Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Documentário abre discussões sobre origem histórica do Curiaú


É a primeira vez em dez anos que um vídeo-documentário sobre as contradições históricas e culturais é exibido na comunidade

Alunos e professores da Escola Estadual José Bonifácio, localizada na comunidade do Curiaú de Dentro, a 9 km de Macapá, conheceram ontem um dos mais ousados projetos de pesquisa sobre a origem do quilombo do Curiaú. Sob o título “Curiaú: O Quilombo das Contradições”, produzido pela acadêmica de jornalismo Ellen Moura, o vídeo documentário tem como objetivo estimular estudiosos, pesquisadores e historiadores a fazer pesquisas mais aprofundadas sobre a comunidade.

A acadêmica explica que o trabalho vem para esclarecer algumas dúvidas sobre a história do quilombo, principalmente no que diz respeito a sua formação. O vídeo foi exibido para cerca de 20 alunos e 9 professores, que residem dentro da comunidade. É a primeira vez em dez anos que a comunidade recebe um trabalho voltado para as contradições históricas. “Curiaú: o quilombo das Contradições” tem a participação do sociólogo, Fernando Canto, e do pesquisador Edgar Rodrigues, além de representantes da comunidade.

Segundo a diretora Rosa Ramos, esse tipo de trabalho contribui de forma positiva para o aprendizado dos moradores. “Muitos moradores não conhecem a sua própria história. Esse tipo de discussão deve ser levantada sempre”, declara a diretora. Para a Ellen Moura, o documentário não pretende mudar ou provar qual a verdadeira história do Curiaú, mas levantar alguns questionamentos possíveis sobre o porquê de várias versões sobre a origem, além de mostrar a cultura, o cotidiano e as crenças da comunidade.

“Durante um trabalho de radiojornalismo realizado na comunidade em 2008, descobri que existiam várias versões sobre a origem do Curiaú, diferente daquela que estudamos na escola. A história desse povo se mostrou muito contraditória, e a ideia veio a calhar. Eu estava terminando o curso de jornalismo e decidi produzir meu Trabalho de Conclusão”, informou Ellen.

4 comentários

Anônimo disse...

Eu quero ver esse documentário

Anônimo disse...

eu quero assistir esse documentário?

Anônimo disse...

Como eu posso fazer para assistir?

Cardoso K. disse...

Eu estou mais que orgulhosa da minha amiga.. uma parte de mim está realizada com o sucesso dela... Estou curiosa ao extremo para assistir esse documentário, e por isso já aviso, um documentário tem q está reservado para mim =P
Parabéns a Ellen pela dedicação e trabalho.. tudo que vier de bom agora, será em nome da competência dela. e Carlos... obrigada por estar ao lado da minha amiga no momento mais importante da vida dela, e ser esse suporte essencial que ela teve.
Um grande beijo!


P.S. o trabalho de radiojornalismo nao foi em 2008 e sim em março de 2009 =P (eu tinha q ser chata né? hauauhhuaauhahua)

Visitante de nº