Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

“Queimadão da Paz” mistura alegria, solidariedade e violência

Macapá (AP) - O “Queimadão”, tradicional evento que ocorre as terças e quintas na praça Barão do Rio Branco, no Centro de Macapá, é uma combinação de alegria, solidariedade e violência urbana. Geovani Silva Penha, de 24 anos, foi morto com, pelos menos, 9 facadas quando assistia aos jogos por volta de 3h da madrugada no passado. Na última quinta-feira (8), o adolescente de 18 anos, Marley de Jesus Duarte, foi vítima de duas facadas na cabeça, uma no braço e outra no peito, que atingiu um dos pulmões. A ideia de criar o evento surgiu em 2005 com o objetivo de unir a irreverente do público gay com uma nova modalidade esportiva, com fins solidários.

Com o passar dos anos, o evento atraiu público cada vez mais jovem e disposto a se confrontar. As partidas iniciam sempre após a meia noite com direito a bebedeira e drogas e briga de gangues. Até hoje, algumas partidas ainda conseguem arrecadar alimentos não perecíveis que são doados às famílias carentes da periferia de Macapá, mas em menor quantidade. Na última quinta-feira (8), o jovem Marley de Jesus foi vítima de várias facadas e está internado em estado grave no hospital de emergência. A Polícia até agora não sabe quem é o autor da agressão, mas informou que uma rixa antiga teria sido o motivo do acerto de contas. A ocorrência foi registrada às 3h30 da madruga.

Em fevereiro de 2009, Geovani Penha, 24, levou uma facada no peito e mais oito que perfuraram a região das costas. Ele ainda chegou a ser socorrido ao HE, mas não resistiu aos ferimentos e morreu três horas depois. As primeiras informações apontavam como suspeito um elemento de iniciais M. M. S., de 19 anos, que chegou a dar entrada hospital por conta de um ferimento no olho, mas conseguiu fugir após receber atendimento médico. Quatro dias depois, policiais do 6º Batalhão prenderam um menor de 17 anos que confessou o crime.

Todo mundo em Macapá já deve ter ouvido falar sobre o "Queimadão da Paz". Os jogos acontecem na área que fica em frente à agência dos Correios. Muitos devem achar estranho jogar queimada durante a madrugada, mas é que acontece. O horário das disputas e a confraternização alegre que reúne a comunidade gay da capital acabaram chamando a atenção de toda a sociedade, sobretudo, a segurança pública e o comércio informal.

0 comentários

Visitante de nº