Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

PM recebe novos alunos soldados para curso de formação


A aula inaugural aconteceu hoje pela manhã no Anfiteatro da Unifap


Por Wellington Costa

Foto Jorge Jr.


Teve o Curso de Formação de Soldados (CFSd) da Polícia Militar do Amapá. A aula inaugural foi realizada hoje pela manhã, no Anfiteatro da Universidade Federal do Amapá (Unifap), com a recepção dos 296 alunos que foram aprovados no último concurso público realizado no início deste ano.


Como parte da programação do evento, foi apresentada uma peça teatral encenada por um grupo de policiais. A peça abordava a ética profissional e os procedimentos adotados pelos PM’s no momento do atendimento das ocorrências, exemplificando alguns atos irregulares no procedimento de atendimento feito pelos militares.


Segundo o Comandante da PM, coronel Calandrini, "a formação dos soldados atualmente é mais humanística, voltada aos direitos humanos. Antigamente, era estritamente militar. Os alunos recebem preparação para refletir sobre a responsabilidade da profissão".


De acordo com a Assessoria de Comunicação da PM, o treinamento militar seguirá um plano preparado pelo Departamento de Ensino da PM. O corpo de instrutores é formado por policiais militares e civis, além de convidados.


O curso é dividido em duas etapas, a primeira, compreendendo a parte teórica e a segunda, da prática. Policiamento comunitário, tiro defensivo (procedimento, psicologia e tática), abordagem (em pé, deitado, de joelhos, em veículos), preceitos de direitos humanos, desfecho da ocorrência e doutrina de gerenciamento de crises, evitando improvisações e amadorismo policial, são os principais aprendizados a serem repassados durante o curso.


A aluna do CFSd, Fabrícia Lima, atenta para um treinamento constante dos PMs amapaenses, além de atualização e reciclagens, após o curso de formação, sendo ´fundamentais para que realizem um serviço de qualidade´.


Após a formatura dos alunos, prevista para o final do ano, o efetivo da Polícia Militar do Estado contará com aproximadamente 3.200 mil soldados. Os novos policiais atuarão no policiamento ostensivo da Capital, trabalhando diretamente no patrulhamento de rua.


Está previsto a realização de um novo concurso público para preenchimento de 300 novas vagas para a Polícia Militar. O edital está previsto ser divulgado ainda este ano.

0 comentários

Visitante de nº