Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Justiça do Amapá retorna ao Distrito do Sucuriju após 10 anos

O Juíz da Comarca de Amapá, no período de 3 a 7 de maio de 2010, realizou a jornada itinerante ao Distrito do Sucuriju, comunidade ribeirinha localizada na costa do Estado do Amapá, a 120 Km de distância da sede do Município de Amapá, cujo acesso normalmente se dá exclusivamente por barco. A última visita da Justiça Estadual ao Sucuriju foi feita sob o comando do Dr. Valcir Marvulle, em 1998, quando se realizou naquela comunidade um casamento comunitário. Havia, portanto, uma grande expectativa da população em relação ao retorno do Judiciário.

A ação, que só foi possível graças ao suporte da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP) e do apoio da Administração do Município de Amapá, além dos colaboradores: Ministério Público do Estado, a Defensoria Pública, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a POLITEC, o Conselho Tutelar do Município, a Secretaria de Saúde do Município, a FUNASA, o ICMBIO e o INSS.

Durante a jornada itinerante foram prestados diversos serviços sociais pelos órgãos participantes, tais como: recebimento de reclamações, audiências, atendimentos médico e odontológico, expedição de cédulas de identidade, inscrição para bolsa família e orientação quando ao seguro de pesca. Ao todo, foram atendidos cerca de 200 pessoas, número significativo levando-se em consideração que a população daquele distrito é de aproximadamente 700 habitantes.

Ao final da jornada foi realizada uma audiência pública com os habitantes da comunidade, os quais demonstraram sua satisfação em relação à ação, e apresentaram sugestões para a próxima jornada que deve ocorrer em novembro de 2010. A ação compõe uma iniciativa da política pública do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá de estender ao máximo o acesso à justiça, levando esse serviço essencial às localidades mais distantes de sua área de atuação. (Tjap)

0 comentários

Visitante de nº