Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

O que fazer na hora de abastecer? Usar gasolina ou Álcool?

Carlos Lima

O álcool combustível, embora tenha menor preço em relação à gasolina, pode não ser uma boa escolha quando o assunto é economia. O veículo passa a ter um consumo bem mais elevado se optado por ele. Por outro lado, o alto preço da gasolina dói no bolso de muita gente, que sempre têm aquela velha dúvida na hora de abastecer.
Conforme o manual de fábrica dos carros flex, o consumo do etanol corresponde a 70% do consumo da gasolina. Isso significa dizer que para cada 100 quilômetros percorridos com gasolina, o carro teria feito apenas 70 km se tivesse utilizando o etanol.

Usar carro a álcool no Estado do Amapá não é vantajoso. Aqui, este combustível chega a custar 82% do preço da gasolina, contudo, é mais lucrativo encher o tanque com gasolina, porque apesar de mais barato o álcool é consumido com maior rapidez. Para ser vantajoso, este combustível deve custar no máximo 70% do preço da gasolina, já que tende a render bem menos. Analisando por esse ponto de vista, o fato do álcool ser um pouco mais barato do que a gasolina não garante que estamos corretos em usá-lo.

Vantagens de não usar gasolina
Apesar dos pontos contra, o álcool continua sendo menos poluente e é o combustìvel que melhor trabalha dentro do motor. Na prática, um motor a álcool tende a durar mais, em razão de ter menos depósito de resíduos sólidos provenientes da queima. Para fazer o teste, basta observar o óleo do motor durante a troca. De um motor a álcool, o lubrificante sai quase limpo, enquanto que do motor a gasolina sai totalmente preto (carvão).

0 comentários

Visitante de nº