Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Em 2004: Amapá foi palco da 1ª apreensão de minério radioativo no Brasil

A Uranita é apenas um de vários tipos de minérios contrabandeados do Amapá. A comercialização ilegal de Torianita, por exemplo, é investigado desde 2004 pela Polícia Federal. O minério existe em abundância no noroeste do Amapá. Um quilo desse produto chega a ser vendido por até US$ 300,00 no exterior. A Torianita é composta de urânio e tório que são utilizados na fabricação de armas e reatores nucleares.


A Polícia Federal no Amapá, em agosto de 2004, fez a primeira apreensão de urânio e tório no Brasil. Aproximadamente 600 kg do minério com alto potencial radiativo, foram apreendidos. O material, na época, era avaliado em R$ 1,4 milhão. O DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral) foi o responsável por informar a PF de que se tratava de urânio e tório. As jazidas desse tipo de minério são de propriedade exclusiva da União e, por lei, devem ser rigorosamente controladas.

Há um ano, após a apreensão de uma tonelada do minério, a Polícia Federal recorreu à Justiça para que a Comissão Nacional de Energia Nuclear retirasse o material do estado do Amapá. Desde então, parte do material está sendo estocado provisoriamente no Batalhão Ambiental Amapá, que também já não quer mais guardá-lo por causa dos riscos de contaminação. Como a Polícia Federal não tem onde fazer o armazenamento, o comércio clandestino de Torianita não sofre fiscalização.

0 comentários

Visitante de nº