Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

MP-AP: Sistema irá virtualizar todos os processos judiciais e extrajudiciais

Por Danielly Salomão

Membros e Servidores do Ministério Público Estadual receberam treinamento de adaptação ao Sistema de Informação de Gestão de Processos - Tucujuris, ferramenta utilizada pelo Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP). O curso foi ministrado pelo juiz Luciano Assis, membro da Comissão de Informatização e coordenador da Equipe de Desenvolvimento do Sistema.

O Sistema que virtualizará todos os processos judiciais e extrajudiciais, foi aprovado pelo Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público, no dia 1º de setembro de 2009, a implantação do Tucujuris no MP-AP foi possível após Convênio de Cooperação Técnica assinado em agosto do ano passado com o TJAP. A proposta foi feita pela Comissão de Virtualização dos Processos, que reforça os laços para uma boa relação institucional entre os órgãos.

Segundo o palestrante a iniciativa do Tribunal em proporcionar ao Ministério Público acesso ao Sistema, consiste em oferecer ao órgão aprimoramento e celeridade na tramitação de seus atos processuais. ”A finalidade será oferecer o controle dos atos processuais praticados pelo próprio Ministério Público nos processos que tramitam na Justiça do Estado, proporcionando transparência nos atos dando ênfase no princípio da publicidade e assim permitir aos jurisdicionados acesso às informações de tramitação do processo. Agora o cidadão saberá quanto demora e com quem está o processo e seu andamento”, informou o juiz Luciano Assis.
Funcionamento

O Tucujuris será implantado por meio de consulta e remessa de processos feita pelo TJAP e encaminhada para o MP-AP no âmbito do segundo grau. Em seguida, serão implantados o parecer e a distribuição eletrônica para as demais Promotorias de Justiça da capital e do interior. Entre os benefícios que o Tucujuris proporcionará ao Ministério Público, estão: maior segurança na tramitação de processos entre TJAP/MP-AP; transparência e celeridade dos atos processuais; redução da burocracia, economia do espaço físico para armazenar processos, economia dos custos com materiais de expediente e nas despesas com transporte, correio e estagiários.

0 comentários

Visitante de nº