Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Dengue

Levantamento da Semsa deixa município em situação de alerta

Alguns bairros apresentaram índice muito elevado o que contribuiu para a alta no fechamento geral dos dados

A Secretaria Municipal de Saúde por meio do Departamento de Vigilância em Saúde divulgou hoje, quarta-feira, 17, o resultado do 2º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2010. A coleta de material e a visita aos bairros foram feitas na primeira semana do mês de março e tem como objetivo nortear as medidas e ações de combate ao mosquito.

O levantamento apontou um índice entre 1% a 3,9% de infestação predial – IIP, o que caracterizando situação de médio risco e alerta ao município. Alguns bairros apresentaram índice muito elevado o que contribuiu para a alta no fechamento geral dos dados. Os números mostram ainda, que os criadouros preferenciais permanecem os do tipo D2 (51,2%) – lixos e resíduos orgânicos, como: descartáveis, tampinhas de refrigerantes, latinhas, entre outros.

Embora o índice de infestação seja considerado de médio risco, houve redução das notificações quando comparadas com o mesmo período de 2009. Os bairros que apresentam alto risco de infestação e aumento de números notificados estão sendo intensificadas as ações ordinárias com as equipes da própria área, sendo Novo Horizonte, Congós e Loteamento Ipê os que lideram o ranking dos bairros que apresentam maior número de notificações.

Com a chegada do período chuvoso os casos podem aumentar se não houver os cuidados necessários. A Vigilância Sanitária irá intensificar as ações, mas precisa da colaboração da população. “É imprescindível que a população esteja alerta, verificando as condições do seu quintal e de seus vizinhos. Sempre que achar necessário chame nossa equipe, estamos sempre prontos para combater a dengue”, ressalta a diretora de Vigilância em Saúde do município, Nayma Picanço.

Como é feito o LIRAa – Atendendo a solicitação do Ministério da Saúde, para o segundo LIRAa de 2010, a cidade foi dividida em três zonas e subdividida em 14 estratos, que segundo o reconhecimento geográfico possui cerca de 138.603 imóveis, onde os trabalhos são intensificados nas regiões que apresentam o índice maior.

Natália Platon – 8129-2166
Assessora de Imprensa - SEMSA

0 comentários

Visitante de nº