Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Amapá já possui Banda Larga, diz BNO e NTC

Por Carlos Lima em 26.08.08

A mídia amapaense vem noticiando a falta de Banda Larga no estado do Amapá. Segundo o Prodap (Processamentos de Dados do Amapá) – o estado terá Banda Larga a partir de 2009; no entanto a BNO e a NTC (Provedores de internet - que operam no estado) dizem que o Amapá já possui Banda Larga.
De acordo com Fábio Renato, da BNO, há dez anos, 56kbps era a velocidade limite para as linhas telefônicas; hoje toda tecnologia que ultrapassou essa velocidade é considerada de Banda Larga. De acordo com o Alaelson Tatsch, da NTC, o meio - para se levar banda larga até a casa do usuário - já existe mais não é utilizado devido ao monopólio da Oi-telemar e outras empresas (Proprietárias da rede). " O que o Amapá não tem é um meio que seja utilizado para promover concorrência com maior largura de banda e custo baixo, por isso nós estamos investindo nesse projeto de uma rede própria”, afirmou Alaelson.
Eles ressaltam que o projeto de criação de uma rede própria partiu do monopólio dessas empresas sobre o mercado e também pelo alto custo da única tecnologia utilizada atualmente no Amapá. Para se ter uma idéia são necessários 100 milhões de dólares para desenvolver um satélite e mandá-lo para operar; a vida útil é de 10 anos; e por isso, as empresas que possuem a concessão dessas redes de telecomunicação estimam valores 20 vezes maiores do que das tecnologias terrestre - os provedores compram caro e inevitavelmente vendem caro - tendo em vista que poderia, o valor, ser muito menor.
A Rede de telecomunicação - que poderia levar internet mais barata à população - está em poder da Oi-Telemar, mas não é disponibilizada aos provedores em razão do Amapá não possuir demanda para lucros imediatos a essas empresas e por políticas de monopólio de mercado também. Tendo em vista essa situação, os empresários resolveram investir no projeto de uma rede de telecomunicação terrestre própria - que parte do Marajó até o Amapá. Essa iniciativa vai viabilizar o acesso a internet com largura de banda muito maior e a um baixo custo.
O único meio utilizado atualmente para atender a mais de10 mil usuários é por meio de satélite, e isso é caro! Por isso só tem alta Largura de banda quem pode pagar por ela! Mas tem quem pague! Por tanto Amapá tem Banda Larga!

1 comentários

bl4ckfox disse...

ah que blza, bom chegar logo, pois ateh agora so a bunda ta ficando larga!

Visitante de nº