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Macapá, Amapá
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Artigo: Aumento da frota de veículos e as vias de trânsito de Macapá

Rosalina das Neves Bittencourt Tork - Cidadã amapaense, Contadora, com especialização em Auditoria e Controladoria, cursando o 6º semestre do Curso de Engenharia de Produção na UEAP. rosalinabit@hotmail.com. Macapá, janeiro/2010.

A frota de veículos que circulam por Macapá vem aumentando diariamente. Enquanto a frota aumenta, as vias de acesso e trânsito de veículos permanecem na mesma, o que, consequentemente, provoca o congestionamento de veículos, principalmente nos horários de pico.

Some-se a isso, a falta de sinalização das vias, o desrespeito às leis de trânsito pelos condutores, ciclistas e pedestres, a falta de fiscalização dos órgãos competentes, e o caos está formado. Acidentes, mortes, feridos, excesso de atendimento nos hospitais, falta de leito, de médicos, …

Não vislumbramos, por parte das autoridades competentes, nenhuma medida para sanar os problemas. A troca de semáforos antigos por “novos” mereceu até festa de inauguração. Mas limitou-se aos bairros do centro da cidade.

Atualmente vemos alguns trechos de ruas sinalizados (horizontal e verticalmente) próximos aos semáforos. Alguns destes, somente a metade da sinalização.

Observando melhor, notamos que a zona norte da cidade está no mais completo abandono. Existe somente um semáforo nesta parte da cidade. As pessoas que convergem para a zona norte pelas ruas Guanabara e Mato Grosso, quando têm que convergir à esquerda e transpor qualquer uma das duas ruas têm que ter muita paciência. E os acidentes tendem a acontecer. Há pouco tempo fomos beneficiados por um semáforo na esquina do Ciosp do Pacoval. Meio esquisito, pois é um semáforo para pedestres que precisa ser acionado manualmente.

As autoridades deveriam observar que, quem vem dos bairros Renascer e Pantanal pela Rodovia do Canal do Jandiá (ou Rodovia do Pacoval), poderia ter um acesso mais rápido aos bairros Centro e Santa Rita, se houvesse um semáforo na esquina da Rua São Paulo e Av. Rio Grande do Norte (e rodovia do Pacoval), e, seguindo na R.G. Do Norte, no cruzamento com a Rua Guanabara e, continuando na R.G. Do Norte, no cruzamento com a Rua Mato Grosso. Dessa forma haveria um fluxo continuado até a Rua Leopoldo Machado, que é mão única e poderia absorver o fluxo dos veículos, dando um alívio às Ruas São Paulo e Mato Grosso que absorveriam o fluxo que vai para o Centro da cidade. Da mesma forma, no retorno, a contribuição dos semáforos seria uma bênção.

Também a adequação das ruas e avenida da cidade em vias de mão única poderia melhorar o fluxo dos veículos e, inclusive, teria espaço para introduzir as ciclovias, tão sonhadas pelos ciclistas, que têm que contar com muita sorte para poder circular em Macapá. A geografia da cidade e a disposição das ruas e avenidas estão propícias para a aplicação dessa estratégia de trafegabilidade.

Resta às nossas autoridades atentar para as diversas possibilidades e tomar uma atitude pró-ativa para melhorar o trânsito de Macapá.

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