Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Vacina contra a dengue será produzida até o fim do ano

Carlos Lima - carloslimajd@bol.com.br

Já estão sendo realizadas pesquisas clínicas com humanos e em dezembro espera-se ter uma planta piloto produzindo a vacina

O instituto de pesquisas Butantan, de São Paulo tomou o desafio de produzir uma vacina contra a Dengue. De acordo com informações do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo, os trabalhos já estão em fase de pesquisas clínicas com humanos, e a previsão é de que em Dezembro já se tenha uma planta piloto produzindo a vacina.

A dengue é uma das maiores epidemias mundiais; por esse motivo é alvo de vários institutos de pesquisa e corporações farmacêuticas de diversos países - que buscam desenvolver uma vacina para o mal. No Brasil, o Instituto Butantan atua em conjunto com o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro.

Em 2007, Cerca de 100 milhões de casos de Dengue foram registrados no mundo. Atualmente, pelo menos, 3 bilhões de pessoas moram em regiões sujeitas ao contágio e 20 milhões de turistas passam anualmente por esses lugares. No Brasil, o cenário se repete todos os anos.

Durante a 60ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorreu em Campinas, representantes da Fiocruz e do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo - que participam da pesquisa do Butantan, argumentaram sobre a doença e seus trabalhos de pesquisa. E conforme disseram à imprensa, os trabalhos do Butantan estão mais adiantados, uma vez que já estão sendo realizadas pesquisas clínicas com humanos e em dezembro haverá uma planta piloto produzindo a vacina. O Butantan realizará em breve ensaios minuciosos em uma cidade no interior de São Paulo para testar a eficácia da vacina, mas conforme informou o Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo, existe a necessidade de se obter dados precisos sobre o número de pessoas contaminadas, mas esses dados ainda não existem.

A dengue sempre existiu, mas com o advento das embalagens plásticas, que servem de criadouro para o mosquito vetor, o difícil acesso à água potável e as más condições de saneamento dos aglomerados urbanos, ela se disseminou pelo mundo a partir de 1970.

0 comentários

Visitante de nº