Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Diploma pra quê?

Pra quê sair da faculdade com um diploma, se a pessoa escreve profissional com "C". A questão é: vc sabe fazer jornalismo? Se sabe terá espaço, com ou sem a porra do diploma! Esse curso da Seama quer formar falsos intelectuais... Eles esquecem que pra ser jornalista não precisa ser intectual, muito menos um falsificado... Como o curso injeta muita teoria de lá, teoria de cá, maioria das pessoas que sai da faculdade não sabe praticar jornalismo... Tem a teoria "hipodermica num sei das quantas", mas manda produzir um documentário, ou redigir um texto literário, ou uma reportagem... É aí que mora a dificuldade!

1 ano dentro de uma redação pode lhe ensinar tudo o que a faculdade não ensina em 4 anos.....

7 comentários

Anônimo disse...

Cara... antes de qualquer coisa.. deixa eu fazer uma pergunta?
Ce concluiu o ensino fundamental ou na sua carteira de identidade ta escrito não alfabetizado?!

Antes de sair falando merda (pq é so isso que tem no teu blog) aprenda regras básicas da lingua portuguesa... por exemplo: o 'quê' com acento SÓ é usado em final de frases...

Depois disso... ce já terá um graaaaaaaaaaande avanço.

Se a faculdade não é importante para vc. Se vc acha q está acima de qualquer tipo de conhecimento que possa ter dentro de uma sala de aula.. saia.. ningm te amarrou/obrigou pra q vc fique la!

Já que essa porra ta bagunçada e não é mais exigido o diploma... não tem motivos para vc ficar frequentando aulas..

Se vc acha q um ano na redação é melhor que um ano na faculdade... fique a vontade continue cometendo os mesmo erros de sempre e, com isso, seja mais um no meio da multidão!

Mia disse...

ta louco (a)... Tem medo de se identificar? Parece uma mulherzinha! vc deve usar muito a palavra "quê", mas faltou essa aula! Procura um livro, não confia no google!

Autor da post disse...

"quê" Errado ou não vc entendeu bem a mensagem!E pelo visto gostou muito dela! abraço!

Cardoso K. disse...

O que me mata é que os posts estão discutindo o "quê" e não realmente o que importa que é essa aprovação absurda da nao aprovação do diploma.
Sou fã desse blog, estou sempre por aqui, acho ele muito dinamico e aberto, mas pela primeira vez eu me decepcionei ao lê-lo.
Concordo que por muitas vezes a faculdade deixa a desejar, mas infelizmente essa ideia de que 1 ano na redação pode ensinar mais que 4 anos na facul.
Isso não é verdade. Estudar é sempre importante, afinal, muitas burradas cometidas na imprensa atualmente é por falta de conhecimento academico.
A faculdade é para quebrar alguns vicios que a pratica trouxe. E aqueles que nao conseguem enxergar isso é porque deveras vai a faculdade somente para tirar a média e nao para aprender.
A exaltaçao pela nao obrigatoriedade do diploma vem daqueles que tem medo de enfrentar as carteiras academicas e ver que suas convicções e discursos estão totalmente ultrapassados.
Tomem nota que o diploma pode não ser obrigatório, mas ainda é válido e daqui a alguns anos (espero que não muitos) haverá uma pessoa iluminada o suficiente pra ver que o jornalista não é menor que um médico, e se esse precisa estudar pra ser, a nossa profissão também.

OBSJÔ disse...

Quando um estagiário faz algo errado é porque é burro e inexperiente.. e quando um não diplomado faz algo errado é por que não fez faculdade... vai entender essa KAren.

Anônimo disse...

Tenho diploma e estou há quatro anos no mercado. Posso garantir que o conhecimento teórico e a prática são completamente diferentes. No entanto, um não cresce sem o outro. Quatro anos são válidos quando o que há neles é conhecimento, independente da área. Se quem escreveu o comentário for "jornalista", sinto muito, mas vai precisar de quatro anos de faculdade e outros tantos dando com a cara na parede até perceber que nunca saberá tudo. Quanta ignorância e falta de profissionalismo!Aliás, alguém que não tenha conhecimento suficiente para exercer uma atividade tão relevante quanto o jornalismo, sabe o que é ser profissional?

Consumidor de informação disse...

PRA QUE JORNALISMO?

Tenho que dar os parabéns ao dono do comentário “Pra que diploma?”, pela coragem de assumir em público tamanha arrogância e ignorância. Sabendo que o mesmo freqüenta a Faculdade de jornalismo exerce a função de estagiário de jornalismo. É uma pena por que sou consumidora de informação séria e jornalista é influenciador de opinião... Maas...

De acordo com o supremo, qualquer pessoa pode exercer a profissão, então, pelo visto, bom... Teremos que nos acostumar com tal arrogância e ignorância.
Humildemente, contribuo com este comentário e dizer que estudar jornalismo faz com que a cada ano esse conhecimento evolua e novas formas de informar sejam desenvolvidas. Passar 4 anos em uma faculdade é tão importante quanto estar no mercado da comunicação, pois ser jornalista não é só falar bonito, escrever um bom texto, existem diversas áreas dentro da profissão: redação,editorias, produção, assessoria, reportagem, e outras... Além de novas mídias evoluírem a cada dia, a cada minuto... Quem vai estudar estas teorias? Quem daqui há anos poderá saber como se desenvolveu a história da comunicação brasileira, mundial. Aff...

Além do mais, a queda do diploma abre espaço para a exploração da mão de obra, uma remuneração à altura da profissão. É mais do que abrir mão da liberdade de expressão... É bem mais que isso...
Eu poderia escrever bem mais sobre os motivos que tornam NECESSÁRIO DIPLOMA DE JORNALISMO

Visitante de nº