Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Batalhão Ambiental: Barreiras apreendem armas e carne de animal silvestre


Segundo o comandante, pelo menos 1.145 veículos foram abordados em três finais de semana. Seis pessoas foram presas.

diretodaredacao-ap.blogspot

De 13 de julho a 02 de Agosto de 2009, o Batalhão Ambiental realizou barreiras na BR-210/ no km 09 e na Rodovia AP 70 às proximidades da Casa Grande. De acordo com o comandante em exercício, Capitão Quaresma, 44 policiais participaram das operações, com apoio da Polícia Rodoviária Federal. A fiscalização resultou na apreensão de 07 armas de fogo, quase 4 quilos de Pirarucu, 61quilos de carne de animal silvestre e vários materiais sem documentação. Seis pessoas foram presas.


Segundo o comandante, 130 indivíduos passaram por revista pessoal e pelo menos 1145 veículos foram abordados. Facas, Motosserras, 38 sacas de carvão irregular e armas de calibre 12, 20, 16 e 32 foram encontradas nos automóveis. O Capitão informou que todo material apreendido sem documentação pode ser reavido pelos proprietários mediante a apresentação da devida documento. Ele disse, ainda, que a carne apreendida será avaliada e periciada por técnicos do IBAMA para que possa ser doada aos órgãos registrados no Batalhão.

O Batalhão de Polícia Ambiental divulgou também o balanço das operações realizadas no decorrer dos meses de junho e julho desse ano. O comparativo mostrou queda nas ocorrências corriqueiras relacionadas a poluição sonora. Por outro lado, ocorrências concernentes a crimes ambientais como captura de animal silvestre e poluição atmosférica tiveram aumento expressivo em Macapá.

Em junho, 246 cacos de poluição sonora foram registrados. No mês seguinte, esse número caiu para 158 casos. Nos dois períodos, entre as regiões de maior incidência ainda estão o Centro da cidade, Congós, Buritizal, Santa Rita, Laguinho e Perpétuo Socorro. No geral, as ocorrências ambientais atendidas pelo Batalhão somam o total de 676 desde o início de junho até o final de julho. Casos de desmatamento tiveram acréscimo considerável em julho, 11 casos graves foram registrados.


Além de ocorrências ambientais, em dois meses, o batalhão também atendeu 37 solicitações policiais de naturezas diversas: vias de fato, acidente com vítima, agressão física, maus tratos, danos materiais e algumas infrações no trânsito. O resultado desse balanço mostra que o Batalhão Ambiental atendeu 50% a mais de casos fora de sua atribuição legal. Algumas situações de furto, Ato Infracional, Perturbação do Sossego e ameaça, também foram verificadas.

0 comentários

Visitante de nº