Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Embrapa Amapá realiza curso sobre ecossistemas da Amazônia


Floresta de várzea, campos inundados, floresta de transição e cerradofazem parte dos ecossistemas a serem estudados no curso "Uso Sustentáveldos Ecossistemas Amazônicos (USEA)", que será realizado de 26 de setembroa 3 de outubro, resultado de uma parceria entre a Embrapa Amapá,Universidade Federal do Amapá (Unifap), Universidade Federal do Paraná(UFPR) e Universidade de Frieburg (Alemanha). A abertura do evento será às15h do sábado (26/9), no auditório da Embrapa Amapá. De acordo com acoordenadora do curso, pesquisadora Eleneide Doff Sotta, estãoconfirmados 22 participantes, entre professores, pesquisadores e alunos depós-graduação, do Brasil e da Alemanha.

Os ministrantes do curso são os pesquisadores Alexandre Uhlmann, SilasMochiutti, José Antônio Leite de Queiroz, Nagib Melém, Marcelino Guedes eAna Euler, da Embrapa Amapá; Cosme de Oliveira Junior (Embrapa AmazôniaOriental / Pará), Antônio R. Higa (Universidade Federal do Paraná) eHenrich Speaker, da Universidade de Frieburg, na Alemanha. “Os principaisobjetivos do curso são estudar as características naturais de clima, soloe vegetação dos diferentes ecossistemas da Amazônia e observar os usosatualmente dados a estes ecossistemas com a finalidade de buscaralternativas de uso mais sustentável”, explicou a pesquisadora.

No domingo, 27, a equipe estará no açaizal da Embrapa, localizado nomunicípio de Mazagão, para verificar as características, os usos atuais epotenciais do ecossistema de várzea, com orientações dos pesquisadores Cosme de Oliveira Junior, Alexandre Uhlmann, Silas Mochiutti e JoséAntônio Leite de Queiroz. Os participantes pernoitam em Macapá e nasegunda-feira, 28, o curso prossegue com atividades no Campo Experimentaldo Cerrado, da Embrapa Amapá, no km 45 da BR-156, de onde seguem viagempara o distrito de São Joaquim do Pacuí. Neste itinerário, farãoobservações do cerrado amapaense, da floresta plantada e agro-floresta.Durante a manhã de terça-feira no Pacuí o objetivo é desenvolver o cursoem uma área de produtor para verificar a utilização atual e o potencial dafloresta de transição.

De acordo com o cronograma, os participantes e instrutores estarão naquarta-feira na área de vegetação da empresa Orsa Florestal, em MonteDourado (PA), para cumprir o módulo de caracterização do ecossistema deFloresta Ombrófila Densa sob Manejo Florestal, onde os pesquisadores daEmbrapa contarão com o apoio da engenheira florestal Kátia Regina Silva,responsável pelo manejo florestal da Orsa. No dia seguinte, os técnicos edemais participantes estarão na área de floresta da Jari Celulose pararealizar as observações sobre plantações florestais na Amazônia. Asexta-feira será reservada para a visita técnica aos castanhais da ReservaExtrativista do Rio Cajari, onde será estudado o ecossistema de FlorestaOmbrófila Densa com castanhais. No último dia do curso, sábado (3/10),toda a equipe estará no auditório da Embrapa Amapá para um debate sobre osecossistemas observados no interior do estado. --

Dulcivânia FreitasJornalista (DRT/PB 1.063)

(96) 4009-9511/9902-9959


www.cpafap.embrapa.br

0 comentários

Visitante de nº