Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Pesquisa inédita discute a presença dos imigrantes franceses no Brasil

No Ano da França no Brasil, a Editora Unesp lança Franceses no Brasil: séculos XIX-XX, livro que pretende estimular a formação de um campo de estudo ao analisar a presença de imigrantes franceses no Brasil.
Organizado por Laurent Vidal e Tania Regina de Luca, a obra coloca em pauta um tema historiográfico ainda relativamente pouco abordado, já que a presença maciça de outras etnias colaborou com a “invisibilidade” dos franceses.“Imigrar para o Brasil: imagens e realidades”, “Terra de refúgio, terra de utopia”, “O amplo leque das atividades urbanas”, “As experiências das colônias agrícolas” e “Trajetórias individuais e memória” são as cinco temáticas trabalhadas no livro. A primeira avalia, a partir de perspectivas diversas, o projeto de imigração, a escolha do Brasil e as condições de sua realização, assim como as diferentes imagens que circulavam na França sobre o Brasil. Em seguida, o território brasileiro é analisado como ponto de refúgio para grupos diversos, a exemplo de bonapartistas, socialistas e judeus.
A terceira parte enseja uma reavaliação da imigração para centros urbanos e evidencia que as atividades destes imigrantes nas cidades não se resumiram às sempre lembradas profissões de modistas, professores ou cozinheiros. O quarto e último conjunto de textos discute as experiências agrícolas nas províncias Fluminense, do Pará e de Minas Gerias. Por último, há um rol de textos em que se analisam percursos particulares, a partir de uma gama diversificada de questões relativas às modalidades de instalação, inserção profissional e social dos franceses.Franceses no Brasil: séculos XIX-XX também objetiva incentivar novas pesquisas que propiciem um conhecimento mais agudo da realidade dos imigrantes franceses no Brasil, seus projetos, desejos, vida cotidiana e modalidades de integração, assim como os insucessos, retornos e decepções. Neste trabalho, pesquisadores dos dois lados do Atlântico, além de aprofundarem as reflexões sobre a imigração francesa no Brasil, também contribuem para os debates e interrogações a respeito da sociedade civil contemporânea. Sobre os organizadores – Laurent Vidal é historiador e professor da Universidade de La Rochelle, onde dirigi o centro de pesquisa em História Internacional e Atlântica. No Brasil, publicou De nova Lisboa a Brasília, a invenção de uma capital (Editora da UNB, 2008).Tania Regina de Luca é mestre e doutora pela Universidade de São Paulo. É professora dos cursos de graduação e pós-graduação em História da Universidade Estadual Paulista, câmpus Assis, e pesquisadora do CNPq. Desenvolve pesquisa a respeito da história da imprensa.

Título: Franceses no Brasil: séculos XIX- XXOrganizadores: Laurent Vidal e Tania Regina de LucaNúmero de páginas: 486Formato: 16 x 23 cmPreço: R$ 54ISBN: 978-85-7139-918-1

0 comentários

Visitante de nº