Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

CEA, DESLIGAMENTO PROGRAMADO.

De acordo com a necessidade de manutenção no bairro do Renascer, no perímetro da R: ADILSOM JOSÉ PINTO PEREIRA entre a AV. JOSÉ ALVES PESSOA E A BR 156, haverá o DESLIGAMENTO PROGRAMADO para a segurança na retirada de poste e mudança de estrutura at. Para melhoria da rede.
Visto que o Desligamento Programado para o dia 24 de MAIO de 2009 será iniciado no horário de 7:30h as 14h de domingo, a previsão é que em todo o bairro do Renascer.

Plano Sustentável de Aqüicultura e Pesca produzirá sem destruir florestas, afirma ministro

Para o ministro da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca Altemir Gregolin, o fato da atividade pesqueira estar diretamente relacionada à cultura da região amazônica irá facilitar o desenvolvimento dela, de forma a “produzir sem destruir as florestas, ou seja, preservando o ecossistema”. Gregolin fez um comparativo da produção pesqueira com a criação de bovinos, que está associada a 75% do desflorestamento atual.
O ministro foi o convidado desta quarta-feira (20) da Comissão da Amazônia, que realizou audiência pública para discutir o Plano Amazônia Sustentável de Aqüicultura e Pesca. Gregolin fez uma apresentação do plano, que objetiva desenvolver programas, projetos e ações nos estados da região voltados para a promoção do desenvolvimento sustentável do setor pesqueiro.


A deputada Dalva Figueiredo participou da audiência e disse que o governo Lula dá mais um grande passo rumo ao desenvolvimento sustentável da região amazônica. “A pesca é um dos grandes potenciais da Amazônia. Sem dúvida nenhuma, desenvolver este potencial resultará em preservação do meio ambiente com desenvolvimento regional”, disse. De acordo com Dalva, a instalação de laboratórios de aqüicultura, programas de capacitação e liberação de recursos para financiar as atividades na região são indispensáveis no plano que será implantado.


De acordo com o ministro, numa visão de longo prazo, o plano irá desenvolver economicamente e socialmente a pesca, além de desenvolver o setor de aqüicultura e potencializar a produção, com estimativa de alcançar 20 milhões de toneladas de pescado, com impacto de U$ 40 bilhões de dólares/ano ao nível primário e U$ 160 bilhões de dólares em toda a cadeia produtiva. Segundo ele, o programa deverá gerar também mais de 10 milhões de empregos diretos e indiretos.
Gregolin destacou ainda que serão desafios do plano o ordenamento e gestão sustentável, os investimentos em infraestrutura e logística, o desenvolvimento de tecnologias, a assistência técnica e capacitação, a inclusão social e a abertura e consolidação do mercado, Estado e sociedade.


Até o lançamento do plano, que deverá ocorrer em julho próximo, haverá oficinas nos estados para discussões e aprimoramentos. No Estado do Amapá as oficinas estão previstas para os dias 11 e 12 de junho. A implantação, monitoria e avaliação do programa deverão ocorrer entre os meses de setembro e outubro deste ano.

Visitante de nº