Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Aldeia do Manga será beneficiada com casa de farinha

No dia 4 de novembro a Aldeia do Manga, no Oiapoque (AP) recebeu a liberação de R$ 250 mil para construir e implantar a Casa de Farinha. A emenda para o recurso é da deputada Dalva Figueiredo (PT) e visa estimular o desenvolvimento da agricultura familiar existente na região. A execução das obras, pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), está prevista para o início de 2010, mas o valor já está disponível na Caixa Econômica Federal.

Habitada pelos índios Karipunas Localizada na terra indígena Uaçá a cerca de 25 quilômetros da cidade do Oiapoque, a aldeia do Manga serve de porto para embarcações que sobem e descem o rio Curipi e de conexão com outras aldeias localizadas ao longo do vale, graças à localização e à pequena infra-estrutura de que dispõe.

Segundo estudo da Universidade Federal do Amapá (UFPA), o sistema de trabalho dos Karipunas é de base familiar, todos passam a trabalhar a partir dos oito anos e os membros da comunidade se reúnem antes da construção da roça para dividir o trabalho entre as famílias. Homens, mulheres e crianças cuidam de diferentes partes do processo e o solo é preparado com antecedência e cuidado para a plantação. A farinha de mandioca é o principal sub-produto dos índios Karipunas, vendida nas feiras de Oiapoque e de Saint Georges na Guiana Francesa por R$ 2 o quilo.

0 comentários

Visitante de nº