Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Penitenciária Estadual: Ministério Público acusa diretoria de omissão às torturas


O advogado, Maurício Silva Pereira, da Comissão de Direitos Humanos da OAB, disse que a justiça decidiu intervir em razão do número, cada vez maior, de presos sofrendo violência dentro da cadeia, como ocorreu no último dia 13 de outubro. Por saber que a tortura dos presos ocorria e por não se manifestar em apurar os fatos evidentes, o diretor do Iapen foi denunciado pelo MP e deve responder criminalmente pelo artigo 1º, da Lei 9.445/97 (crime de omissão), podendo ser condenado á prisão e perda do cargo público.

Chefiada pelo agente Gláucio dos Santos Nunes, a “Equipe Charlie” é bastante temida pela população carcerária, age como uma espécie de Bope dentro Iapen. A tropa de elite carcerária. Integram esse grupo os 22 agentes penitenciários presos na manhã desta terça-feira (27) pela Promotoria de Investigações Cíveis e Criminais (PICC), do Ministério Público Estadual.

Durante mais de um mês, a Comissão de Direitos Humanos da OAB-AP, representanda pelo advogado Maurício Silva Pereira, PICC e Conselho Penitenciário investigam denúncias de maus tratos no Iapen.

Além de pedir as prisões temporárias dos 22 suspeitos, o MPE também representou denúncia contra o diretor do Instituto Penitenciário, coronel Walcyr, pelo crime de omissão às torturas praticadas pela "Equipe Charlie".

Dias após uma tentativa de fuga, ficou a cargo desta equipe descobrir quem eram os responsáveis por um buraco feito em uma das paredes da cela do pavilhão de triagem. Por volta de 21 horas, 42 presos foram obrigados a sair das celas, tirar a roupa e se esfregarem uns nos outros. Durante meia hora, foram submetidos a condições subumanas, com direito a espancamento e tortura psicológica.

2 comentários

Anônimo disse...

De acordo com as novas leis aprovadas pelos deputados federais em Brasília, qualquer pessoa com ficha suja poderá concorrer a mandato público, desde as que furtaram 1 kg de sal até as que furtam milhões ou omitem milhões em impostos.
E fácil prever o futuro, bandidos mandando prende pessoas de bem em suas casas ou as que buscam seus direitos ou estão a cumprir seu dever.
FUTURO OU PRESENTE- REALIDADE!

Anônimo disse...

Ah, poupe-me... Na hora que eles cometem os crimes não pensam em ninguém, nem mesmo neles... Cometem asa maiores atrocidades e todo mundo quer justiça. Essa história de direitos humanos não cola!!!!!! Só serve mesmo para aumentar os índices de violência e cada vez mais mostrar o grau de perversidades dessas criaturas do mal! Duvido que as pessoas que tiveram um de seus entes torturados ou sei lá mais o que por um desses bandidos não sentem vontade de fazer o mesmo que esses policiais fizeram. Pena de morte já! Punição severa já! Cansamos dessa falta de justiça. Dessa falta de punição. Todos os dias nos deparamos com crimes bárbaros e que ficam impunes. Só encher as penitenciárias não resolve. Preso hoje em dia quer ser tratado como príncipe. Valha-me!!!

Visitante de nº