar 211 mil pessoas

Por Wellington Costa

Entre os dias 9 de agosto a 13 de setembro, o Ministério da Saúde estará realizando a campanha de vacinação contra a rubéola, em todo o Brasil. Pessoas na faixa etária de 20 a 39 anos devem tomar a dose da vacina. Em toda a região norte, a meta é vacinar 5.200 milhões de pessoas. No Estado, a expectativa da campanha é vacinar 210 mil pessoas.

O alvo da campanha este ano é o público masculino, pois de acordo com dados do Ministério, do total de casos de rubéola confirmados ano passado, cerca de 70% foi em homens. As únicas pessoas que não devem tomar a vacina são as mulheres grávidas, que somente após o nascimento do bebê ela devem ser imunizadas.

A chefa da vigilância epidemiológica do Estado, Maria Angélica Lima, alerta sobre os riscos da doença nas mulheres grávidas. “O principal risco da rubéola em mulheres grávidas é a transmissão do vírus para o feto, o vem a originar a Síndrome da Rubéola Congênita, provocando danos na visão, audição e no sistema nervoso do bebê”.

A campanha contra a rubéola corresponde ao compromisso firmado entre os países das Américas durante a 44ª Reunião do Conselho Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), cujo objetivo é eliminar a rubéola nesses países, até o ano de 2010.

Volta às aulas da rede estadual será nesta sexta-feira (1º)

Em algumas escolas o calendário será estendido até o mês de janeiro, devido a greve de professores realizada em junho do ano passado

Por Wellington Costa

O segundo semestre do ano letivo de 2008, para os 152 mil estudantes da rede pública de ensino do Amapá começa nesta sexta-feira, dia 1º de agosto. A volta às aulas está programada nos 430 estabelecimentos de ensino coordenados pela Secretaria Estadual de Educação (Seed).

Com o atraso no calendário escolar 2008, devido a greve dos professores em junho do ano passado, o fim das aulas deste ano está previsto para o final do mês de dezembro, para as escolas que não aderiram à paralisação. já as que paralisaram por um longo período em 2007, a previsão é que até o final da primeira quinzena do mês de janeiro, de 2009, as aulas sejam concluídas.

“Essas duas datas para a conclusão do calendário escolar 2008, da rede estadual, é decorrente à paralisação dos professores ocorrida ano passado, afetando o planejamento das atividades escolares. O problema não se estenderá para o ano de 2009, pois as escolas estaduais iniciarão as aulas no mesmo período, ano que vem”, ressaltou Ailton Guedes, coordenador de educação básica da Seed.

As escolas da rede estadual de ensino darão início ao período letivo já com aulas teóricas para os alunos. No sábado, dia 2, está programado como letivo nas escolas estaduais. Porém, “algumas escolas recepcionarão seus alunos com atividades culturais e esportivas, deixando para segunda-feira o início das aulas teóricas”, diz a coordenação de educação do Estado.

Visitante de nº