Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Motoristas têm dificuldades de trafegar pelo Pacoval


Carlos Lima - 8121-1391

Na manhã de ontem o Jornal do Dia acompanhou de perto o sofrimento dos motoristas, pedestres e ciclistas em um trecho que vai da ponte Sérgio Arruda até a rua Mato Grosso. Na ocasião, vários populares relataram as dificuldades e transtornos causados pela obra da prefeitura e sobre a falta de policiamento em torno da ponte e próximo da feira do produtor.
Recentemente, as obras da rua Mato Grosso completaram um ano sem definição. Ao longo desse tempo, a população tem passado muitos aperreios em decorrência, principalmente, dos problemas gerados à medida que os trabalhos prosseguem. Após intensa pressão da mídia em relação à falta de asfaltamento e buraqueira nesta rua, a prefeitura decidiu executar um trabalho de tapa buracos - que na opinião dos moradores foi mal feito. Segundo declarações de um morador do bairro Jardim Felicidade - que todos os dias precisa ir de sua casa para o centro de Macapá, de bicicleta, a situação do trânsito é crítica no bairro Pacoval. "É um tormento ir de casa para o trabalho; até a ponte Sérgio Arruda, o tráfego não é tão conturbado, mas quando chego na rua Mato Grosso, sinto vontade de voltar para casa", disse.
Os problemas da Mato Grosso se tornaram uma ‘bola de neve’. Logo que a obra iniciou, a população se sentia privilegiada pela iniciativa do poder público. No entanto, com o ‘caminhar das obras’, as ruas foram sendo escavadas, o asfalto foi sendo destruído e há mais de um ano, a situação vem se agravando. Durante as obras, o trânsito foi desviado inúmeras vezes e fez com que outras ruas e avenidas - que não tinham condições de suportar grande fluxo de veículos - também ficassem esburacadas. A essa altura, a população não tem dúvidas de que o bairro Pacoval é um dos mais problemáticos - no que diz respeito ao trânsito.
Moradores relatam que antes das obras, a rua era bem pavimentada e sinalizada, inclusive com redutores de velocidade [Tachões] que ajudam os pedestres a atravessá-la. Mas agora, os problemas certamente ficarão para o próximo prefeito encontrar resolução. Em um trecho da rua, como forma de protestar contra um bueiro aberto e também contra os danos causados pela obra, moradores pintaram uma placa de alerta aos motoristas; mas um detalhe importante é que na placa está escrito: "Cuidado com o buraco do João".
Não é à toa que Jornal do Dia decidiu concentrar suas atenções na zona Norte da cidade; a população desta região precisa da atenção da mídia, já que são evidentes as dificuldades em diversos segmentos, inclusive no tráfego. Um outro exemplo é a situação que se vê todos os dias nas proximidades da feira do produtor. Em razão de a rua ser estreita [se é que se pode chamar aquilo de rua], os motoristas precisam andar em fila única; e para piorar, pouco antes da ponte existe um enorme buraco - que surge de tempo em tempo naquele local, tornando o trânsito mais lento ainda. Nesse mesmo trecho, os pedestres e ciclistas reclamam da falta de sinalização e policiamento - que tem dificultado a travessia, tendo em vista que a maioria dos motoristas não querem saber de parar para que o pedestre atravesse. Esses e outros problemas são freqüentemente notíciados nos principais veículos de comunicação, mesmo assim o poder público - Governo estadual e Municipal - nada faz para tentar amenizar a situação. Nenhuma medida de escoamento do trânsito é tomada; e os motoristas continuam indignados.

0 comentários

Visitante de nº