Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Campanha contra a rubéola inicia dia 9 de agosto

No Amapá, a meta da campanha é vacinar 211 mil pessoas

Por Wellington Costa

Entre os dias 9 de agosto a 13 de setembro, o Ministério da Saúde estará realizando a campanha de vacinação contra a rubéola, em todo o Brasil. Pessoas na faixa etária de 20 a 39 anos devem tomar a dose da vacina. Em toda a região norte, a meta é vacinar 5.200 milhões de pessoas. No Estado, a expectativa da campanha é vacinar 210 mil pessoas.

O alvo da campanha este ano é o público masculino, pois de acordo com dados do Ministério, do total de casos de rubéola confirmados ano passado, cerca de 70% foi em homens. As únicas pessoas que não devem tomar a vacina são as mulheres grávidas, que somente após o nascimento do bebê ela devem ser imunizadas.

A chefa da vigilância epidemiológica do Estado, Maria Angélica Lima, alerta sobre os riscos da doença nas mulheres grávidas. “O principal risco da rubéola em mulheres grávidas é a transmissão do vírus para o feto, o vem a originar a Síndrome da Rubéola Congênita, provocando danos na visão, audição e no sistema nervoso do bebê”.

A campanha contra a rubéola corresponde ao compromisso firmado entre os países das Américas durante a 44ª Reunião do Conselho Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), cujo objetivo é eliminar a rubéola nesses países, até o ano de 2010.

0 comentários

Visitante de nº