Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Atividades do Curso de Formação Inicial dos futuros Juízes Substituto

A programação desta semana do Curso de Formação Inicial para os futuros Juízes Substitutos, promovido pela Escola Judicial do Amapá (EJAP), do Tribunal de Justiça do Amapá, contou com palestras, aulas e visitas nos órgãos que caminham lado a lado com o Judiciário.

Durante a semana passada os alunos iniciaram a parte prática do Curso de Formação nas varas do Fórum da Comarca de Macapá Desembargador Leal de Mira. Esta semana dando continuidade ao CFI, os futuros Juízes Substitutos do Judiciário Amapaense visitaram na terça-feira (23/03), o prédio da OAB/AP para conhecer a estrutura funcional da instituição, na ocasião o Presidente Ulysses Träsel, proferiu uma palestra explicando o papel do Órgão perante à sociedade e sua relação com a Justiça do Estado.

Na Quarta-feira (24/03), os alunos participaram da aula cuja disciplina tralhada foi Direitos Humanos, ministrada pelo Promotor de Justiça de Cidadania de Macapá, Paulo da Veiga, Mestre em Direito e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV), Especialista em Direito Penal Econômico pela Universidade de Salerco Itália, Professor da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e da Faculdade Seama. Na ocasião o Magistrado destacou a importância que a disciplina possui na Formação dos futuros Juízes Substitutos. Dentro do contexto histórico e discorreu sobre a Sensibilidade e Responsabilidade do Juiz frente aos Direitos Humanos.

“Hoje nessa visão em que se estabelece uma relação entre gestão pública, Poder Judiciário e a sociedade é importante essa integração dos Direitos Humanos, sobretudo nesse sentido. É preciso construir um conceito de direitos humanos mais amplo, observando que em cada contexto pode-se violá-los de alguma maneira por isso é necessário olhar não só em temas grandiosos, mas nas ações pequenas do dia-a-dia, como a relação trabalhador e patrão, marido e mulher, pais e filhos", enfatizou o Promotor de Justiça.

Nesta quinta-feira (25/03), os alunos visitam o Tribunal Regional Eleitoral, na ocasião serão recepcionados pelo Presidente do TRE, Desembargador Luiz Carlos Gomes, que irá proferir uma palestra explicando os serviços que são realizados no Órgão, a estrutura funcional e a relação com o Poder Judiciário.

Para finalizar essa semana os alunos terão aula presencial na Escola da Magistratura, a disciplina Difusão da Cultura de Conciliação, será ministrada pelo Juiz Carlos Fernando Silva Ramos.
Assessoria de Comunicação Social do TJAP

0 comentários

Visitante de nº