Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

“Operação Start” da Polícia Militar gera polêmicas

Na tarde da última terça, um suposto assaltante foi morto pela PM em operação na “Passarela do Coqueiro”

Abordar o cidadão em locais inesperados e sem qualquer justificativa, como está sendo feito na “Operação Start” da Polícia Militar, tem gerado polêmica nas cidades de Macapá e Santana. Há relatos de constrangimento e maltrato (truculência) por parte de policiais durante as abordagens. A população tem se mostrado desfavorável a este tipo de atuação. De acordo com um mototaxista, a operação veio para piorar a má fama que tem a PM. “Os policiais são treinados para lidar com bandidos e não com o cidadão”, disse o munícipe. O objetivo da “Start”, segundo o comando, é aumentar a “ostensividade” para coibir as ações criminosas que possam ocorrer em todos os bairros de Macapá e Santana. Mas agora a população não se sabe o que é pior, ser abordado por um assaltante ou por um policial.

A ordem para deflagrar a operação foi proferida no último dia 15 deste mês pelo comando geral. A fiscalização está sendo focada no trânsito, na identificação de pessoas e na busca de veículos. No final da tarde ontem (21), um suposto assaltante foi morto a tiros por policiais militares. Na ocasião do roubo, a vítima que prefere não ser identificada, afirmou que foi coagida mediante ameaça por dois elementos armados e teve a moto roubada. A Polícia Militar foi acionada e através de informações da vítima começou a suspeitar de um indivíduo que residia no bairro Buritizal, num local conhecido como “Passarela do Coqueiro”, na zona Sul da cidade. Segundo informações da polícia, durante a operação, houve resistência e troca de tiros. O suspeito de prenome Elton foi alvejado pelas costas com dois disparos, um na cabeça e outro na altura do peito.

Este tipo de tratamento dado aos bandidos é considerado uma resposta de treinamento, onde o policial é orientado a agir com segurança e cautela nas abordagens, e revidar somente quando estiver sob ofensiva, sendo que a reação deve ser proporcional. Essa mesma orientação é dado aos PM’s participam da “operação Start”, cerca de 90. No caso do suposto bandido, um tiro na cabeça e outro na altura do peito teriam sido proporcionais, assim como em várias outras trocas de tiros entre polícia e bandido que terminaram em morte. A quantidade de denúncias e reclamações que chegam à Promotoria da Cidadania sobre possíveis excessos e truculência na atuação da PM é exorbitante.

Muitos cidadãos estão se sentindo desrespeitado com as abordagens que são feitas em pontos aleatórios. Pais de família vêm sendo tratados como se tivessem acabado de assaltar um banco. O comandante geral da PM, coronel Marcos Vasconcelos, foi procurado para comentar sobre o feedback da população, mas por conta do ferido de ontem (21) foi possível encontrá-lo. A “Operação Start” consiste na abordagem de motociclistas, pedestres, ciclistas e condutores de veículos e ações que são executadas pelo 1º, 2º, 4º e 6º Batalhões, com apoio das unidades Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão Ambiental e Companhia de Trânsito, homens altamente treinados para operações de alto risco.

0 comentários

Visitante de nº